Tubos de aço são essenciais para as atividades industriais, principalmente no ramo metal-mecânico e, comumente, são empregados na construção civil, em estruturas como tubulações de esgoto ou na condução de gás natural.

Em comparação com as estruturas em ferro, pode-se dizer que o aço confere mais flexibilidade, possibilitando a moldagem das estruturas, essencial para a maioria dos processos de fabricação.

Igualmente importantes, as barras de aço têm funções e fabricação parecidas às empregadas nos tubos.

Entretanto, é preciso destacar a diferença entre as opções de tubos de aço disponíveis no mercado, já que eles podem ser de dois tipos, com ou sem costura.

A grande diferença é com relação ao processo de fabricação, sendo que a atenção às normas de segurança são fundamentais para a escolha entre eles, de acordo com o projeto.

Tubo de aço com costura

O tubo com costura é um elemento fabricado a partir da soldagem de chapas de metal, com a união de extremidades. Isso acontece graças ao processo de Soldagem por Resistência Elétrica, em que o calor dos instrumentos específicos de solda possibilitam a criação de tubos com diversas espessuras, metragens e diâmetros.

Trata-se da categoria de tubo mais popular, devido ao fato de ser mais acessível, facilmente encontrado para venda à pronta entrega. O produto é considerado vantajoso financeiramente e também pela logística.

Além disso, o modelo costuma ser mais vantajoso financeiramente. Outro benefício é a facilidade de higienização, já que a limpeza deste tipo de tubo pode ser considerada mais simples.

Utilidade dos tubos com costura

Os tubos fabricados com a costura de chapa de aço geralmente são empregados para o deslocamento de sustâncias líquidas, gasosas e pastosas. Por isso se fazem presentes em redes de água, esgoto e em instalações hidráulicas.

Um exemplo são as tubulações que compõem sistemas de combate a incêndios em prédios e indústrias, além das próprias instalações industriais e linhas de montagem.

Dentre os principais setores da indústria que utilizam tubos com costura é possível citar:

  • A indústria agrícola, principalmente a açucareira;
  • A indústria de automóveis;
  • Indústrias voltadas para a fabricação de móveis;
  • Composição de produtos, peças, máquinas e equipamentos;
  • Indústrias de produtos de manutenção.

Tubo de aço sem costura

Por sua vez, a fabricação do tubo sem costura não é originada de chapa, mas sim de cilindro de aço, que passa por aquecimento e perfuração, adquirindo o aspecto oco.

A estrutura não é soldada, portanto, o que a torna perfeita para a canalização de materiais em alta pressão. Por isso, esse tipo de tubo costuma ser mais empregado em projetos ou peças que exijam maior confiabilidade.

A aplicação de óleo sob pressão ou até mesmo de vapor para a geração de grandes esforços, como ocorre em pistões hidráulicos e caldeiras, são exemplos de aplicação dos tubos com superfície lisa.

Portanto, dentre as maiores vantagens do uso de tubo sem costura é possível citar: a alta resistência das estruturas; a grande flexibilidade, que permite a conformação de acordo com a necessidade de aplicação e a maior precisão que ele garante aos processos.

Alguns exemplos de setores que utilizam o tubo de aço sem solda são:

  • Refinarias de petróleo e gás;
  • O setor industrial naval;
  • O setor da construção civil;
  • Produção de estruturas para edificações;
  • E a indústria mecânica.

Barra de aço redonda

Por sua vez, a barra redonda aço carbono é produzida de duas formas, laminada ou trefilada. Na primeira maneira de produção, diversas camadas do material metálico são confeccionadas e unidas, compondo a barra.

Já na segunda, o metal é torcido em uma máquina chamada trefila, reduzindo a largura e aumentando a extensão.

Geralmente, as chapas utilizadas para a fabricação têm 2% de carbono em sua constituição, o que confere rigidez extra contra corrosões e desgastes, principalmente os causados pelos fatores externos, com o sol ou a chuva.

Assim como tubos com e sem costura, as barras são utilizadas em diversos setores industriais. Alguns exemplos são os fabricantes de portões, grades, ferramentas e equipamentos, válvulas, eixos e peças que devem passar pelo forjamento.

Atualmente, é possível encontrar facilmente no mercado uma diversidade de fornecedores de materiais metálicos como tubos, barras e chapas. Entretanto, vale a pena destacar que o desempenho do material está diretamente relacionado à sua qualidade.

Isso aponta para o fato de que é fundamental procurar bons fornecedores e contratar uma empresa especializada e com experiência de mercado, que ofereça a garantia dos produtos e consultoria em projetos.