Um dos maiores segmentos profissionais do mundo inteiro é a indústria, que possui variados tipos de áreas e ramificações que fazem todos os tipos de serviços e produções para a sociedade em que vivemos.

Um deles é a usinagem, que é uma área da metalurgia, que mexe com a criação de todos os tipos de objeto de metal. No processo da fábrica é possível desenvolver, cotar, moldar e montar todos esses elementos.

Isso é feito a partir de um projeto já preestabelecido que conta com todos os requisitos técnicos e mecânicos de cada feito, e assim, por várias técnicas, os materiais são aplicados e produzidos.

Para que você saiba um pouco mais sobre os tipos de produção desse meio e o que eles proporcionam e como funcionam, acompanhe este texto e confira todas as informações mais essenciais da usinagem.

Forjamento

Neste artigo iremos falar sobre alguns processos de desenvolvimento de peças em metal e outros materiais. Começaremos com os produtos forjados, que possuem uma forma de serem feitos.

O forjamento é um processo de usinagem que altera a forma de produtos sólidos utilizando a táticas de compressão localizada. Ele é feito quente, ou seja, em alta temperatura e possui uma aplicação muito importante.

Além desse método, é possível fazer e moldar produtos com variados tipos de pesos como, por exemplo, 500g ou menos até. Eles costumam ser aplicados mais em ambientes industriais e possuem uma enorme utilização.

Alguns dos ambientes que mais utilizam peças forjadas são:

  • Indústrias automotiva;
  • Indústria agrícola;
  • Construção civil;
  • Construção ferroviária;
  • Mecânica.

Enfim, os produtos que são feitos por esses processos possuem medidas, tolerâncias e uma geométrica muito maior e complexa, além de confiabilidade quando expostos em locais e situações severas e agressivas.

Lembrando que forjar as peças ajuda a aumentar a resistência, assim como a durabilidade delas, pois possuem maior resposta em relação ao tratamento térmico, além de dificilmente degradarem após isso.

Alguns dos exemplos de produtos que fazem parte da indústria do forjamento são ponteiras, flanges, porcas, cachimbos e muitos outros modelos de variados tipos e tamanhos de materiais e maquinários.

Usinagem em CNC

Outro método muito utilizado também é a usinagem CNC, que é um tipo de máquina muito tecnológica, totalmente precisa em seus resultados e que proporciona perfeição no desenvolvimento das peças em metal.

A máquina CNC é comandada por meio de código numéricos, e com isso, funciona de forma automatizada, totalmente controlada por operadores – isso quando necessário -, pois ela auto produz absolutamente tudo.

Ela é utilizada em centros de usinagem de peças e possui uma lista de movimentos já elaborados. Além disso, ainda cria produtos super complexos de serem feitos, pois possuem um conjunto de softwares que proporcionam a facilidade de desenho e criação.

Enfim, as peças com esse maquinário feito em tecnologia de ponta ficam prontas com mais agilidade e muita praticidade, mesmo que a aplicação seja totalmente difícil.

Por não receber quase nenhuma intervenção humana, possui um número mínimo – quase nulo – de falhar e aumenta, além da qualidade, a produção e o retorno financeiro do local. Com certeza, é uma ótima opção para a indústria.

Rebolo

Por fim, iremos falar sobre a última peça desse meio que ajuda de todas as formas possíveis a melhorar todo o trabalho feito nesses estabelecimentos.

O rebolo para retifica é uma ferramenta constituída por grãos de óxido ou carbeto, que são prensados e se transformam em um conglomerado.

Com esse formato, ele entra em contato com todos os tipos de peças feitas em usinagem e com a força de uma máquina que o ajuda. Ele dá o acabamento necessário, eliminando defeitos, rebarbas e ajusta todos os detalhes possíveis, além ainda de afiar facas.

O modelo mais utilizado se chama rebolo diamantado para afiação, que é o mais potente e basicamente indestrutível, pois sabemos sobre a força do diamante em si. Esse material é natural e pode ser usado em metais que não vão se degradar.

Enfim, confeccionado a partir de material abrasivo, esse rebolo diamantado ajuda a simplificar a finalização de todos os processos de usinagem, para que o produto possa ir para sua caixa e ser distribuído para seus compradores.

Essas são as mais importantes informações para que seja possível conhecer sobre a usinagem e tudo o que ela compõe.