Assim como qualquer edificação, é fundamental uma série de empresas e profissionais envolvidos nos processos de montagem da planta industrial e da construção efetivamente.

Quando falamos de planta de um edifício, estamos falando do projeto elaborado por arquitetos para determinar como será distribuído os espaços das indústrias, onde serão posicionados os setores, as máquinas e como serão montados os sistemas e equipamentos essenciais para que a linha produtiva industrial funcione.

Você sabe como é realizada a montagem de uma planta industrial? Sabe quais são as etapas necessárias para que a edificação seja construída? Bom, estamos aqui para isso.

O nosso foco será mostrar para vocês algumas composições que fazem parte dessa construção, quais os aparatos que são montados, suas importâncias para o funcionamento da indústria, os laudos que precisam ser obtidos para garantir que a construção atenda as recomendações exigidas e muito mais.

Continue conosco e venha conhecer mais sobre esse importante setor de produção e desenvolvimento de qualquer cidade, estado ou país.

Documentação importante

A elaboração dessa planta e a efetivação da montagem das estruturas está, totalmente, ligada com a obtenção de alguns laudos de segurança importantes.

Primeiramente, os responsáveis pela construção da indústrias devem obter um AVCB bombeiros, em que a sigla significa Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

Dessa forma, essa é uma documentação obtida para garantir que a obra esteja de acordo com todas as normas e contenha as estruturas necessárias para evitar que ocorram possíveis incêndios.

Outro documento importante que deve ser obtido é o SPDA isolado, ou Sistemas de Proteção contra descargas atmosféricas. Esse tipo de laudo está, totalmente, atrelado com as instalações elétricas das indústrias.

A instalação dos sistemas elétricos é fundamental para que as máquinas e demais componentes recebam energia elétrica para o seu funcionamento.

Como as altas cargas e correntes elétricas passam pelos espaços das fábricas, é propício que o ambiente sofra com problemas quando sobrecarregarem essas cargas, por exemplo em dias chuvosos quando os raios elétricos entram em contatos com os pára raios.

O laudo SPDA é um documento que garante que o ambiente estará protegido contra esse super carregamento, atestando que existem composições que dissipam as sobrecargas elétricas, evitando uma série de prejuízo às estruturas e as saúde dos funcionários.

Como explicamos no parágrafo anterior, os sistemas elétricos são parte importante da montagem industrial.

Além desse sistema, outros esquemas e composições fazem parte dessa composição e são primordiais para o funcionamento das indústrias, como o maquinário industrial.

As máquinas são os principais componentes da linha produtiva, já que são elas que operam e produzem todos os produtos das fábricas.

As ações ocorridas nas industriais devem ser controladas e monitoradas. Para isso, a montagem de um sistema de cabeamento estruturado é imprescindível.

Esse sistema possibilita que os aparelhos eletrônicos, como os computadores e outros dispositivos sejam conectados em todas as salas das indústrias, fazendo com que as atividades das fábricas sejam potencializadas, organizadas e controladas de maneira eficaz.

O cabeamento estruturado está diretamente ligado a componentes informáticos, que estão fortemente presentes nas industriais.

Automação dos processos

Como mencionamos, a presença de sistemas informáticos industriais é bastante grande. Desde a criação dos computadores e implementação da internet, os sistemas de cabeamento se tornaram imprescindíveis nas indústrias para que os espaços sejam conectados.

Além disso, a informática é fundamental para a implementação de ideias de automação industrial.

Os técnicos de automação industrial estão cada vez mais presente nas indústrias, implementando ideias e conceitos que visam modificar e melhorar as práticas produtivas, principalmente, utilizando sistemas informáticos e computadorizados, que garantem uma série de benefícios para as fábricas, tais como:

  • Aumento da produtividade;
  • Otimização dos processos;
  • Eficiência da linha produtiva;
  • Diminuição de erros;
  • Automatização.

Qualificação dos equipamentos

Para finalizar, precisamos informar que todos os equipamentos e apetrechos montados e instalados nas indústrias precisam passar por um procedimento de identificação de qualificação de instalação operação e desempenho.

Essas três etapas possibilitam que os equipamentos que serão usados nas fábricas sejam os melhores e mais adequados para os processos em que serão utilizados.

Dessa forma, as indústrias garantem a eficiência e a melhoria da linha produtiva, assegurando que a produção industrial será feita em tempo integral, conseguirá atingir os objetivos propostos e alcançará o sucesso necessário para se destacar no mercado industrial.