Para variados procedimentos relacionados a refrigeração mecânica, é necessário obter utensílios que possam permitir as mudanças de pressão do fluido (gás que proporciona o congelamento) de forma constante durante todo o ciclo de refrigeração.

Se a variação de pressão for exagerada, o equipamento pode acabar apresentando danos e falhas de operação. Dessa forma, é preciso contar com a devida proteção dos componentes do ciclo em questão.

Por isso, a importância de pressostato é muito grande e pode ser exemplificada em diversos segmentos onde faz-se necessário o congelamento ou resfriamento de produtos variados com eficiência e garantia de alto desempenho.

Confira no artigo a seguir mais informações sobre esse equipamento e como é possível encontrá-lo em diferentes aplicações para proporcionar o sucesso de um processo de refrigeração.

O que é?

Primeiramente, é preciso compreender o funcionamento dessa ferramenta e como ela é composta de forma a oferecer o desempenho esperado. Como já mencionado, o fluido do refrigerador necessita estar em mudanças constantes de pressão durante os procedimentos de refrigeração mecânica, mas isso pode ser arriscado em decorrência de variações bruscas interferirem no funcionamento correto do dispositivo.

Dessa maneira, temos essa ferramenta tão importante e recorrente, como é o exemplo de Pressostato industrial, que apresenta performance específica para diferentes processos mais exigentes e em escalas maiores.

Com o objetivo de oferecer a devida proteção aos componentes de um ciclo de refrigeração, esse utensílio faz o controle de pressões muito baixas (subpressão) ou muito elevadas (sobrepressão), garantindo o desempenho adequado.

Durante funcionamento do sistema, esse utensílio também pode verificar, por exemplo, se a pressão do óleo em compressores semi-herméticos está acima ou abaixo da estabilidade prevista.

Aplicabilidade

Esses interruptores de pressão possuem recursos como Pressostato diafragma, voltados justamente para perceber as mudanças de pressão e possibilitar uma resposta imediata e específica para cada situação em que o processo de refrigeração se encontra.

Isso acontece através de uma ligação elétrica, de forma que esses processos são encontrados em muitos ambientes distintos, como instalações, máquinas de fabricação variadas, plantas de utilidade pública e em edifícios.

Ao passo em que oferece respostas imediatas às variações encontradas no sistema, esse dispositivo é indicado para procedimentos que exigem o máximo em agilidade, praticidade e eficiência.

Tipos e vantagens

Os tipos de pressostato podem variar, mas todos são classificados, geralmente, como interruptores pneumáticos ou interruptores hidráulicos, de forma que se diferenciam pelo mecanismo de operação oferecido.

Enquanto os itens do primeiro grupo podem ser encontrados em diferentes tipos de bateria, por exemplo, os exemplos do segundo grupo estão em piscinas, fábricas, indústrias, aparelhos variados e sistemas de controle de refrigeração de diferentes tipos.

Disponível, portanto, para aplicação em qualquer tipo de dispositivo que trabalhe com a geração de pressão em diferentes níveis e taxas de controle, esses interruptores extremamente eficazes em vários procedimentos apresentam uma série de vantagens, como regulagem da taxa de carga, o que impede o recebimento excessivo de corrente.

Outros benefícios do seu uso são o controle preciso de pressão e a regulação de compressor. Além disso, esse equipamento pode ter diversas aplicações específicas, como é o caso de Pressostato diferencial para água. Dessa maneira, a pressão regulada pode ter relação com:

  • Líquidos
  • Corrente elétrica
  • Gás natural
  • Vapor

Medindo a vazão

Para determinar de forma eficiente a quantidade de substâncias que passam por determinado local durante um determinado período de tempo, sejam elas líquidas, gasosas ou sólidas, é preciso aplicar uma medida de vazão padronizada que possibilita, por meio de um número obtido com o uso de ferramentas adequadas, identificar a velocidade e mais informações sobre a vazão examinada.

Por isso, medidor de vazão é tão importante em quase todos os processos industriais existente no mundo nos dias de hoje. Qualquer processo que envolve o controle o recebimento de gases, por exemplo, não pode deixar de contar com esse mecanismo para que as operações que deles dependem sejam conduzidas com sucesso e segurança.

O uso vai de acordo com a necessidade, então vale lembrar que é preciso fazer uma boa análise da demanda do processo antes de fazer uma escolha relacionada ao modelo. Alguns medidores disponíveis no mercado são:

  • Medidores ultrassônicos
  • Medidores termais
  • Medidores de rotâmetro
  • Medidores eletrônicos
  • Medidores mássicos
  • Medidores eletromagnéticos

Em variados processos, onde são necessárias etapas importantes e que fazem toda a diferença para os resultados esperados, como analise de agua e fornecimento de informações concretas e confiáveis sobre todos os materiais envolvidos, o uso de dispositivos também é uma constante muito satisfatória e promissora.

Por isso, é fundamental contar sempre com equipamentos de qualidade e sistemas que são conduzidos por profissionais devidamente qualificados e preparados para a atividade, evitando prejuízos graves de produção e riscos irreversíveis às estruturas e à saúde dos operadores.