No segmento de empresas na indústria, há vários tipos de serviços que abrangem todo o tipo de foco possível. Como esse campo de trabalho é muito amplo e necessita de maquinários e manutenção, é necessário que tenha diversos técnicos especialistas e funções que nem imaginamos.

Entenda como funciona esse remanejamento nas empresas

Quem está de fora desse ambiente não sabe como é seu funcionamento real e por completo. A Indústria, para funcionar, precisa de muitos equipamentos de proteção, gerador de energia, aparatos especializados, modernidade e tecnologia.

Basicamente, se uma certa máquina existe para um fim, ela de alguma forma necessitará do apoio de outros diversos sistemas para que funcione corretamente e não quebre ou se desgaste antes do tempo.

E independentemente qual for esse tipo de maquinário, ele funciona somente com energia. Energia produzida e captada pela própria empresa para que não falte luz em momentos importunos, pois ela não pode parar.

Por isso hoje, neste artigo falaremos sobre a distribuição de energia na indústria e como ela funciona. Acompanhe a leitura conosco para entender um pouco mais sobre este universo desconhecido por muitos.

Formas de distribuição de energia no setor industrial

Fábrica de transformadores – É um instrumento utilizado para elevar ou abaixar os valores de tensão da corrente elétrica para a junção de impedância dos circuitos.

Esse equipamento é indispensável para sistemas de distribuição de energia elétrica, instrumentos para medida, circuitos eletrônicos e outras diversas opções do mesmo foco.

Para que uma empresa possa usar esse transformador de energia, ela necessitará ter uma base de domínio tecnológico e utilizar materiais de qualidade em toda sua produção, pois como funcionam em alta tensão, devem utilizar instrumentos resistentes.

A má projeção desse tipo de serviço pode dar grandes prejuízos como a perda de maquinários, queima de circuitos e maior consumo de energia. Ou seja, uma conta mais alta no final do mês.

Esse equipamento, também chamado de autotrafo possui alguns benefícios, pois:

  • Ajuda na rapidez da produção
  • Recicla a energia
  • É possível plugar um 110V em um 220V sem queimar, pois, ele modifica sozinho a voltagem
  • Não possui instalação, funciona somente com uma tomada

Para que a sua escolha seja certeira, procure uma empresa de confiança, que venda um produto com selo de garantia e qualidade, pois a última coisa que você precisará, é ter gastos com manutenção rapidamente.

Instalação de para raios – Ela costuma ser fundamental para sempre garantir a proteção relacionada a descargas elétricas e atmosféricas em uma edificação.

Como o nosso país possui uma grande incidência de raios, uma das maiores do mundo aliás, é necessário que toda casa, empresa, indústria e prédio possua esse serviço para segurança das pessoas e do ambiente.

O para raio é tão importante que possui certificação e uma norma regulamentada para sua instalação no brasil, que é a NBR 5419. Ela determina o padrão específico de instalação do equipamento.

Sua aplicação oferece os seguintes benefícios:

  • Segurança de pessoas e animais
  • Segurança de aparelhos eletrônicos
  • Segurança contra acidentes
  • Segurança para ambientes industriais que não podem sofrer com quedas de energia

Outro método utilizado para a distribuição de energia é o banco de capacitores automáticos, que tem a função de corrigir a potência das instalações elétricas do local automaticamente.

Ele tem um controlador de fator de potência que liga ou desliga todo esse sistema de forma autônoma. Possui alguns estágios em um banco que possui todos o capacitores necessários para este trabalho e conta também com disjuntores e fusíveis para maior proteção.

Ele ajuda no quesito do capacitor do circuito geral e também em locais que possuem cargas reativas, como motores e indutores, que tem um denso circuito de energia armazenada.

Sua vantagem se resume em redução de consumo de energia e também moderniza o local, pois é um controle de energia mais refinado que os outros. Ele reduz potências, produz uma energia limpa e evitar maiores acidentes.

Conclusão

Como foi possível ver, para que outros maquinários funcionem, há um universo por trás disso. É necessária a aplicação de diversos métodos de redução e renovação de energia para que o funcionamento do restante dos materiais possa rodar de forma tranquila.

Com isso, é possível ter uma indústria segura e que se preocupa não só com seus equipamentos, mas com a segurança de todos os seus funcionários.