A indústria vem aumentado a demanda de controle de processos a cada dia mais. Manter um controle adequado dos processos envolvidos durante a fabricação de um produto, tem se tornado cada vez mais importante não apenas para operadores de campo, mas também para a empresa no geral.

Isso é resultado de fatores como redução dos custos de produção e o aumento do foco na segurança do trabalho. Entanto, para assegurar o registro correto dos dados e para que não haja falhas que comprometam os processos, é necessário sempre estar atento aos prazos de calibração dos equipamentos.

Um dos principais objetivos da Instrumentação Industrial é manter o controle do processo produtivo em seus aspectos, como volume, peso, densidade, vazão, etc.

Se a medição for de forma eficiente, proporcionará um resultado com maior rendimento da produção, porque os processos serão realizados sem interrupções.

A medição adequada de uma grandeza é elemento fundamental dentro de um sistema. Uma instrumentação precisa aumentar em muitos aspectos a eficiência da produção. Podendo ser divida em 4 variações principais, sendo elas:

  1. nível;
  2. temperatura;
  3. pressão;
  4. vazão.

Nível

A medição de nível permite a avaliação do estoque de tanques de armazenamento, o controle dos processos contínuos em haja volumes líquidos ou sólidos, de acumulação temporária, amortecimento, mistura, resistência, etc.

Os medidores são utilizados para o fornecimento de indicação apenas quando o nível atinge os pontos desejados.

Assim, esses medidores conseguem realizar funções como ligar uma bomba, acionar um alarme através de um transmissor ou desencadear uma sequência de operações automáticas, quando o nível atinge um ponto específico de valor previamente ajustado.

Pressão

A Medição de Pressão é uma das variações de medida mais importantes da Instrumentação, porque atua no Controle de Processos e é fundamental para e ser utilizado em outros tipos de medida além da pressão, como medidas de nível, densidade e vazão que podem ser realizadas com o mesmo princípio.

A pressão pode ocorrer pela expansão de gases e vapores ou também pela elevação de líquidos. É possível classificar a medição de pressão em 4 características, como: manométrica, relativa, absoluta e diferencial.

A pressão absoluta é medida com relação ao vácuo, é a diferença da pressão em um ponto de medição pela pressão do vácuo em estado zero absoluto. Normalmente quando se indica esta grandeza utiliza a notação ABS.

A pressão diferencial, como seu nome sugere, é a diferença de pressão medida entre dois pontos determinados. Quando qualquer ponto diferente do vácuo ou atmosfera é usado como referência.

Já a pressão manométrica é a medida em relação à pressão do ambiente, em relação à atmosfera. Ou seja, é a diferença entre a pressão absoluta em um ponto e a pressão atmosférica. É sempre importante lembrar que a a medição é relativa.

O pressostato diferencial é um material utilizado para medir a pressão. Ele é colocado como parte do sistema de proteção de ferramentas ou em procedimentos da indústria. Sua principal função é fazer a proteção dos equipamentos contra a pressão que eles recebem enquanto estão em pleno funcionamento.

Vazão

A medição da vazão na mais é do que a determinação de uma certa quantidade de líquidos, gases ou sólidos, que passa em um intervalo de tempo. Podem também ser incluídos os instrumentos que indicam o número de movimentos totalizado.

O medidor eletromagnético de vazão, ou, como também é conhecido, medidor de fluxo magnético, é um medidor de vazão volumétrico, que não possui peças móveis. É ideal para aplicações em águas residuais ou em qualquer líquido que esteja sujo, que seja condutor ou à base d’água.

Os medidores de vazão eletromagnéticos possuem muitos modelos em aço inoxidável e propileno, que são materiais resistentes e conseguem resistir a uma variedade de condições de temperatura, pressão ou produtos químicos.

Multímetro

O multímetro é um aparelho para a medição elétrica, capaz de realizar a medição de três tipos diferentes, o voltímetro, ohmímetro e amperímetro.

Essa ferramenta é capaz de medir correntes elétricas, tensão elétrica, resistência, capacidade de frequência de sinais, entre outros.

Os multímetros podem ser divididos em dois grupos, os digitais e os analógicos. Os digitais são compostos por um componente eletrônico versátil, chamado amplificador operacional, como por exemplo o multimetro fluke.

Já os analógicos, possuem uma verificação da leitura que acontece por meio de força eletromagnética em seu ponteiro, como por exemplo o Multímetro Minipa.