Antes de tudo, um exaustor industrial é um grande ventilador exaustor industrial, por sem essa peça principal, ventilador, não tem funcionalidade.

O nome exaustor industrial é somente um termo genérico. Define-se industrial por causa da sua construção, calibres e materiais.

Ele é essencial para manter o bom funcionamento, da qualidade do ar no ambiente industrial, fazendo com que o ar novo que entra pela instalação, chegue no exaustor.

Que, por sua vez, garante a renovação do ar no ambiente de fábrica, assegurando o conforto de quem trabalha.

Ele substitui o ar quente pelo frio e sua função é deslocar esse ar quente, para fora do ambiente, por meio de coifas ou de janelas.

O ar mais quente é considerado leve e, por isso, concentra-se na parte superior do galpão da fábrica.

Sua eficácia depende da temperatura externa porque, o exaustor precisa trocar o ar que está dentro pelo o de fora.

Esse processo é essencial, para estabilizar e manter o local com uma atmosfera respirável. Ele tem a capacidade de distribuição do ar uniformemente pelo ambiente e, também, elimina as impurezas dele.

Isso é fundamental nas indústrias que são completamente fechadas. A maioria delas, necessitam desse aparelho ou de algum similar, para proporcionar uma ventilação efetiva.

E, ao mesmo tempo, preservando a saúde de colaboradores e clientes. Ainda se combinados com outros itens, como filtros, por exemplo.

Traz mais melhorias na qualidade do ar. O tipo, tamanho e preço dos exaustores, variam muito dependendo de como será sua função.

O quanto é necessário ter um exaustor?

Existem algumas ramificações industriais, que são obrigadas a aderirem um exaustor industrial como: médica, química, automóvel, processamento de alimentos, entre outras.

Para que o odor produzido na atmosfera seja removido e o ar bom circule. Também há outros lugares, que utilizam exaustores para manter o ar limpo e respirável: armazéns, ginásios e parques de estacionamentos subterrâneos.

O mais comum, é o exaustor axial de telhado muito indicado, para dar vazão ao ar na parte superior do ambiente e fica responsável pela circulação e troca de ar.

E é formidável para em lugares, como: cozinha industriais, galpões, lojas, bares, restaurantes, entre outros. Tem a vantagem de ser versátil.

Pode ser usado em qualquer local, que demande esse sistema de circulação de ar. Entretanto, o mercado disponibiliza vários modelos como, por exemplo, o exaustor industrial trifásico. Veja mais alguns exemplos de exaustores:

  • Exaustores Centrífugos: são desenvolvidos para sistemas que requerem alta pressão. Suas principais utilizações são em Sistema de Exaustão geral, Filtros de Manga Transporte Pneumático, Câmara de filtragem, escoamento dos resíduos, extrator de pó;
  • Exaustores de transmissão: esses aparelhos são recomendados para exaustão de poluentes, tintas por meio de um exaustor para pintura, gases e vapores;
  • Exaustores eólicos: esse se utiliza do poder do vento, um processo mais natural e que não agride o meio ambiente, para fornecer um ar de qualidade. Retirando a massa de ar quente na área superior da fábrica renovando o ar;
  • Exaustores de telhado: esse modelo é de caráter leve, porque se adaptam facilmente com o telhado e ajudam na iluminação do local. Não tem o risco de causar vazamentos. Esse tipo de exaustor traz praticidade e durabilidade às indústrias. É possível, também, achar um exaustor de telhado residencial.

Portanto, além de purificar o ar do pátio das indústrias, os exaustores ajudam a reduzir os níveis de umidade e regular os gases dos equipamentos, que as próprias indústrias emitem.

Contudo, é recomendado solicitar a ajuda de um especialista, para auxiliar qual o melhor modelo que atenderá sua necessidade.

Porque não adianta comprar por conta própria um exaustor industrial para pintura, sendo que sua empresa precisa de um exaustor de murais.

Fique atento ao comprar seu exaustor

Existem alguns fatores, que precisam ser questionados no momento da comprar de seu equipamento:

  • Eficiência;
  • Visual;
  • Garantia;
  • Simplificado (variações de modelos com dimensões similares, mas com motor diferente);
  • Precisa ter informações técnicas da hélice e motores;
  • Informações sobre ruído db (A);
  • Assistência Técnica.

É essencial ter um exaustor industrial bom e que atenda as necessidades percebidas no chão de fábrica.

Entretanto, com tantos dispositivos/modelos oferecidos pelo mercado, o mais adequado é procurar saber e compreender corretamente a funcionalidade desse aparelho para cada indústria.

Mais uma vez, solicite auxílio de pessoas especializadas no assunto para suprir alguma carência identificada.