A usinagem é responsável por criar muito objetos de metal para indústrias, empresas, construção civil, entre outros. Sua função é transformar materiais em seu estado bruto e lapidá-los em um novo produto.

Ela serve como um processo alternativo para outros processos, como fundição e moldagem, pois esses dois processos não são capazes de criar peças fina e com bastante detalhes e, por isso, recorrem a usinagem. Alguns produtos derivados desse processo, são:

  • Parafusos de aço;
  • Ferramentas manuais;
  • Objetos grandes;
  • Componentes automotivos.

O método da usinagem faz parte da metalurgia, pois muitos possuem muitos procedimentos que dão formas almejadas e planejadas ao metal e ao acabamento que demandarem.

Esta técnica, normalmente, se divide em quatro processos e podem ser usadas juntas para derivar somente um objeto: perfuração, moldagem, fresagem e moagem. No processo de perfuração é o básico do método, pois a função é a perfuração nos metais.

O moldar é feito por um torno cnc, é a etapa em que o metal ganha determinada forma. É nessa etapa que a matéria-prima é colocada sob o torno no qual gira esse material, para que fique em um estado de ser moldado e/ ou cortado usando ferramentas ou kits.

Ainda nesse procedimento, pode-se criar um tipo de parafuso rosca ou um fixador similar, assim como qualquer outra peço, essa parte pode ser feita manualmente ou automaticamente, tudo isso, com a tecnologia do torno mecanico a venda com alta tecnologia.

A fresagem e feita por um aparelho chamado fresa ou fresadora, que corta o metal fora da superfície/ face do objeto. Essa ferramenta é fixada em um local corretamente, pois ela guia o material envolta das ferramentas de corte. Muito utilizada para cortar logotipos em chapa de aço e montagem de ferramentas especiais.

O último processo é a moagem, que tem a função moldar a peça de metal por meio de uma roda de pedra de moagem, também pode servir como afiador de outras ferramentas manuais e dar formas ao material com acabamento acetinado.

Vale ressalta que o mercado disponibiliza tipos de tornos, como o mini torno mecânico, por isso é necessário saber qual desses tipos se adequada a indústria. Esses processos são os principais no conceito de usinagem, porém há outras que se complementam para criar novas ferramentas, produtos e objetos.

Saiba mais sobre as caldeirarias na usinagem

A caldeira é um recipiente com acabamento metálico e tem como função esquentar líquidos para produzir vapor e fornecer energia. A do tipo flamotubulare, ou gás-tubulare, é uma caldeiraria fabricadas de tubos de fogo ou de fumaça, nelas os gases provenientes da combustão passam a caldeira por dentro dos tubos que são cercados por água passando o calor.

caldeiraria usinagem é a confecção, manutenção, preparação de reparos usando soldas nos materiais metálicos e cortes de chapas. A segunda definição, é um lugar que manuseia de metais e solda e que tem entrada e saída para materiais grandes.

A última definição será preciso outros maquinários, como: solda elétrica; solda TIG (para alumínio, inox, aço carbono); solda MIG; plasma corte; oxicorte; guilhotina; dobradeira; posicionador para solda; ponte rolante; caminhões com grande capacidade.

O colaborador que opera este tipo de aparato, se chama caldeireiro e para conseguir este posto, é necessário ter noções de cálculos, montagem, acabamento de equipamentos, traçagem, desenho mecânico, metrologia, trigonometria e conhecimento profundo em metais.

Sua função é alimentar uma caldeira operando diversos modelos de matérias-primas como, por exemplo, sólidos, combustíveis, líquidos ou gasoso.

Ainda existem dois tipos de caldeiraria industrial: a leve e a pesada, as duas tem funções de reformas geral, manutenção preventiva e corretivas, soldas, entre outros. Os materiais mais comuns que vão para dentro dela são: aço inoxidável, carbono, alumínio e chapas galvanizadas. Essa é a função da caldeiraria usinagem dentro da indústria.

Método de injeção de peças de plásticos

injeção de peças plásticas é uma das técnicas mais usadas na confecção de componentes de automóveis. Por meio dela, é possível produzir e criar uma enorme quantidade de peças com um acabamento de qualidade e totalmente dentro das especificações técnicas enquadrada no planejamento de maneira eficaz e rápida.

É uma técnica inovadora e que trouxe praticidade para usinagem de peças/ indústria. Os objetos fabricados pelo sistema de injetora de plástico são realizados de acordo com o desenho indicado pelo cliente, ou seja, são peças sob medida e encomenda.

Sua matéria-prima é tipos variados de termoplásticos, como o polipropileno, o policarbonato, o nylon, o PTB, o fortiprene, o ABS, entre outros. Os produtos são resistentes e tem ótima durabilidade como, por exemplo, bucha de suspensão e de alavanca.

Apresenta ao empreendedor custo-benefício, gerando economia de tempo e mão de obra, pois não é necessário tanto funcionário para operar a injeção. Também produz produtos eficazes e com alta qualidade, que podem ser comercializados com preços competitivos do mercado.

Ao montar uma indústria pesquise sobre essa ferramenta, em caso de dúvida entre em contato com um profissional para sanar dúvidas.