Os setores industriais são fundamentais para garantir que grande parte dos produtos do cotidiano sejam feitos, principalmente, porque são esses setores responsáveis pela extração de diferentes tipos de matérias-primas, que vão do ferro e do aço até o petróleo e minerais.

Para que todas essas etapas sejam feitas pelos industriais, muitos pontos devem ser vistos e entendidos, o primeiro deles é que o sistema de logística da indústria sempre deve ser bem-planejado, usando locação de empilhadeiras e moldais de transportes diferentes.

Também é importante que sejam bem elaborados os sistemas elétricos responsáveis pelo acionamento das máquinas e do próprio ambiente onde ocorre a produção. Tudo isso é fundamental para que os sistemas tenham qualidade, segurança e confiabilidade.

No presente artigo abordaremos alguns componentes que são necessários e usados em muitos setores, que podem ser desde uma arruela lisa em engrenagens que favorecem a boa produtividade até o projeto elétrico industrial feito de forma segura e levando em consideração todas as informações necessárias.

As esteiras transportadoras em uma indústria

Para que a fábrica tenha sistemas integrados e que uma etapa ocorra atrás da outra é necessário que os produtos sejam transportados de um local para outro.

Sendo assim, para garantir isso de forma rápida, sem perda da agilidade em todo o processo são usados um equipamento conhecido como esteira transportadora.

As esteiras transportadoras são necessárias para que a movimentação dos insumos dentro da fábrica sejam garantidas, permitindo maior dinamismo durante a produção.

Muitos são os setores que usam esse tipo de equipamento como:

  • Autopeças;
  • Automobilística;
  • Eletrodomésticos;
  • Mineração.

Para o funcionamento desse tipo de equipamento e ferramenta é preciso ter um bom sistema de caixa de distribuição de energia. Ela é feita de sistemas móveis que permitem que possa mudar de direção sempre quando preciso.

O modelo mais básico são feitos com cilindros de metal que são postos em uma espécie de “moldura” que faz o rotacionamento dos cilindros. Há também modelos mais robustos como esteiras automatizadas, motorizadas e em curva.

Abaixo falaremos sobre alguns tipos de esteiras que podem ser encontrados nos setores industriais.

Tipos de esteiras transportadoras

As esteiras transportadoras serão montadas e concebidas sempre de acordo com a necessidade da indústria. Desse modo, elas podem ser feita de roletes, mantas, podendo ser retas, curvas, motorizadas e outras configurações.

São feitas de variados materiais e também serão sempre de acordo com a carga que será transportada. Assim, existem esteiras que são resistentes a altas temperaturas e também a substâncias ácidas.

Antes de vermos alguns modelos, é necessário entender que a indústria deva fazer um plano elétrico industrial, que aponte tudo o que é necessário para o funcionamento da esteira, sem risco de sobrecarga no sistema.

Por isso, é preciso que o engenheiro elétrico rearranje o quadro de energia para que atenda esse equipamento. Conheça abaixo alguns modelos de esteiras transportadoras que podem ser encontradas nas indústrias.

1. Esteiras curvas

São modelos práticos e usados em muitos setores. São feitos com roletes livres, com rolos cilíndricos paralelos e fixos em um suporte de sustentação.

Seu acionamento é mecânico, podendo ser acionado de forma manual ou por movimentação gravitacional. São usadas nas posições horizontal como na vertical, podendo ter ou não guias laterais que são ajustáveis.

Essas esteiras além de garantirem curvas, também podem ser construídas em formas retas, compondo diversos tipos de layout e especificidades.

2. Esteiras motorizadas

As esteiras motorizadas possuem alguns subtipos e que trataremos abaixo.

A esteira com motor garante uma movimentação mais rápida e com deslocamento de médias distâncias. São usados para variadas aplicações como de seleção, inspeção e também pesagem dentro de uma linha de produção industrial.

As esteiras com rollerdrive são esteiras com roletes motorizados, criando setores e evitando empilhamentos e descarrilamento de cargas. São importantes por permitirem uma economia de energia.

As esteiras com roletes acionados são feitas para indústrias com layouts retos e curvos, podendo funcionar em dois sentidos.

3. Esteiras de manta

São usadas para transporte de grãos e farelos, e feitas com PVC, e inclusive transportando materiais úmidos e líquidos. É possível encontrara modelos de borracha, aplicados na indústria da mineração.

Assim, as esteiras transportadoras são fundamentais para a indústria e o quadro de luz trifasico disposto no projeto elétrico garante o bom funcionamento e a segurança de todo o processo.