Um painel elétrico pode ser definido como um aparelho modular utilizado para manter os dispositivos eletrônicos em seu interior. Geralmente, esses painéis são construídos com estruturas em metálicas, com dobras perfuradas possuindo um fechamento em chapas e portas com sistemas de trava.

O painel elétrico deve ser montado com materiais capacitados para resistir a esforços mecânicos, elétricos e térmicos, suprindo até mesmo os efeitos que a umidade pode causar e que podem ser encontrados em serviços normais.

A proteção contra corrosão é um item importante a se ressaltar pois ela assegura o uso dos materiais apropriados e pela ativação de camadas protetoras em toda a superfície exposta, levando em conta as condições do uso e de manutenção.

Os dispositivos deste conjunto devem ser inseridos de forma a facilitar a sua operação e manutenção, assegurando o nível necessário de segurança.

Centro de controle de motores

O painel ccm (Centro de Controle de Motores) é um conjunto de seções que ajuda a manter um barramento de energia e auxilia em manter o controle do motor.

Assim, o centro de controle de motor, mais conhecido como partidas de motores, podem incluir inversores de frequência, como controladores programáveis e dispositivos de medição.

Esses itens geralmente são acionados para motores de correntes alternadas que possuem uma baixa tensão. Porém, podem existir acionamentos para motores com média tensão que varia entre 2400v a 15000v. Em um casos assim, é possível haver vácuo para compartilhamentos separados com potências de controle.

De onde veio e como funciona?

O centro de controle é utilizado desde 1950 pelas indústrias e fábricas de automóveis.

No entanto, eles são aplicados em muitas indústrias que possuem motores elétricos que são utilizados em processos diversos.

Assim, o centro de controle é instalado dentro de uma cabine com ar condicionado ou no chão de fábricas, ao lado da máquina controladora.

É possível encontrar diversos modelos de painéis elétricos, cada painel atende uma necessidade, veja alguns exemplos:

  • BAC (Banco Automático de Capacitores);

  • Mesa de testes;

  • Painel de medição para energia elétrica;

  • QGBT (Quadro Geral de Baixa Tensão);

  • SE (Subestação Compacta de Média Tensão).

Esses painéis elétricos são compostos por peças de qualidade e elaborados por meio de um projeto eletromecânico para que supra todas as funcionalidades possíveis.

Após a montagem, esses processos são enviados a um checklist para avaliar e verificar toda a resistência do produto.

Estruturas metálicas para galpões

Construir uma estrutura metálica para galpão tem sido uma opção muito comum por ter uma redução de custo em uma nova tecnologia.

Para além dos galpões esse tipo de estrutura é muito visada em pequenas construções, como garagens residenciais, oficinas ou fábricas de pequeno porte.

Essa estrutura pode permitir uma liberação de espaços por ser aplicada a poucos pilares. Entretanto essas vantagens só são garantidas caso tenha feito um projeto de qualidade, caso contrário pode acarretar um aumento de custo e perda de competitividade.

Tipos de galpão de estrutura metálica

Durante a construção de um galpão é possível reparar na importância da estrutura metálica. Esse produto pode ser utilizado em coberturas e estruturas de modo a substituir ou evitar o uso de pilares e vigas.

Atualmente, é possível encontrar estruturas que utilizam somente coberturas e, nesse caso, esses pilares e vigas não são necessários.

Ambas opções possuem um benefício atrativo, basta avaliar qual atende a necessidade financeira e prazo da obra.

Além destas diferenças, é possível escolher qual o tipo de estrutura para galpão você deseja construir, criando uma tipologia única no seu projeto. Esta tipologia é indicada pelos projetistas e pode ser realizada com participação de arquitetos.

Cobertura em estrutura metálica

Os galpões possuem espaços amplos e úteis para empresas e indústrias, facilitando a organização dos materiais e mercadorias.

É importante cuidar desse espaço para evitar acesso de água ou sol no ambiente, o ideal é que ele seja preservado com uma cobertura em estrutura metálica de qualidade. Assim, ela preserva a estrutura geral do ambiente.

Essa cobertura precisa ser resistente aos possíveis desgastes do tempo e efeitos do clima, como corrosão causada pela chuva e/ou vento.

É muito importante que a instalação seja realizada por uma empresa confiável e reconhecida no mercado, para que não haja problemas futuros no local.

Isso porque as estruturas metálicas para coberturas são resistentes e possuem uma estética elevada, ajudando na produtividade e valorização do ambiente.

Tinta industriais e suas vantagens

O indicado para ambientes que possuem painéis elétricos são as tintas anticorrosivas industriais. Isso porque esse produto visa a preservação do ambiente ou máquinas por ser eficiente e durável, podendo ser aplicadas também em pisos e paredes.

As tintas industriais possuem revestimentos especiais, são compostas por altos componentes sólidos e resinas de bisfenol que ajudam a endurecer rapidamente entregando uma performance única. Essas tintas também são criadas com o objetivo de garantir resistência a altas temperatura e resistência a abrasão.