A injeção de plásticos é o processo industrial relacionado à fundição do polímero que constitui peças plásticas e molde na forma adequada para a fabricação de variados tipos de objetos.

Para isso, os processos industriais incluem o aquecimento da matéria-prima, injeção no molde e posterior resfriamento. O ciclo completo pode ser dividido em basicamente quatro etapas:

  • O fechamento do molde;
  • Injeção do material fundido no molde;
  • Recalque e resfriamento da peça;
  • Abertura do molde e extração da peça.

A maquina injetora é o maquinário utilizado para preencher o molde com o uso de um funil, dando a forma do produto. Vale a pena ressaltar que as operações no maquinário envolvem conhecimentos técnicos e específicos e, por isso, demandam mão de obra qualificada.

A contratação de boas empresas e profissionais para os processos de injeção de plásticos, portanto, é fundamental para a qualidade do projeto, que envolve a fabricação de moldes e a consequente confecção de objetos que cumpram os seus objetivos como produtos.

Atualmente, é alta a demanda pela fabricação de objetos e utensílios plásticos, úteis para diversos segmentos, desde os produtos em si até as embalagens utilizadas por motivos logísticos e de proteção.

Ao mesmo tempo, o significativo avanço das tecnologias possibilita processos mais eficientes, resultando em mais qualidade para as produções.

Ao automatizar os processos, diminuindo a interferência humana, também tem-se uma importante diminuição de acidentes de trabalho, com melhoras nas condições ambientais das fábricas.

O que é a máquina injetora?

Além de possibilitar a fabricação de objetos com o preenchimento do molde, a máquina injetora tem outras funções, como ativar componentes elétricos hidráulicos ou pneumáticos do molde, converter o polímero do estado sólido para um ponto de fusão específico, injetar o plástico dentro do molde, converter o material no produto, etc.

Nas empresas de plásticos, a projeção do molde de injeção deve levar em conta o modelo do equipamento, ambos devem ter dimensões específicas para a operação em conjunto.

Há diversos tipos de máquinas, projetadas para a fabricação de uma grande variedade de peças, levando em conta características como o peso e as dimensões do produto.

A maioria dos maquinários injeta apenas um tipo e cor de plástico por vez. Porém, há possibilidade de injeção “bicolor” ou “multicolor”, bastante utilizadas para a fabricação de injetados copos long drink, por exemplo. Esses maquinários injetam simultaneamente dois ou mais tipos de plástico para a fabricação de produtos em série.

Como são feitos os moldes para injetora?

Os moldes são peças extremamente importantes no processo de fabricação por injeção plástica, porque representa uma vantagem econômica, uma vez que possibilita a criação de numerosas peças.

Os moldes atendem à demanda de produção de diversos tipos de objetos, como brinquedos, utensílios domésticos e até faróis de carro, entre outras peças presentes no cotidiano.

Pode-se dizer que os moldes são fundamentais para a operação da máquina injetora e fabricação é bastante vantajosa para os empreendedores.

Eles são projetados e fabricados de acordo com a necessidade da utilização do produto final, garantindo peças com a durabilidade e resistência adequada para cada uso.

Os moldes geralmente são feitos por empresas especializadas, principalmente os que são utilizados para a confecção de embalagens alimentícias, por exemplo.

Antes da fabricação do molde, são realizados estudos e desenhos das peças a serem concebidas. A contribuição de um bom projetista é fundamental para a produção dos moldes, que resulta em boas peças como produtos finais.

Benefícios da máquina injetora

Ao possibilitar à indústria a fabricação de produtos com menor interferência manual, diminuindo falhas, o resultado do uso do equipamento resulta em mais produtividade nas manufaturas.

Um dos benefícios oferecidos pelos serviços de empresas de injeção plástica é o fato de que o processo tem um ótimo custo-benefício.

O investimento em um molde possibilita a reprodução de inúmeras peças de maneira profissional, com ótimo acabamento.

Outra vantagem é o fato de que o processo permite a criação de protótipos de maneira rápida e fácil, auxiliando o desenvolvimento de produtos.

Desta forma, tem-se economia de tempo e melhora na qualidade do projeto das peças.

Portanto, trata-se de uma forma eficiente de produzir uma ampla variedade de produtos, como taças de acrilico, por exemplo, com qualidade, rapidez e produtividade, representando mais crescimento para o setor industrial.