A indústria é uma área muito importante para a sociedade, com milhares de empresas de diferentes segmentos para promover a produção de mercadorias que são destinadas aos comércios. Assim, os investimentos em insumos de qualidade ajudam no desenvolvimento dos produtos de forma simples e eficiente.

As máquinas, equipamentos e ferramentas utilizadas nas empresas podem variar conforme a área de atuação, mas alguns maquinários podem executar diversas atividade, fator que contribui para a sua presença em muitas firmas.

Fazer um planejamento para a empresa, definindo o produto que será criado e os insumos que podem ajudar neste processo, proporcionando resultados interessantes.

Um ponto importante para isso são as instalações de sistemas elétricos e de segurança. Estes elementos são essenciais para manter a proteção dos funcionários e eficiência da linha de produção.

A importância da elaboração de projetos para a indústria

O desenvolvimento de projetos para o ambiente industrial é muito importante para conseguir trabalhar com segurança.

Nesse contexto, o projeto de combate a incêndio é um documento de segurança que deve ser elaborado conforme as normas e requisitos estaduais para a prevenção dos focos de incêndios. Com este projeto, é possível prevenir a expansão do incêndio e demais fatalidades, reduzindo os danos.

O Corpo de Bombeiros exige a elaboração deste documento para os imóveis, de modo que atenda as normas de combate e proteção contra as situações de fogo.

Com isso, a principal função do projeto é promover a proteção das pessoas e do patrimônio. Ter este documento facilita o processo de obtenção do laudo AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), prevenir riscos e evitar punições legais.

O AVCB é emitido após as análises de todos os ambientes da empresa, no qual os bombeiros verificam se a edificação atende todos os requisitos em relação à segurança e combate a incêndio.

Os imóveis que atendem todas as necessidades recebem o documento com aval positivo e podem trabalhar sem preocupação.

A instalação de equipamentos de segurança é muito importante para conseguir o documento. Os mais utilizados são:

  • Hidrantes;
  • Extintores A, B e C;
  • Sprinklers;
  • Detectores de fumaça;
  • Bombas hidráulicas;
  • Mangueira para incêndio;
  • Válvulas;
  • Sinalização de emergência.

As centrais de alarme de incendio são dispositivos responsáveis pela sinalização, emitindo um sinal luminoso e sonoro para avisar as pessoas sobre o incêndio e para que elas possam chamar por socorro.

Os pontos positivos das centrais é a possibilidade de administrar a rede de combate ao incêndio, garantindo que todos os equipamentos sejam acionados para a segurança de todos.

Instalações elétricas

A montagem do sistema elétrico é essencial para que as máquinas e equipamentos possam funcionar.

Nesse contexto, o quadro QGBT (Quadro Geral de Baixa Tensão) é um painel que tem como objetivo acomodar os equipamentos de manobra, proteção e seccionamento da eletricidade. A utilização deste quadro permite proteção e controle dos circuitos dos sistemas de distribuição e tensão.

Já uma fonte chaveada é um dispositivo que tem a capacidade transformar a corrente alternada em contínua, fornecendo as tensões elétricas com excelente capacidade de corrente, fator que ajuda a evitar o uso de um transformador.

Além disso, a fonte possui uma excelente fonte energética, baixa geração de calor, ampla faixa de saída, menor tamanho e peso.

O uso da fonte chaveada permite armazenamento e estabilidade de energia, reduzindo a corrente consumida dos equipamentos.

O custo deste equipamento pode variar, por isso, pesquisar o valor em lojas de materiais elétricos é a solução para conseguir utilizar este aparelho na instalação elétrica industrial de forma adequada.

Além do quadro e da fonte outros materiais são:

  • Tomadas e interruptores;
  • Disjuntores;
  • Fios e cabos;
  • Fusíveis;
  • Eletrodutos;
  • Lâmpadas;
  • Soquete.

Equipamentos de acesso e movimentação

Para as atividades em altura, os funcionários devem utilizar equipamentos que permitam o acesso até o local.

A plataforma elevatória tesoura é um tipo de elevador industrial que tem a articulação necessária para alcançar a altura desejada. Este equipamento é indicado para as atividades que exigem andaimes, podendo substituí-lo com segurança e qualidade.

Uma plataforma elevatória preço comprar tem um custo alto, mas, dependendo da frequência de uso, pode ser um ótimo investimento para as atividades industriais.

Mais ainda, a plataforma tesoura é usada para as instalações de telefonia, linhas de incêndio, ar condicionado, peças de comunicação visual e serviços de manutenção.

Portanto, o uso de equipamentos de qualidade e montagem eficiente permitem um trabalho de excelência, com economia, otimização de tempo e atendendo as demandas diárias.