As indústrias são compostas por um conjunto de elementos que as permitem ter com alto grau de desempenho e segurança. Esses procedimentos foram evoluindo ao longo do tempo e não estão apenas restrito às máquinas, mas sim a todo ambiente industrial.

Portanto, muitas metodologias são importantes e por muitas vezes obrigatórias, para que ocorra o funcionamento das fábricas, um exemplo disso é a montagem de painel eletrico industrial que asseguram que as tensões elétricas sejam distribuídas de forma adequada e que as máquinas funcionem sem que haja o perigo de curto.

Neste artigo abordaremos alguns elementos muito importantes dentro da fábrica para sua maior eficiência e segurança, e que portanto os gestores precisam colocar como parte de suas estratégias de infraestrutura.

Projeto elétrico industrial, qual sua necessidade?

Uma fábrica possui diversos tipos de máquinas e a maioria delas é alimentada por energia elétrica. Para isso é fundamental que os sistemas elétricos sejam planejados para que a montagem e manutenção industrial ocorra sem problemas e que não haja avarias no sistema.

No entanto, para planejar um sistema elétrico industrial é necessário o desenvolvimento do chamado plano elétrico industrial. Este plano elétrico consiste em um levantamento de todas as necessidades da fábrica e também da localidade onde está instalada.

Com esse levantamento em mãos é possível identificar soluções com capacidade de suportar o funcionamento de diversas máquinas ao mesmo tempo.

Isso acontece porque os ambientes industriais possuem máquinas de alto desempenho e de grande força, portanto, é preciso que o sistema suporte e entregue potência elevada, segurança em alta tensão e o suporte de acionamento de motores múltiplos.

Um dos elementos fundamentais para o projeto elétrico industrial é a montagem de um painel eletrico industrial catalogo. O painel elétrico é onde ficará toda a central de distribuição elétrica permitindo o controle da distribuição e uma maior eficiência.

Dentro do plano elétrico industrial, é necessário a definição de algumas informações como:

  • Divisão dos circuitos elétricos;
  • A corrente elétrica a ser utilizada;
  • Distinção das potências;
  • Informações sobre os cabos a serem usados.

Assim, a elaboração de um plano elétrico industrial é fundamental para a segurança da indústria, das máquinas e principalmente dos colaboradores, além de permitir que as empresas de manutenção industrial tenham controle e informação durante o conserto.

Os chicotes elétricos nos sistemas industriais

Os conjuntos de chicotes elétricos é formado por cabos e conectores que estão presentes nos sistemas de distribuição de energia industrial e permitem a interligação segura das máquinas, equipamentos e ferramentas.

Esses componentes são de grande precisão, e trazem segurança para todas as máquinas e para sua produção é preciso levar em consideração muitos aspectos.

Alguns dos aspectos necessários para a produção de chicotes elétricos é a procura de um fornecedor de qualidade, que traz produtos com alta durabilidade e resistência.

O segundo ponto é contar com pessoal qualificado para a produção dos chicotes, pois, caso contrário, pode gerar problemas como curtos-circuitos e choques nos operadores.

Portanto, é preciso cuidado no desenvolvimento de chicotes elétricos para as indústrias.

Proteção contra incêndios: sistemas de sprinklers

Além do cuidado com os sistemas elétricos outro fator que precisa ser levado em consideração para a segurança dos colaboradores, das máquinas e dos ambientes são os sistemas de proteção contra incêndio. Um dos elementos mais comuns e mais eficientes, além do uso dos extintores, é o sistema de sprinklers.

Os sprinklers são sistemas de “chuveiros” que ficam instalados nos tetos das indústrias e podem emitir tanto água como espuma anti-incêndio. Há quatros tipos principais de sistemas de sprinklers disponíveis para serem instalados nas indústrias como:

  • Sistema de tubulação molhada;
  • Sistema de tubulação seca;
  • Sistema dilúvio;
  • Sistema de water spray.

O sistema de tubulação molhada é aquela em que a tubulação já está cheia de água antes que ocorra o acionamento.

O sistema de tubulação seca é aquele em que a tubulação não tem água e isto só ocorre quando há o seu acionamento, o sistema dilúvio é a aplicação de grandes volumes de água quando comparado aos sistemas anteriores, e o sistema water spray é de água nebulizada, principalmente usado em casos de resfriamento acelerado.

Neste artigo vimos então que é muito importante o cuidado com os aspectos elétricos e de combate ao incêndio para que indústria esteja segura e que tenha alto desempenho.