A rotina de uma indústria é repleta de tarefas específicas, que são realizadas pelos trabalhadores de acordo com suas responsabilidades.

O profissional responsável pelo gerenciamento das equipes de turnos precisa estar ciente das condições de trabalho, como funcionamento das máquinas e ferramentas, assim como a disponibilidade de equipamentos de proteção individual e coletiva.

A logística interna deve ser planejada de acordo com os processos de manufatura dos bens de consumo, principalmente quando setores específicos são codependentes e precisam ser abastecidos de forma regular.

Dessa forma, os elementos estruturais de movimentação de cargas devem funcionar de maneira adequada, garantindo os processos das linhas de produção constantes.

Nesses casos, estão envolvidos diversos setores, desde a entrada de matérias-primas até a saída para os centros de distribuição e pontos de venda para o mercado consumidor.

Sentidos de movimentação sobem e descem

Cada ambiente industrial tem características próprias, com o desenvolvimento de produtos específicos e finalidades adequadas à realidade de produção.

Sendo assim, as empresas que trabalham com montagem de máquinas e equipamentos desenvolvem projetos específicos para cada espaço disponível.

A otimização relacionada aos processos de produção e o aumento de produtividade estão ligados a soluções eficientes dentro de uma linha de produção, como a instalação de um transportador de correia, em diferentes modelos e tamanhos, conforme a necessidade da fábrica ou indústria.

As montagens industriais desenvolvem os projetos para que todas as máquinas e ferramentas atendam de acordo com as demandas da empresas.

Os operadores são treinados para o acompanhamento de todos os processos, verificando o funcionamento e solicitando as manutenções corretivas quando essas são necessárias.

A movimentação de matérias-primas, peças e componentes em uma linha de produção podem ser lineares, ou passar por movimentos de subida e descida.

Nesses casos, as transportadoras industriais acoplam canecas para elevadores com inclinação de 30º na posição vertical, com alimentação de quatro diferentes formas:

  • Gravidade;
  • Direta;
  • Captação;
  • Dragagem.

As características principais desse tipo de esteira são a baixa velocidade e a possibilidade de carregar diferentes materiais, tanto abrasivos quanto de alta granulação. Materiais frágeis ou mais finos também podem ser transportados, respeitando o projeto para o qual foi desenvolvido dentro da linha de produção.

Sistema hidráulico para resfriamento de máquinas

As máquinas industriais que funcionam de forma recorrente precisam de um sistema de resfriamento constante e, para isso, adaptam equipamentos específicos para as funções propostas.

Entre muitos projetos presentes no ambiente industrial, o trocador de calor exerce várias funções nesse sentido, como regenerador de calor e temperatura adequada para o funcionamento das máquinas, assim como controle de superaquecimento e condensação de vapores, principalmente ligados às caldeiras industriais.

Empresas que possuem uma estação de tratamento de efluentes e esgoto produzem a água de reuso para o resfriamento de máquinas, assim como a limpeza de pátios, veículos, sistemas hidráulicos de banheiros e rega de jardinagem.

Para a transferência de líquidos e processos de bombeamento de altas vazões, a montagem industrial emprega a bomba centrífuga nos projetos de instalação de maquinários.

Esse equipamento é eficiente na geração de pressão, produzindo um fluxo de bombeamento em alta velocidade, abastecendo pontos específicos de armazenamento.

Climatização ambiente garante saúde de trabalhador

Os galpões industriais agrupam, mesmo que de forma organizada, diferentes equipamentos e máquinas que atuam diuturnamente, em turnos seguidos de produção. O calor produzido é alto e, para garantir a saúde dos operadores, a climatização deve ser eficiente e contínua.

A instalação de um equipamento de ar condicionado serpentina de cobre em pontos estratégicos é uma solução encontrada pelos projetistas desse tipo de ambiente, mesmo que a circulação de ar seja constante.

Os aparelhos de ares condicionado com componentes de cobre são responsáveis pela condução do fluxo de ar quente para os ambientes externos, resfriando as partes internas dos galpões industriais.

Esse processo ocorre com a máxima capacidade, favorecida pela presença da serpentina com o material metálico adequado, com diversos benefícios, como:

  • Custo-benefício apropriado;
  • Maior condutividade térmica;
  • Menor consumo de energia;
  • Resistência e suporte anti-oxidação.

O alumínio também está presente em alguns aparelhos de ar condicionado, mas as qualidades técnicas da condensadora de cobre apresentam mais vantagens, principalmente em localidades mais úmidas, como a região litorânea.

As realidades são diferentes entre empresas, fábricas e indústrias. Sendo assim, é preciso desenvolver projetos específicos para cada situação, adequando as máquinas e ferramentas de acordo com a finalidade empresarial.