Quando falamos de indústria sempre pensamos em uma série de mecanismos, máquinas e materiais que trabalham para a construção de alguma coisa, seja um brinquedo, uma forma, um remédio, uma mesa e assim por diante.

Para chegar a todo esse resultado a indústria utiliza diversos materiais, seja para a construção de prédios ou para o uso em outras aplicações, processos e metodologias.

Os materiais mais usados pela indústria são separados em três grandes grupos, são eles, os materiais metálicos, os polímeros e também os cerâmicos.

Cada material diferente se une para gerar novos, formando aquilo que chamamos de material composto. Assim, temos inúmeros materiais que são usados na indústria, por exemplo, os:

  • Metais ferrosos;
  • Metais não ferrosos;
  • Cerâmicos;
  • Polímeros.

Dentre esses materiais existem outros, mas um dos mais utilizados são os metais, usados para formatação de chapa de aço, barras de ferro, e outros elementos.

Metais são os materiais mais usados na indústria

Os elementos mais usados na indústria são os metais, que se caracterizam por uma ligação química específica que materiais não metálicos não possuem.

Os materiais metálicos como o aço inox, as ligas de aço, o carbono e outros possuem elétrons livres, o que lhes garantem boa condutividade elétrica.

Entre eles os mais usados pelas indústrias são ferro fundido e o aço, na maioria das vezes são aplicados em estruturas ou ferramentas que precisem de força crítica.

O aço

O aço é um dos elementos ou utensílios mais usados na construção civil e na indústria, é uma liga de ferro com carbono e está presente em construção de diferentes materiais como o tarugo de aço 1045, ferramentas, peças para carros, dentre outros.

Sua aplicabilidade é grande e é escolhida, pois, possui grandes propriedades mecânicas. Não existe apenas um tipo de aço, existem vários, como os para a produção de tubo din 2440, usado na construção civil para a formação de estruturas.

O aço carbono

Esse tipo de aço é composto por uma liga de ferro com carbono, sendo o carbono composto em pequenas partes, estando presente em cerca de 2,11%.

Os aços carbonos são todos aqueles produtos derivados de uma junção do ferro com o carbono. Por isso ao comprar com uma distribuidora de ferro e aço esteja atento se é aço carbono está de acordo com seu projeto..

Nos aço carbono existem outros elementos que são encontrados em pequenas quantidades, por exemplo, o manganês, fósforo ou silício. São usados em diversas situações, e correspondem a cerca de 90% da produção mundial.

Aço liga

Os aços liga tem em suas ligações de ferro e carbono outros elementos em proporções muito significativas, que causam uma alteração química e mecânica do material.

Assim, dependendo de que propriedade quer do aço, é adicionado manganês, níquel, cromo, molibdênio, vanádio, tungstênio e silício.

São usados geralmente para aumentar sua dureza e resistência mecânica e também alterar a sua estrutura química, para garantir outras propriedades.

Além dessa classificação, podemos separa o aço quanto a sua aplicação, temos os aços estruturais, que possuem grande resistência mecânica e suportam grandes pesos, são usadas em larga escola no concreto armado.

Já os aços para molas, possuem um limite elástico, que faz com que suportem grandes tensões e permitem que sua deformação não seja permanente.

Os aços para fundição por sua vez, são usadas para produção de peças em aço fundido, nesse processo o aço líquido é colocado em moldes adquirindo a forma do molde.

E os aços para construção mecânica que são usados para o forjamento de rolamentos, engrenagens, eixos e entre outros.

Tarugo de aço

Um dos elementos que são construídos com o aço é o tarugo, chamado também de lingote. São usados em vários segmentos, principalmente para a produção de eixos, válvulas, máquinas, ferramentas e entre outros.

Consiste em uma barra de aço redonda, que pode ser usada na construção de grades, portões, e também no auxílio de peças para usinagem.

Dependendo do cliente, o tarugo pode ser cortado sob medida. Os tarugos então são importantíssimos para a indústria.

Vimos então que as indústrias possuem diversos processos e utilizam vários materiais para que esses processos sejam realizados.

Tem em sua maioria o uso do aço e de ligas metálicas, pois garantem mais segurança e maleabilidade no uso.