Grande parte dos produtos que usamos no cotidiano passaram em algum grau por um processo industrial. Isto acontece porque a maioria dos produtos são compostos de matérias-primas que devem ser extraídas por processos diversos, tratados e por fim transformados em produtos.

Por isso, que o setor industrial é fundamental para o desenvolvimento de novas tecnologias que gradualmente vão aparecendo no nosso cotidiano.

Um exemplo são os celulares e computadores menores, que conseguiram a ser pensados e desenvolvidos, com uma invenção industrial da década de 70 e 80, conhecido como ímã de neodímio.

Assim, as indústrias são compostas por uma série de equipamentos como arruela de pressão, esteiras transportadoras e sistemas, que vão dos elétricos, passando pelas de automação industrial, com a integração da internet e do uso de inteligência artificial.

No presente artigo falaremos sobre alguns componentes que podem ser encontrados nos mais variados setores, e também garantem segurança e eficiência em todos os processos de produção existentes.

O projeto elétrico industrial

Por conta das indústrias cuidarem de processos mais complexos, uma série de procedimentos do nosso cotidiano são mudados e alterados quando aplicados na indústria, um exemplo são a existência de empresa de pintura industrial que utilizam técnicas específicas, como a pintura a pó, para as máquinas e ferramentas fabris.

Com o sistema elétrico não é diferente. Uma fábrica comporta equipamentos e máquinas de grande porte e ferramentas diversas. Para garantir que o sistema não sobrecarregue e não gere curto-circuito é preciso planejar e organizar um bom sistema.

Isto é possível com a elaboração por profissional, como engenheiro elétrico, de um documento conhecido como projeto elétrico industrial. Neste documento está disposto todos os insumos necessários para que a fábrica seja atendida.

Para isso é feito todo um levantamento da estrutura onde será instalada a fábrica, bem como onde estão dispostas as máquinas e também que tipo de produto será feito.

Assim, o projeto descreve as alterações que deverão ser feitos no quadro de energia, e também em que tipos de cabos são os mais adequados.

Assim, é possível ter um sistema que suporte alta tensão, acionamento simultâneos de motores, e potências elevados.

Com esse plano em mãos é possível executar um bom sistema elétrico, atendendo toda a demanda e evitando falhas e erros como os curtos-circuitos que podem facilmente prejudicar a produção.

Algumas das informações que podem estar dentro de um projeto elétrico industrial além da composição da caixa de distribuição de energia são:

  • Distribuição dos fios;
  • A potência em cada lugar;
  • Balanceamento das fases.
  • Encaminhamento dos eletrodutos.

As esteiras transportadoras

Para uma indústria com qualidade, segurança e eficiência é preciso que haja dinamismo e velocidade, e uma forma de garantir isso é o uso dos equipamentos conhecidos como esteiras transportadoras.

Essas ferramentas permitem que os setores sejam integrados e variadas etapas da produção aconteçam sem erros.

Por conta disso, são usadas em larga escala em variados setores como na construção civil, nas empresas de mineração, eletrodomésticos, entre muitos outros.

Seu funcionamento é elétrico sendo integrado dentro do quadro de luz trifasico e possuindo variados modelos como automáticos, esteira em curvas e também motorizadas.

Cada esteira é elaborada de acordo com a necessidade de uma indústria e também do espaço disponível que esta ocupará. Pode ser feita de diferentes formas como de roletes, mantas, podendo ser tanto retas como curvas.

Podem ser tanto mecânicas, movidas pela gravidade ou por motor, ou possuir rodas que permitem que quando necessário seja recolocada em outro local. Isso permite então que a esteira seja configurada de acordo com o layout da indústria, assegurando a máxima eficiência.

Abaixo falaremos sobre algumas das esteiras transportadoras que assim como a barra roscada preço gera eficiência e segurança em todos os processos.

1. Esteiras retas e curvas

São as mais simples, oferecendo dinamismo às linhas de produção, já que facilitam o transporte de variados produtos.

Esses equipamentos variam de acordo com a necessidade do cliente, e que podem ser compostas tanto de roletes como de mantas.

2. Esteiras com motor

As esteiras com motor geram uma movimentação mais rápida, permitindo o alcance de médias distâncias, facilitando processos como de inspeção, pesagem e seleção.

Assim, no presente artigo entendemos os muitos componentes que são importantes para uma indústria potente e que consiga cumprir com todas as suas demandas.