Quando se trata de treinamento de emergência, é comum que ocorra a contratação de empresa de bombeiro civil para que os profissionais possam passar o melhor procedimento possível. 

Isso é muito importante para a proteçao de todos na empresa, afinal, não possível prever quando algum tipo de emergência pode acontecer e os funcionários precisam saber lidar com a situação. 

Quando se trata de emergências no local de trabalho, pode parecer algo difícil saber como ensinar a seus funcionários as melhores maneiras de responder a qualquer situação de crise e, inclusive, algumas empresas realizam a contratação de terceirização de bombeiro civil para garantir a segurança de todos. 

No entanto, mesmo com a existência de bombeiros no local de trabalho, é fundamental que todos estejam preparados para agir corretamente em uma situação de emergência, já que isso pode acontecer a qualquer momento. 

Por esse motivo, a realização de treinamento de emergência se torna cada vez mais comum em empresas. 

Afinal, uma situação de emergência pode levar apenas alguns segundos para se tornar maior e proporcionar maiores riscos à todas as pessoas no local. No mínimo, é necessário que a empresa ofereça ambientes seguros para proteger os funcionários e visitantes, além de treinamento de capacitação para situações de emergência. 

Pensando nisso, criamos este post, que contém algumas dicas para capacitar funcionários para situações de emergência. Continue a leitura para conferir e, depois disso, sua empresa estará um passo mais perto de melhorar a segurança dentro dela!

Principais dicas para capacitar funcionários para situações de emergência

Disponibilizar um treinamento de emergência para seus funcionários é algo muito importante, mas também é necessário que você e eles saibam algumas dicas que poderão ajudar no dia a dia caso algum imprevisto aconteça. 

Aqui está nossa lista com algumas dicas. 

Conheça e tenha equipamentos contra incêndio

Os equipamentos contra incêndio são itens essenciais para ajudar no combate e na e prevenção de emergências com fogo. Opções como extintores e mangueira de incêndio, além de bombas para hidrantes, são alguns dos equipamentos mais importantes e utilizados contra incêndios. 

Eles devem estar presentes e expostos em prédios comerciais e residenciais, além de qualquer tipo de estabelecimento que atenda a um número considerável de pessoas como restaurantes, shoppings, boates, bares, entre outros. 

Não disponibilizar esses itens contra incêndio pode acabar proporcionando danos, além de colocar a vida das pessoas em risco. A instalação de extintores e mangueiras de incêndio, por exemplo, é algo obrigatório por lei. 

Portanto, é fundamental que a sua empresa tenha os itens e também disponibiliza informações e sinalizações sobre como utilizá-los. 

Ensine os funcionários como localizar e operar equipamentos de emergência

Em qualquer emergência, os funcionários precisam saber quem está encarregado de quê e quais ações devem ser tomadas para se proteger e ajudar os outros. Eles também devem saber como localizar e operar os equipamentos (citados no primeiro tópico) relacionados a emergências com segurança e eficiência. 

Estas são as funções com as quais os funcionários devem estar familiarizados: 

  • Como localizar e usar equipamentos de supressão de incêndio;
  • Como saber qual tipo de extintor de incêndio utilizar;
  • Como localizar kits de primeiros socorros e equipamentos relacionados;
  • Como vestir e usar o equipamento de proteção individual (EPI);
  • Como decretar e responder aos procedimentos de desligamento;
  • Como relatar ou limpar com segurança um material perigoso;
  • Como sair com segurança de um edifício em caso de incêndio;
  • Como relatar atividades suspeitas ou não autorizadas;

Lembre-se de que seu plano de ação de emergência deve explicar esses procedimentos de maneira fácil de entender. Eles também devem ser distribuídos aos funcionários ou colocados em uma área de fácil acesso em suas instalações.

Faça brainstorm de uma lista de piores situações de emergência 

Um passo muito importante para o treinamento de resposta a emergências é entender as possíveis situações de desastre que sua empresa pode enfrentar. Afinal, você precisa saber quais tipos de situações pode enfrentar antes de determinar a melhor maneira de reagir a elas. 

Aqui está uma lista das principais emergências que uma organização pode encontrar:

  • Incêndios;
  • Ameaça de bomba;
  • Colapso de construção;
  • Explosão;
  • Desastre natural;
  • Inundação;
  • Perda de energia elétrica;
  • Violência no local de trabalho;
  • Emergência médica.

O planejamento para todas essas emergências ajudará você, seus funcionários e sua empresa a se sentirem mais preparados para enfrentar o inesperado. Ao criar sua lista de possíveis cenários de crise, lembre-se de levar em consideração os perigos especiais que são específicos às suas instalações (como produtos químicos tóxicos, materiais inflamáveis, materiais radioativos e substâncias reativas à água). 

