O ambiente industrial é onde ocorre os processos produtivos de mercadorias e serviços que são utilizados no dia a dia. As empresas de pequeno, médio e grande porte em vários segmentos, trabalham para ter o melhor desempenho e conseguir produzir em larga escala, com qualidade, rapidez e muita segurança.

As atividades na indústria acontecem com o uso de máquinas e equipamentos. Esses e outros itens necessitam da energia elétrica para funcionar, já que, são conectados em tomadas para recebem alimentação de eletricidade.

Um serviço de montagem elétrica é necessário para deixar os espaços das firmas com a segurança e adequação para conseguir usar os equipamentos. Pesquisar no mercado, referências das melhores empresas de instalações elétricas, é a solução para poder trabalhar com qualidade.

A relevância da eletricidade na indústria

Antes de iniciar a instalação, a criação de um projeto elétrico pode render um excelente aproveitamento da energia, reduzindo os gastos com as contas e tendo um bom funcionamento, tendo baixo índice de falhas.

Neste planejamento são escritas, todas as informações a respeito de: trajetos dos condutores, carga total, dispositivo de manobra, divisão em circuitos, seção dos condutores, carga de cada circuito, localização e pontos de distribuição e outros detalhes que são relevantes.

O engenheiro elétrico é o profissional que possui o conhecimento e experiência para elaborar o projeto e analisar as necessidades das empresas que necessitam de uma instalação, pois sem este serviço é impossível executar o trabalho na indústria.

O dono da empresa precisa investir em serviços que ajudam a garantir a segurança dos colaboradores e mostrar aos órgãos de fiscalização que o seu empreendimento está de acordo com as regras.

O projeto SPDA (Sistema de Proteção Contra Descargas Elétricas) é popularmente conhecido como para-raios.

O corpo de bombeiros exige a instalação de projetos como este em:

  • Depósitos e fábricas com materiais inflamáveis;
  • Locais com muitas pessoas;
  • Subestações de energia;
  • Indústria;
  • Comércio;
  • Edificações nas áreas que possuem um alto índice de descarga elétrica.

Um SPDA tem a função de ajudar a proteger as estruturas em casos de descargas elétricas, evitando a força e corrente provoque incêndios, explosões, rachaduras, risco à integridade das pessoas e perda de eletrônicos.

Para-raio

A montagem de para raios é feita com um elemento metálico que é colocado em uma determinada altura e é eletricamente ligado à terra. É composto por fios condutores de alumínio ou cobre e hastes metálicas.

O aterramento consiste no processo de que direciona e dissipa toda a energia elétrica para um determinado ponto. A instalação de um para-raio não consegue proteger totalmente as máquinas e aparelhos eletrônicos.

Sabendo deste fato, o uso de um DPS (Dispositivo de Proteção Contra Surtos) é ideal para detectar a tensão elétrica e drená-la para o sistema de aterramento.

Instalações internas

Um especialista em elétrica industrial tem como objetivo usar o seu conhecimento específico e técnico para os serviços de montagem, instalações de máquinas industriais, manutenção preditiva, corretiva e preventiva.

Além da experiência em elétrica, saber algumas informações relevantes sobre os equipamentos elétricos que são usados nas empresas, por exemplo, pontes rolantes, máquinas de solda, prensas, tornos, motores, entre outros.

A elaboração de pequenos projetos e vistorias podem ser feitas pelo profissional eletricista, garantindo qualidade e segurança na indústria.

As áreas automação e telecomunicação necessitam de um serviço de cabeamento estruturado industrial, processo padronizado de cabear um tipo de rede (telefonia, internet), de forma moderna, rápida e eficiente. Em casos de mudanças, as empresas não perdem tanto tempo na organização dos sistemas de informação.

Os benefícios deste cabeamento são: economia, manutenção simples, baixo custo de operação, flexibilidade de gerenciamento, melhora o desempenho e a segurança da rede, facilidade para instalar novas conexões e para identificar erros.

Segmento da indústria que usam equipamentos elétricos

Em uma serralheria de aluminio, área especializada no desenvolvimento de cortes, furações, dobras e soldas em materiais como:

  • Chapas;
  • Ferro;
  • Alumínio;
  • Tubos;
  • Alavancas;
  • Baguetes;
  • Puxadores.

As máquinas usadas nos processos produtivos são: esmerilhadeira, furadeira de impacto, lixadeira, moto esmeril, dobrador de tubo ou cano, torno de bancada, transformador de solda, moto esmeril, serra, jogo de chaves, equipamentos de pintura e tesoura de corte de chapa.

Estas ferramentas ajudam nos processos e atividades de trabalho em uma serralheria grades de ferro, que pode produzir portas, janelas, portões, esquadrias e outras peças.

Isto posto, os serviços elétricos são fundamentais para que as empresas, independente do seu segmento possa realizar as suas atividades com qualidade, segurança e assim atender as demandas dos clientes.