A colhedora de cana procura trazer melhorias e agilidade no ambiente rural, facilitando a coleta da cana de forma econômica, sem ter a necessidade de realizar a coleta manualmente.

As colhedoras de cana são movidas a combustível sendo que, dependendo do modelo, é possível armazenar entre 500 e 800 litros. O tanque é feito em um material plástico que se localiza na parte lateral da colhedora, assim é possível se manter longe do motor e gerar estabilidade.

Além disso, essa máquina traz conforto e ergonomia para os trabalhadores por ter uma cabine espaçosa e com um ambiente amplo.

Assim, é possível ter um assento confortável e poder realizar todos os movimentos necessários. Os acentos mais modernos de colhedoras de canas possuem regulação na altura e inclinação.

Colhedora de cana: peças e acessórios

As peças para colhedora de cana precisam ser eficientes para diminuir o tempo de trabalho e aumentar o resultado da colheita.

Em muitos casos, com o passar do tempo, é necessário realizar manutenções ou repor algumas peças, assim é possível evitar prejuízos e trazer melhorias no seu funcionamento.

As peças mais comuns de serem trocadas por desgaste nessa máquina são:

  • Eixo transversal;

  • Roda guia;

  • Mancal da roda guia;

  • Cilindro de esteira;

  • Sapata de esteira.

Além dessas peças é possível que existam outras que, com o passar do tempo, vão necessitar de manutenções, tudo vai depender do cuidado e uso aplicado a esse produto.

Engrenagem de corrente

Um bom produto precisa ter engrenagem de qualidade para suportar as movimentações e elevações das correntes. Mais ainda, esse produto precisa ser encontrado com fornecedores de confiança.

A engrenagem de corrente elevadora da colhedora de cana é feita por meio de processos de fresamento, que também podem ser encontrados em outros modelos de engrenagem como pinhões helicoidais, engrenagens do modelo bomba, engrenagem interna, entre outras.

Muitas empresas que utilizam engrenagens nos seus equipamentos necessitam de profissionais para realizar o fresamento e manutenções regulares.

Diferença entre dentes

O modelo de corrente é mais conhecido como engrenagem cônica e podem ser movimentadas em diversos ângulos. Como podem possuir dentes retos, espirais e helicoidais, cada modelo atende uma demanda específica.

Os dentes retos são ideais para colhedoras de pequeno porte. Já os que possuem dentes espirais possuem uma facilidade em trazer uma suavidade para locais que tem difícil locomoção, assim é possível diminuir os impactos em buracos e peças.

Também é possível encontrar os dentes helicoidais, que são ideias para sistemas com rotações elevadas. Geralmente, esse modelo é aplicado diretamente no eixo.

Retífica cilíndrica

A retífica cilíndrica é uma máquina especializada em retificação, como o próprio nome já diz. Ou seja, tem a função de deixar as peças retas e alinhadas, corrigindo e polindo os produtos de forma ampla durante todo o processo de produção.

Em muitas indústrias esse processo também acontece para peças feitas pela usinagem e fresamento, tornando o acabamento superior mais liso e visível.

A retífica cilíndrica mantém as peças em um formato cilíndrico, tanto na parte interna quanto externa. A retífica é fixada em uma placa que pode conter diversos formatos de encaixe, em muitos casos a fixação precisa ser com perfurações do centro até o comprimento final.

Esteira transportadora

A esteira tem como função facilitar o transporte dos materiais dentro de uma indústria, assim é possível transportar o material de um ponto a outro de forma otimizada.

No caso da coleta de cana, após o produto ser enviado para a indústria, ele precisa de cuidado e ser manuseado de forma correta, passando por diversos processos internos. Assim, com as esteiras transportadoras é possível evitar desgaste físico, como o carregamento da cana, necessitando somente colocar o material sob a esteira.

Embora possa parecer um equipamento simples, a sua montagem é essencial para manter um funcionamento em perfeito estado. Além disso, esse equipamento precisa ter resistência e segurança, caso contrário pode gerar danos ao conteúdo transportado.

Correias transportadoras

Para casos de longas distâncias, até mesmo em áreas externas, é possível trabalhar com a correia transportadora que é semelhante as esteiras porém mais resistentes, suportando também um peso maior. Essas características diminuem custos de funcionários e de automóveis, como de caminhões.

Essas correias são compostas por coberturas e carcaças externas que ajudam a suportar o peso e a alta tensão, além disso possui cabos de aço e diversas camadas de fibra.