Uma infraestrutura é tudo quando o assunto é montar uma cozinha industrial. Boa parte dela é possível graças aos Equipamentos para cozinha e lanchonete que otimizam a rotina operacional, facilitam os processos e garantem um espaço aconchegante e próprio para preparação de alimentos.

Antes mesmo de escolher o tipo de forno ou o formato da bancada para preparar os alimentos, é muito importante pensar no espaço que vai abrigar a cozinha, considerando suas dimensões, saídas de ventilação, estrutura de tomadas e tipo de revestimento.

Depois disso, é hora de pensar nos Equipamentos para cozinha de lanchonete e uma das principais estratégias para não errar nessa escolha é se direcionar por duas diretrizes: funcionalidade e segurança.

Pensando em montar uma cozinha industrial e não sabe por onde começar? Leia esse post e confira algumas dicas!

1. Faça um planejamento das demandas

Não tem como escolher equipamentos e utensílios adequados à sua cozinha sem fazer um bom planejamento das demandas que seu projeto irá atender.

Por isso, uma dica antes de comprar os Equipamentos para cozinha de lanchonete é dividir o projeto em áreas e avaliar as demandas.

Geralmente, uma cozinha precisa de espaços como:

  • Despensa de alimentos;

  • Freezer e geladeiras;

  • Área para lavar as louças e os alimentos;

  • Bancada para preparo de alimentos;

  • Área de cozimento de alimentos.

Considerando que no caso de uma lanchonete, a cozinha é muito próxima da área de atendimento aos clientes, um equipamento que não pode faltar é a coifa e os equipamentos que fazem parte do sistema de exaustão e ventilação.

Isso é uma demanda fundamental, já que o cheiro de gordura pode impregnar no restaurante inteiro e causar certo desconforto tanto para as pessoas que trabalham na cozinha quanto para os clientes.

Assim, para garantir o máximo desempenho de cada equipamento, só feche a Venda de equipamentos para cozinha industrial quando se certificar de que essas estruturas atendem às especificações de segurança da ABNT para cozinhas industriais.

2. Tenha reservatórios e caixas d’água

Para lavar os alimentos ou higienizar as louças, a água é um recurso fundamental dentro de uma cozinha industrial.

Por isso, invista em reservatórios, recipientes e outras estruturas tradicionais como a caixa dagua.

Dessa forma, você garante que nas situações de emergência, o abastecimento não seja interrompido totalmente de forma que afete a produção da cozinha industrial.

As caixas podem ser encontradas em modelos diferentes, com capacidades de armazenamento bem variáveis.

Por isso, antes de escolher um tipo de reservatório ou modelo de caixa dagua, coloque na ponta da caneta informações como:

  • Quantidade média de louças lavadas por dia;

  • Fluxo de cozimento dos alimentos;

  • Média de litros de água gastos gastos por dia.

3. Preze pela segurança e conforto do ambiente

Conforto e segurança são duas palavras-chave que devem ser incorporadas ao ambiente da cozinha industrial.

Uma forma prática de fazer isso é investir no bebedouro australiano que serve para armazenar água potável e distribuir de forma equilibrada até às tubulações.

Geralmente, esse modelo é usado na agropecuária, mas como a cozinha é uma área que depende muito da água, os bebedouros costumam a ajudar bastante.

Em relação à segurança nas instalações da cozinha industrial alguns aspectos se destacam. São eles: ventilação adequada, manutenção de equipamentos, cuidados com a fiação e o encanamento e prevenção de contaminação dos alimentos e da bancada, com diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

O conforto nesse tipo de ambiente vai além de um bebedouro. É preciso avaliar os riscos contra incêndio, as orientações para usar o fogão industrial, os cuidados em relação à temperatura e outras demandas semelhantes.

4. Preze pela praticidade

Considerando que a rotina de uma cozinha industrial é bastante agitada, pensar em técnicas, equipamentos e formas de tornar os processos mais práticos e ágeis é algo que faz toda a diferença no ambiente.

A construção de uma boa infraestrutura conta bastante, mas simplificar os processos de rotina e manter o controle de qualidade é algo muito interessante para o projeto.

Da automatização do fogão elétrico até uma máquina de lavar louças, existem várias formas de simplificar a rotina com o apoio da tecnologia. Lembre-se que quanto mais práticas forem as atividades melhor será o desempenho e uso da cozinha industrial.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre esse universo, que tal montar a sua cozinha ou melhorar a estrutura atual?