No setor industrial, a compra de uma caldeira é uma etapa simples. No entanto, o que vai garantir durabilidade e a melhor funcionalidade para o equipamento é a manutenção.

Independente do setor, o reparo de maquinários é um ato indispensável, especialmente quando há diversos produtos que dependem do funcionamento de apenas uma máquina.

A manutenção de caldeiras, por sua vez, deve ser feita geralmente em uma janela de 1 ano, ou mais vezes a depender do funcionamento do maquinário, como falhas e dificuldade de manuseio, por exemplo.

Sendo assim, separamos as principais informações que você precisa saber sobre a importância da manutenção de caldeiras.

Acompanhe o restante do conteúdo a partir dos demais tópicos, logo abaixo.

O que é uma caldeira?

A caldeira industrial é uma excelente aquisição e conta como investimento para o empreendedor que atua nos setor industrial.

Ao contrário das caldeiras domésticas, esse tipo de maquinário é projetado especialmente para proporcionar incríveis níveis de temperaturas e vapores de água quente durante 24h, sete dias por semana.

As caldeiras que são empregadas dentro de complexos industriais e fabris normalmente atendem a uma quantidade sobressalente de escritórios, ou até mesmo apartamentos e edifícios.

A manutenção de manutenção de caldeiras industriais garante uma etapa imprescindível em qualquer tipo de empresa, principalmente no que diz respeito à segurança das operações da empresa.

A importância da manutenção

Caldeiras atuam sempre sob alta pressão, por conta disso, elas possuem diferentes sistemas de segurança, responsáveis por garantir o bom funcionamento do maquinário.

Contudo, a ausência de manutenção industrial e inspeção correta, os sistemas podem apresentar falhas no funcionamento, implicando em grandes problemas durante o uso.

Além disso, as paradas do equipamento devido a alguma falha entre os mais variados componentes inviabiliza a utilização da caldeira.

Sendo assim, com a devida manutenção, o fato pode ser evitado, uma vez que qualquer equipamento parado por ocasionar na perda de produtividade e, consequentemente, lucro.

Ainda no quesito econômico, o investimento em ótimos equipamentos de caldeiraria é bem alto, por isso a manutenção deve ser priorizada.

Norma Regulamentadora 13 (NR-13)

Os pontos citados anteriormente podem ser evitados quando todos os procedimentos acerca das caldeiras agem de acordo com a NR-13, regida pela Portaria nº 3.214 de 08 de junho de 1978 do MTE.

A norma estabelece de forma objetiva que os requisitos mínimos devem ser seguidos pelas empresas, na qual fazem uso dos equipamentos de vapor, vasos de pressão e tubulações.

Todos os requisitos estão relacionados aos aspectos que diz respeito à inalação, operação e especialmente a manutenção de caldeiras a vapor, buscando por saúde dos trabalhadores, qualidade de vida e segurança.

Etapas da manutenção de caldeiras

Para que a manutenção de caldeiras seja feita com sucesso, os profissionais que realizam o serviço precisam ser devidamente qualificados.

Além disso, para tal ação, as diretrizes da NR-13 também devem ser seguidas, para que, assim, um projeto de manutenção seja elaborado.

No projeto, devem ser descritos os seguintes itens:

  • Periodicidade de manutenção;
  • Definição de instrumentos;
  • Sistemas de controle usados;
  • Atribuição de profissionais adequados;
  • Dentre outras ações.

Cabe destacar que os profissionais precisam receber o treinamento certo e específico de acordo com a NR-13, bem como a realização de cursos técnicos e especializações periódicas.

Os responsáveis pela manutenção e inspeção da caldeiraria necessitam fazer diversas atividades fundamentais, uma vez que também estão descritas na Norma Regulamentadora que rege a ação.

Todos os procedimentos são obrigatórios, a fim de garantir a segurança e qualidade de todo o maquinário.

Diversas empresas fazem o trabalho de projetação de manutenção para caldeiras. Neste caso, o empreendedor precisa escolher com cautela e conscientização, pois envolve todo o investimento da empresa.

Veja as principais tarefas que não podem passar despercebidas durante a inspeção e manutenção de caldeiras:

  • Verificação de toda a fiação elétrica;
  • Inspeção dos cruzamentos de solda da fornalha;
  • Exame visual nos espelhos frontal e traseiro da caldeira;
  • Verificação da saída de vapor;
  • Limpeza dos eletrodos da garrafa de nível e caldeira;
  • Verificação do sistema de alimentação de água;
  • Calibragem de todos os dispositivos de segurança;
  • Manutenção no quadro elétrico;
  • Análise do estado de conservação da tubulação de água;
  • Testes nos sistemas de emergência.

Vale salientar que, essas atividades são extremamente fundamentais para o bom funcionamento dos setores empresariais, bem como a produtividade da empresa industrial.

Além disso, os procedimentos garantem a integridade do equipamento e a qualidade de vida dos trabalhadores.