Os filtros são pulmões de impurezas e elementos tóxicos. Considerando que há níveis distintos de toxicidade e poluidores, há filtros adaptados para esses sistemas de filtragem.

Neste contexto, o filtro para seringa, por exemplo, é um tipo de filtro que se destaca no ambiente de laboratórios, ao receber amostras e evitar que elas se contaminem no ar.

Contudo, existem outros modelos de filtro que são mais direcionados à indústria de alimentos, ao ambiente fabril de forma geral, ao tratamento de água e formas de purificação e até mesmo a sistemas que são necessários para dar um “respiro” no maquinário.

Além dos filtros, existem também diferentes tipos de refis e outros acessórios como a chamada membrana filtrante que, na prática, serve para filtrar micropartículas dentro de laboratórios ou ambientes. Ou seja, há uma infinidade de filtros e sistemas, mas, independente do tipo de filtragem, o sistema de forma geral tem um papel: o combate às impurezas.

Você quer saber mais sobre os tipos de filtros industriais que são fabricados? Continue lendo esse artigo.

Filtro seringa

Como o próprio nome sugere, o Filtro seringa é um tipo de filtro que é uma seringa, literalmente, usada nos ambientes laboratoriais.

O laboratório é um lugar que é construído com normas rígidas e padrões de controle que são feitos para evitar contaminação. Neste contexto, esse modelo de filtro atua nos seguintes pilares:

  • Recebimento da amostra;

  • Separação de resíduos;

  • Isolamento da amostra em relação a possíveis contaminantes;

  • Filtragem de impurezas.

Além dos filtros, outros objetos que fazem parte do sistema de filtragem e purificação do ar são os refis. Entre os vários modelos e tipos de refis, alguns se destacam neste processo. Quer saber quais? Confira abaixo!

Refil ap200

Além de reduzir odores, sabores e demais características que possam surgir dentro dos processos industriais, esse modelo chamado de Refil ap200 é muito usado dentro dos sistemas de filtragem e purificação.

O refil é mais aplicado dentro de processos que envolvem a filtragem da água, já que também consegue quebrar sedimentos e eliminar possíveis contaminantes sólidos.

Há vários formatos e modelos desse tipo de refil. Porém, de forma geral, é comum encontrar esse modelo em ambientes como:

  • Restaurantes;

  • Indústria de alimentos;

  • Laboratórios.

Refil fr600

Aplicado principalmente nos processos de purificação da água, o modelo de Refil fr600 é muito conhecido por filtrar sedimentos, contaminantes e impurezas de forma geral.

Além de filtrar e eliminar todas essas substâncias, esse modelo também impede a proliferação de bactérias e elementos tóxicos. Isso torna esse refil um excelente recurso para ambientes como: indústrias automotiva, alimentícia e laboratórios industriais.

Refil Avanti

Um dos mais famosos refis dentro da indústria é o Refil avanti. Na prática, esse modelo serve para filtrar as impurezas e ainda elimina odores, gorduras e outros contaminantes que atravessam o ar. Uu seja, além de filtro, atua também como purificador nos ambientes industriais.

Isso quer dizer que este refil tem uma função reforçada no sistema de filtragem e purificação. Portanto, não é de estranhar que a versatilidade do modelo seja usada em ambientes como:

  • Fábricas;

  • Laboratórios industriais;

  • Tubulações de vapor e alta pressão;

  • Cozinhas industriais.

Sistema de osmose reversa: O que é?

Filtros, refis e membranas. O mundo da filtragem é repleto de sistemas para reduzir as toxicidades e tornar o ambiente mais puro, livre de impurezas.

Neste contexto, o chamado Sistema de osmose reversa é um termo adotado para um processo que serve para separar moléculas de água e reter substâncias para filtragem.

Neste cenário, o que acontece durante a osmose reversa é a inversão dos movimentos da água. Ou seja, a substância está em um cenário chamado hipotônico e em seguida é transferida para o que é entendido como hipertônico.

A partir daí, os dois marcadores fazem o Sistema de osmose reversa. Esse tipo de sistema de direcionamento de partículas impacta positivamente na indústria dos sistemas de filtragem, uma vez que todas as substâncias são separadas.

Em resumo, tanto os sistemas como os refis e tipos de filtro potencializam o sistema de filtragem como uma espécie de pulmão que filtra as impurezas. Com isso, todas as substâncias químicas e tóxicas são eliminadas.

Vai comprar um filtro? Atenção!

Antes de comprar um filtro, refil ou montar um sistema de montagem, lembre-se de adquirir produtos certificados pela ABNT e outros padrões de qualidade.

Desta forma, sua indústria se torna mais produtiva, você evita gastos desnecessários e tem a certeza de uma filtragem com qualidade muito superior.