A indústria está presente nos mais variados segmentos e é responsável pela produção de vários produtos utilizados no cotidiano e que facilitam o dia a dia de várias empresas.

Com o avanço da tecnologia, que é cada vez mais presente nas empresas, a indústria pode contar com sistemas automatizados, melhorando ainda mais sua produção. Se você tem interesse em conhecer esse sistema, prossiga a leitura desse artigo.

Entenda sobre a importância da automação industrial

O avanço tecnológico na indústria representa a incorporação de sistemas automatizados. A automação industrial, nada mais é, que a realização de atividades por máquinas a partir de uma programação específica.

Com isso, as máquinas conseguem funcionar de forma programada, otimizada, com maior produção e precisão, além da redução de perdas e riscos.

Ou seja, incorporar esse sistema representa investir não somente em uma otimização do tempo de produção, mas em um aumento da qualidade dos serviços prestados e maior segurança dentro do local de trabalho.

Diante dos benefícios, é necessário buscar por empresas de automação industrial que tenham credibilidade nesse mercado e ofereçam garantias pelo serviço prestado.

Montagem industrial: o que você precisa saber

Outro procedimento bastante interessante além da automação industrial e que faz parte desse processo é a montagem industrial, que deve ser feita com bastante cautela, por uma equipe técnica e que siga as normas técnicas de segurança.

De modo geral, as principais instalações da indústria compreendem as instalações elétricas, hidráulicas (deslocamento de fluidos de um ponto a outro), pneumáticas (trata-se do deslocamento gasoso), de instrumentos de medição, instalações voltadas ao ramo tecnológico, instalações prediais, dentre outros.

Uma está interligada a outra e por isso, devem seguir os procedimentos técnicos para sua instalação.

Outros elementos importantes

Já que estamos falando sobre a automação industrial assim como a montagem da indústria, vale a pena destacar alguns componentes que podem ser fabricados dentro da indústria assim como utilizados para facilitar a produção e trazer otimização. Um deles é o uso do plastisol para gancheiras.

Esse material possui uma aplicação e usabilidade bastante versátil, já que é utilizado como um revestimento de peças.

Esse material é obtido a partir do PVC, que é um tipo de plástico, apresentando uma composição liquida, ideal para revestimentos.

Esse tipo de material é utilizado durante a galvanização de uma peça. Esse procedimento consiste na aplicação de uma pintura sobre elementos metálicos que conferem às peças resistência e durabilidade diante da ferrugem e corrosão.

Esse material é feito a partir de um molde específico, geralmente, nos setores que trabalham com a modelagem de plásticos, como a usinagem e injeção plástica.

Utilizar esse material é importante para a indústria porque agrega os seguintes benefícios à peça:

  • Isolamento térmico;
  • Sofisticação;
  • Redução de ruído;
  • Resistente à corrosão;
  • Isolamento elétrico.

Outro tipo de peça bastante importante e utilizada dentro do setor industrial é o ventilador industrial axial. Esse material é tão versátil que pode ser utilizado tanto dentro da indústria como em outros ambientes, como salas, escritórios, galpões, silos, dentre outros.

Esse material é bastante utilizado para facilitar a circulação do vento no ambiente, além de tornar o local mais arejado e com mais qualidade.

Dentro da indústria, esse material pode ser instalado seguindo normas técnicas e orientações de segurança, tanto em relação ao sistema elétrico como na instalação de grades de proteção no local.

Além disso, é importante estar atento a manutenção desse ventilador, verificando peças com seus filtros, motor, umidificador, secadores e outros materiais que são importantes pois favorecem à ventilação.

O objetivo da instalação é facilitar essa ventilação assim como remover os gases que possam estar presentes no local.

De modo geral, esse ventilador é formado por:

  • Motor;
  • Polia;
  • Correias;
  • Plástico ou elementos metálicos;
  • Elementos de rotação.

Ou seja, diante dessa composição, sua instalação e manutenção devem ser feitas por uma empresa especializada no segmento com o objetivo de trazer segurança aos procedimentos realizados dentro da indústria.

Outro material bastante interessante é o caminho de rolamento para ponte rolante.

Na indústria, existem várias pontes rolantes e esteiras para o deslocamento das cargas e peças de um ponto a outro. Inclusive, esses elementos podem ser automatizados.

No caso desse caminho da ponte rolante, refere-se à movimentação de cargas assim como sua elevação, sendo fundamental na produção industrial.