O setor industrial é um dos mais importantes dentro da sociedade, principalmente, porque é o que garante a produção de insumos, produtos e peças que ajudam na composição dos mais variados aspectos, desde carros até o que comemos.

Para que essa importância seja possível é necessário uma série de processos e sistemas, que vão de isopor caixa termica, passando pelos cuidados que devem ser feitos para garantir a segurança do trabalho nestes sistemas.

Neste artigo abordaremos os muitos componentes que podem ser encontrados nas fábricas dos mais variados setores, e que contribuem para o bom desempenho dos procedimentos.

A segurança do trabalho na indústria

Para que os processos funcionem de forma adequado na indústria é muito necessário que a segurança do trabalhador seja garantido, afinal, um local seguro, produtos confiáveis e de qualidade.

Deste modo, a resistencia forno industrial deve ser manutencionados, bem como as máquinas, engrenagens e outros elementos.

Para que seja evitados acidentes e minimizados os riscos os gestores industriais precisam investir na composição de uma segurança do trabalho bem robusta e adequada.

Para que a empresa não se perca na organização de uma Segurança do Trabalho na Indústria, existem leis definidas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e que possuem regulações pelo Ministério do Trabalho.

A segurança na industria é fundamental, pois garante:

  • Redução de custos com relação aos acidentes;
  • A empresa se torna socialmente responsável;
  • Aumenta a produtividade;
  • Permite um ambiente mais saudável e agradável;
  • Cumpre as leis.

Para que tudo isso seja cumprido os gestores precisam investir na composição de um setor de Segurança do Trabalho que tenha uma série de profissionais multidisciplinares como técnicos, engenheiros, médicos e engenheiros do Trabalho.

Também faz parte da segurança na indústria o treinamento em normas de segurança como o treinamento de NR 12 entre muitos outros.

Abaixo falaremos sobre alguns elementos que atuam no quesito mais operacional das indústrias, como equipamentos e elementos que podem ser usados diretamente na produção.

Os termopares

Um elemento que é fundamental para a indústria é o controle da temperatura de forma adequada e correta, tornando o ambiente bem confortável, e além disso, garante também que os produtos estejam bem adequados.

Para garantir isso é necessário o uso de sensores e um deles são os sensores de temperatura conhecidos como termopares e que possuem muitos modelos como termopar tipo J.

Apesar de serem considerados sensores simples, estes são muito robustos e confiáveis, permitindo medições confiáveis de baixo custo.

Eles são usados também durante a medição de temperatura por variados processos. Para que isso seja possível, esses equipamentos utilizam dois metais diferentes, mas que são unidos em uma das extremidades dos termopares.

Quando ocorre uma variação de temperatura entre a extremidade unida e as livres, consegue-se identificar uma diferença de potencial que então é medida por um voltímetro. Existem diferentes tipos de curva, sendo um dos mais conhecidos os do tipo J.

O tipo J é conhecido pois são aplicados em equipamentos considerados obsoletos e que muitas vezes não são compatíveis com os “mais modernos”.

Além do tipo J existem termopares do tipo N, tipo B, tipo R, tipo S, tipo K, tipo E e tipo T.

Os forros de fibra

Uma indústria não é composta apenas de processos produtivos, mas também em armazenamento e de setores administrativos.

Para garantir que esses ambiente fiquem agradáveis e tenham confortos acústicos e térmicos existe uma solução que vem crescendo que é o forro de fibra mineral.

Esse tipo de forro são encontradas em versões modelares, e são feitos a partir de matérias-primas diferenciadas como a lã mineral, a areia, a argila, o vidro reciclado e também as lãs de rocha.

Não são muito usados em ambiente residenciais, mas em projetos comerciais e em alguns aspectos industriais são usados largamente como em escritórios, aeroportos, hotéis e outros.

Seu uso se dá por conta dos inúmeros benefícios como as de absorção acústica, e torna também o ambiente muito mais clean. Outros benefícios são o isolamento acústico, a segurança contra incêndio, e a facilidade da manutenção.

Entendemos portanto que as fábricas possuem inúmeros processos e metodologias e que para que a produção funcione e tenha bom desempenho atuem em conjunto, com isso, mantendo a influencia dentro da sociedade e economia.