Crie um plano de treinamentos de funcionários 

Procurar por empresas especializadas em treinamento de emergência é essencial para que todos saibam como proceder corretamente em situações de crise. Os funcionários precisam entender os vários tipos de emergências que podem ocorrer no local de trabalho, bem como os protocolos listados no plano da sua empresa. 

O tamanho da sua instalação e força de trabalho determinarão seus requisitos de treinamento, mas, em geral, os empregadores devem reservar um tempo para treinar sua força de trabalho nos seguintes protocolos de resposta a emergências: 

  • Procedimentos de responsabilidade;
  • Procedimentos de ativação de alarme;
  • Procedimentos de bloqueio de emergência;
  • Procedimentos de resposta a emergências;
  • Procedimentos de evacuação e abrigo no local;
  • Funções e responsabilidades individuais em uma emergência;
  • Localização e uso de equipamentos de emergência;
  • Ameaças e perigos potenciais no local de trabalho;
  • Procedimentos de autoproteção durante uma crise;
  • Procedimentos de aviso e comunicação.

Organize sessões periódicas sobre treinamento de emergência

Um treinamento de emergência nunca deve ser imutável. Na verdade, é uma boa ideia revisá-lo regularmente e fazer os ajustes necessários. Há uma variedade de situações em que as sessões de treinamento de resposta a emergências devem ser realizadas em sua empresa. 

Treine seus funcionários quando você: 

  • Cria uma primeira iteração de um plano de ação de emergência;
  • Atribui um funcionário para realizar uma ação específica;
  • Contrata um novo funcionário ou grupo de funcionários;
  • Introduz novos equipamentos, materiais ou processo de emergência;
  • Adiciona uma nova instalação ou muda o layout da empresa;
  • Revisa ou fazer atualização dos procedimentos de emergência. 

Como regra geral, seus funcionários devem sempre estar atualizações sobre os procedimentos e políticas de emergência mais recentes. 

Crie ou receba campanhas e exercícios de conscientização

Os funcionários precisarão de treinamento de emergência contínuo para se manterem atualizados sobre os protocolos de segurança mais recentes em sua empresa porque, se as informações não forem reforçadas, provavelmente serão esquecidas. 

As sessões de treinamento prático e educacional são ótimas para ajudar os membros da sua equipe a reter informações importantes sobre segurança. 

Considere criar ou hospedar programas de conscientização sobre segurança corporativa, exercícios de orientação, seminários em vídeo online ou presencial, exercícios para comportamento em situações de emergência, e assim por diante. 

Vale dizer que é importante que as aulas, exercícios e simulação devem ser coordenadas com especialistas em emergências, como bombeiros e serviços de aplicação da lei. 

Depois de realizar uma sessão de treinamento de emergência, colete dados e faça uma análise dos resultados. Discuta os pontos fortes e fracos que foram identificados e crie um plano de melhorias. Os ajustes certos ajudarão você e seus funcionários a estarem prontos quando ocorrer uma situação de risco.

Entenda a legislação e os documentos legais 

A legislação sobre prevenção de incêndios pode mudar de um estado para outro. Portanto, é importante que você procure se informar com o corpo de bombeiros ou prefeitura da sua cidade. 

Porém, em 2017, o Governo Federal sancionou a Lei 13.425, que estabeleceu novas normas em relação à prevenção e combate de incêndios em espaços públicos, comerciais e industriais. 

Essa legislação ficou conhecida como Lei Kiss, que recebeu esse nome devido ao trágico incêndio que ocorreu na Boate Kiss, em Santa Maria no Rio Grande do Sul. A Lei é obrigatória em todo o território nacional e todos os estabelecimentos devem cumpri as exigências, sendo algumas delas: 

  • Existência de saídas de emergência suficientes para retirar as pessoas em caso de incêndios;
  • Sinalização de saídas de emergências;
  • Uso de lâmpadas de emergência;
  • Detectores de fumaça;
  • Placas com sinalização;
  • Hidrantes;
  • Extintores entre outros. 

Além disso, muitas pessoas não sabem, mas de acordo com o Decreto 46.076, toda empresa é obrigada a fazer a implementação das Instruções Técnicas para obtenção do Auto De Vistoria do Corpo de Bombeiro – AVCB. 

Este documento não é tão falado e, infelizmente, muitas empresas não o possuem. No entanto, o AVCB é um documento de alvará muito importante quando a segurança de todos. 

Considerações finais

Não é possível prever quando algumas situação de emergência acontecerá, mas é necessário estar preparado caso ela exista. Um treinamento de emergência é sem dúvida a melhor forma de manter você, seus funcionários e sua empresa seguros.

Esperamos que, depois das nossas dicas, você consiga tornar a sua empresa um local muito mais seguro e preparado para lidar com situações de risco. 

E, caso tenha dúvidas sobre procedimentos de segurança, sempre procure pelo auxílio de profissionais, como os bombeiros. 

Gostou das nossas dicas? Esperamos que sim e que, a partir de agora, todos em sua empresa saibam como reagir em situações de emergência!