A indústria é um setor que possui grande relevância para o crescimento econômico, ajudando na criação de equipamentos, postos e oportunidades de empregos.

A formação de uma equipe de trabalho experiente e cheia de vontade de trabalhar é fundamental para as empresas conseguirem uma produção de qualidade e com grande quantidade para atender as demandas do comércio e dos clientes.

Há vários segmentos diferentes entre si, mas, que podem se complementar, já que na indústria os processos produtivos são muito interligados.

Por isso, os investimentos na compra de máquinas e equipamentos que conseguem otimizar o tempo e realizar várias funções, pode ser uma vantagem interessante para a produtividade da empresa.

Um espaço adequado para a instalação do maquinário é outro fator muito importante para ter um bom desempenho. O local onde os equipamentos serão usados precisa ser amplo, pois a acomodação das máquinas de forma eficiente, evita problemas e processos de mudança a todo o momento.

A seguridade dos funcionários é outro ponto que está diretamente ligado com os ambientes da empresa, porque com boas instalações, a equipe se sentirá protegida e assim pode dar o seu melhor durante a jornada de trabalho.

A importância dos equipamentos na produção industrial

Os produtos pneumáticos são muito frequentes na parte e engenharia. Um sistema como este utiliza os gases pressurizados e ar comprimido para a realização de vários serviços no dia a dia da indústria e outros ambientes.

A fabricação de ferramentas rotativas como a esmerilhadeira e furadeira acontece com o uso de sistemas pneumáticos.

Alguns dos produtos mais usados são:

  • Cilindros;
  • Fixadores;
  • Conjuntos de preparação de ar;
  • Filtros;
  • Conexões;
  • Reguladores;
  • Amortecedores mola para gás;
  • Válvulas;
  • Tubos;
  • Compressores.

Analisar o custo desses itens em empresas especializadas na fabricação e comercialização de produtos pneumáticos.

A lixadeira é uma ferramenta de funcionamento elétrico, que tem a função de fazer desbaste nas superfícies e materiais. Os modelos mais usados na indústria e construção civil são: de parede, angular, roto orbital pneumático, roto orbital, excêntrica, orbital, combinada e de cinta.

Um rebolo para lixadeira é outro item que possui um material abrasivo e tem um formato de disco.

A função do rebolo é ajudar na afiação de ferramentas e processos de acabamento. Em retíficas de fabricação de motores, ajudam nos serviços de polimento e desgastes nas peças do motor. No processo de fabricação do rebolo são utilizados os seguintes componentes: carbureto de silício e óxido de alumínio.

Um disco flap feltro é usado para as tarefas de polimento e pode substituir os discos de algodão e tecido. Com composição de feltro de lã, o disco flap proporciona um excelente brilho espelhado e pode ser utilizado com pastas de polir para conseguir esse efeito em materiais como o aço inoxidável, metais não ferrosos, aço, mármore, plástico, pedra e vidro.

Componentes usados nos serviços industriais

As cordoalhas são um tipo de cabo fabricado com arames em aço. O fato de ter aço na composição não faz da cordoalha um cabo de aço. Durante o processo de criação, a quantidade de fios de arame é reduzida, graças a densidade do material.

Uma cordoalha flexivel é feita com cobre maleável, com fios que são trançados para dar o formato adequado. A função dessa peça é ajudar na condução da corrente e tensão.

A diversidade de formatos da cordoalha possibilita que ela seja usada em várias aplicações: pistas de autoramas, locomotivas, fontes chaveadas, cabos para painéis móveis, chicotes para a indústria automobilística, entre outros.

O calibrador tampão liso é uma ferramenta usada nos processos de inspeção, para verificar a dimensão de furos. Na indústria mecânica e de metais é usado para medição das peças produzidas, ajudando a garantir a precisão e qualidade nos serviços industriais.

Processos de manutenção

O trabalho de manutenção é fundamental para manter as máquinas e equipamentos funcionando com eficiência, evitar problemas e atrasos na linha de produção.

Nas empresas que possui automação industrial, o uso de IHM (Interface Homem-Máquina), uma tela que facilita os processos de comunicação entre as pessoas e as máquinas.

Os usos desta tela são: supervisão, tratamento de dados e substituição de botoeiras. Com o tempo e frequência de utilização, o equipamento pode começar a apresentar falhas, situação que exige um conserto IHM para conseguir restaurar as funções.

Isto posto, os equipamentos e componentes de qualidade são o segredo para conseguir um bom desempenho e atender as demandas dos clientes com eficiência, obtendo sucesso no segmento industrial e muito capital.