O metal está presente nos mais variados empreendimentos imobiliários, e no setor industrial não é diferente. Muitas fábricas e indústrias utilizam o ferro e o aço como matéria-prima de muitos galpões, depósitos e centros de armazenamento.

Com a segurança comprovada pela resistência às intempéries climáticas e impossibilidade de atuação de pragas, como cupins que corroem a madeira de muitos telhados.

Com o tratamento adequado, os empreendimentos voltados para o setor industrial podem ser móveis, atendendo às necessidades de movimentação, principalmente, para empresas que atendem clientes variados, em locais de difícil acesso ou com impossibilidade de construções de alvenaria.

Resistência e praticidade de montagem

O conceito de arquitetura é variável e por isso mesmo, se adapta a qualquer situação, conforme o espaço, o investimento e os materiais que tem à disposição.

As empresas buscam projetos ousados, que podem ser práticos e valorizem o ambiente de trabalho de seus colaboradores, de uma maneira que reflita na produção industrial.

Seguindo as normas regulamentadoras voltadas para o setor, muitos engenheiros e arquitetos têm apostado na estrutura metálica com diversos projetos diferenciados.

Esses equipamentos imobiliários são variáveis, que podem ser observados em diferentes ambientes, como:

  • Coberturas estruturais;
  • Telhados termoacústicos e climatizados;
  • Plataformas de sustentação;
  • Empreendimentos setoriais.

O rigor estabelecido na escolha do material é fundamental para garantir a resistência e funcionalidade do projeto.

Por isso, muitos empresários se utilizam do ferro e aço, e suas variantes, em produções que se beneficiam com a complementação de outros materiais, como tintas e tratamentos de acabamento adequados para cada situação e ambientação.

A disponibilidade de um galpão metálico desmontável por empresas especializadas é uma forma de atender diferentes clientes, como construtoras e incorporadoras que querem oferecer aos funcionários um espaço adequado dentro dos canteiros de obras.

Esse tipo de estrutura tem fácil montagem e desmontagem, além da praticidade de limpeza e manutenção, podendo atender a diferentes necessidades empresariais, servido até mesmo, por exemplo, como depósito para materiais de construção.

Proteção estendida em diferentes situações

Pias e tanques de imersão de produtos em fase de acabamento recebem o suporte de uma grelha de inox em suas estruturas, facilitando a movimentação das peças.

A tarefa pode ser realizada de forma manual pelos operadores da linha de produção, ou de forma automatizada, garantindo maior eficiência e praticidade relacionada à engenharia robótica.

Esse tipo de estrutura também pode ser encontrado em pisos, como local de escoamento de água, muito comum em pátios, banheiros e cozinhas industriais.

Os produtos podem receber uma camada de proteção mais eficiente, com a aplicação da pintura em epóxi sobre o metal, promovendo maior resistência mecânica, entre outros benefícios que podem ser destacados:

  • Mais beleza e sofisticação ao acabamento;
  • Tem aplicação e manutenção facilitada;
  • Maior resistência a variação de temperatura;
  • Limpeza e higienização prática.

Esse tipo de acabamento é uma solução praticada em espaços que recebem um fluxo alto de máquinas pesadas e pessoas, assim como ambiente industriais que estão sujeitos a presença de elementos químicos e intempéries climáticas.

Sistemas elétricos e hidráulicos em acordo

O fornecimento de energia elétrica e a movimentação de fluidos no interior das fábricas e indústrias são necessários e constantes.

Dessa forma é preciso que durante a montagem industrial esses projetos recebam atenção especial, pois são fundamentais para o bom andamento dos trabalhos realizados durante o expediente.

O projeto eletrico depende do fornecimento de energia de concessionárias públicas e privadas, o que pode sofrer instabilidade por diversos fatores, como manutenção de rede, ou provocados para garantir a segurança de máquinas e equipamentos.

Até mesmo por causa de terceiros, como mudanças climáticas e acidentes podem provocar a queda de energia.

Dessa forma, as fábricas e indústrias devem investir em um abastecimento secundário, como geradores de energia movidos a combustível fóssil, como gasolina ou diesel.

Empresas com segmentação voltada à sustentabilidade desenvolve projetos utilizando a fonte de energia solar, gratuita e limpa.

No mesmo caminho segue a instalação hidráulica para o transporte de fluidos, como água, gases, óleos e lubrificantes.

O uso de equipamentos distribuídos ao longo da planta fabril resistentes e práticos garante uma manutenção eficaz, tanto de forma preventiva quanto para a correção e substituição de peças, quando surgem os desgastes provocados pelo tempo.

Os trabalhos realizados pelos funcionários, em conjunto com a direção dos responsáveis, entre chefias, supervisores e diretores, mantém um ambiente industrial sempre seguro e eficiente.

Os projetos industriais têm seguido diferentes direções sobre as estruturas imobiliárias, mas a sustentabilidade está entre os processos empregados. Por isso, o uso de metal é tão celebrado entre as construtoras, incorporadoras e investidores deste segmento.