Conheça os detalhes de confecção dos tubos amplamente utilizados no âmbito industrial. Dentro de todo o espectro da indústria, a utilização do aço é larga.

Ele é empregado em diversas funções e é aplicado nos mais variados setores. Dentre esses fins, ele está muito presente na concepção de tubulações que constituem indústrias alimentícias, químicas, refinarias de petróleo e outras mais.

Na extensa maioria dos casos, a existência desses sistemas de tubulação se dão para o fim da ocorrência da distribuição de gases, vapores, óleos, lubrificantes e outros itens líquidos ou gasosos que são importantes para a realização de serviços diversos dentro da indústria.

Neste texto, abordaremos um pouco de como se dá a fabricação desses tubos e os materiais utilizados para tal. Então, continue com sua leitura, e venha conhecer mais sobre os pormenores deste assunto.

A fabricação de tubos de aço

Primeiramente, antes de tratarmos sobre a fabricação do Tubo de aço carbono, deve-se saber que  estes são divididos em dois grupos distintos, diferenciados pela forma como se dão seus respectivos processos de confecção e as aplicações finais de cada um deles. São eles: sem costura e com costura. Vamos entender um pouco melhor sobre cada um.

O chamado tubo sem costura, tem sua aplicação em componentes de transmissão e cilindros hidráulicos, naqueles serviços e funções onde não pode haver solda, como nos casos de oleodutos e outras ferramentas de perfuração. Em sua fabricação, o processo se dá por três etapas: laminação, extrusão e fundição.

Laminação

Esse processo se dá naqueles tubos feitos de aço-carbono, aço-liga e/ou aço inox. Há diversos processos por laminação, sendo o principal deles o Mannesmann, que é realizado a partir de uma barra circular maciça de aço, que é empurrada por dois cilindros oblíquos, estes que giram e se deslocam contra um madril. Neste processo se produz o chamado tubo bruto.

Extrusão

No processo de concepção de tubos por meio do método de extrusão, a peça é impulsionada contra a matriz que faz a conformação. A parte que ainda não foi prensada fica contida em um tipo de recipiente ou cilindro.

Neste processo, há a possibilidade da realização a frio ou a quente. Isso depende muito da flexibilidade da chapa de aço, mas se combinado com operações de forjamento, da-se o nome de extrusão fria.

Fundição

Logicamente, nesse processo são confeccionados aqueles tubos de ferro fundido e de aços não-forjáveis. Além destes, também são realizados pelo processo de fundição os materiais não metálicos, como:

  • Concreto;

  • Cimento-amianto;

  • Borrachas;

  • Barro e outros mais.

Neste processo, o material constituinte do tubo é despejado em um estado líquido em moldes específicos antes da ocorrência da solidificação.

No caso dos tubos com costura, a fabricação acontece por meio de soldas e possuem duas formas de aplicação: a longitudinal e espiral.

O processo longitudinal é o mais utilizado no âmbito industrial, e é confeccionado ao longo de uma geratriz do tubo. No modo espiral de soldagem, a matéria-prima é uma bobina, para qualquer tubos de qualquer dimensão.

Rebitadeira pneumática

Para a montagem dos sistemas de tubos de aço, uma das ferramentas largamente utilizadas é a Rebitadeira pneumática.

Ela tem seu uso aplicado na fixação de rebites de alumínio ou inox, naqueles serviços mais pesados na indústria que necessitam dessa resistência na fixação de peças e materiais.

Amplamente utilizado no espectro industrial das metalúrgicas e montadoras de máquinas e luminárias.

Nesses serviços, devido ao grau de seriedade que trazem, necessitam de fixação máxima em seus itens, por isso, o rebite inox necessita de alta resistência.

Oxicorte

Para a realização de corte em chapas de aço, inclusive na concepção de tubos, esse equipamento é altamente utilizado, sendo o mais popular para processos manuais.

Ele é composto de válvulas de regulagem de gases por meio de uma alavanca que abre a injeção do oxigênio de corte. De acordo com a espessura de corte, é escolhido o bico mais adequado e a pressão é devidamente ajustada para tal.

oxicorte é um equipamento leve e simples, que permite a automatização do processo de corte. Sendo um material portátil e compacto. É altamente recomendável para a realização de serviços relacionados ao corte de chapas.

Enfim, esse foi um pouco do mundo dos tubos de aço. Como são fabricados e os materiais relacionados a sua aplicação.