Manter alguma coisa é o ato de fazer com que essa determinada coisa tenha um período maior de durabilidade. Precisamos fazer a manutenção de praticamente tudo, como a manutenção da nossa casa, dos aparelhos domésticos e inclusive a manutenção industrial.

Não à toa, consultamos diariamente o médico, a fim de mantermos nossa saúde. O nosso objetivo é falar sobre a manutenção da indústria, quais os benefícios em se fazer essa manutenção e a importância desse processo.

Bem como a importância e necessidade das indústrias diminuírem fatores que agridem o meio ambiente e favorecem a preservação do mesmo.

Também falaremos da importância da manutenção estrutural da indústria, dando dicas preciosas e ideias como a utilização da pintura eletrostática a pó SP que podem te ajudar.

Um pouco mais sobre essa manutenção

Existem diversos tipos de manutenção industrial, no entanto, existem três que são mais conhecidos: a manutenção corretiva, preventiva e preditiva, que servem para o conserto de algum equipamento quando ele apresenta alguma falha.

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva trabalha com duas vertentes: a manutenção corretiva não planejada, que deve ser evitada, uma vez que causa transtornos para a produção.

A manutenção corretiva planejada, que é inevitável, mas quando esse tipo de manutenção é muito utilizado, deve ser feita uma análise mais aprofundada dos equipamentos e fazer um planejamento mais detalhado do tipo de manutenção.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é quando a manutenção é feita para evitar que os equipamentos sejam danificados, evitando as paradas súbitas na produção.

Quando essa manutenção é feita com qualidade, a manutenção corretiva é quase que desnecessária, o que é bastante vantajoso.

Os tipos de frequência, a limpeza de equipamentos ou até os apertos nos parafusos podem contar como uma manutenção preventiva. A vantagem dessa manutenção está alinhada com uma maior vida útil do equipamento.

Bem como a manutenção da pintura e a limpeza de fachada, quesitos muito importantes da indústria.

Manutenção preditiva

Por fim, há a manutenção preditiva, que consiste na análise e monitoramento para detectar se a máquina apresenta algum desgaste ou sintomas de uma provável falha.

Quando utilizada de forma adequada, a manutenção preditiva pode detectar o problema logo no início.

O custo da manutenção preditiva é mais elevado, devido ao fato dela precisar de equipamentos para análises e profissionais qualificados.

No entanto, prevenir problemas maiores e prejuízos é muito melhor do que ser negligente e não querer investir em algo necessário e útil, como a manutenção dos equipamentos. Além também, por exemplo, negligenciar o alpinismo industrial e não se beneficiar com esse tipo de tecnologia.

É extremamente necessário saber que a manutenção nas indústrias não é apenas consertar o que está danificado, a manutenção industrial é imprescindível tanto para a qualidade do serviço prestado pela indústria, como para a segurança dos funcionários, além de diversos outros motivos.

A manutenção vai variar conforme a criticidade do equipamento, e por criticidade entende-se o quanto que determinado equipamento é importante para a produção.

Essa classificação se dá na ordem A, B e C. Sendo que os equipamentos com criticidade A são os mais importantes para a qualidade da produção e funcionamento geral.

Dito isso, é muito óbvio que a manutenção industrial é completamente necessária, mas a manutenção estrutural da indústria é também imprescindível.

Afinal de contas, não existe sentido em manter equipamentos, investir em serviços para a manutenção, investir em funcionários, se a estrutura industrial deixa a desejar.

Por este motivo, deve-se investir também em serviços de manutenção estrutural.

Outro tipo de manutenção imprescindível

Uma dica muito útil é a utilização da tinta epoxi. Uma vez que ela é muito conhecida e usada no mercado, além de ser de rápida aplicação.

Sua utilização proporciona alta resistência suportando fluxo intenso de maquinários e pessoas em pisos industriais, tendo como benefícios:

  • Alta resistência à umidade e produtos químicos;
  • Alta durabilidade;
  • Ótima aderência aos tipos de superfícies;
  • Facilidade na manutenção e na limpeza;
  • Ótimo custo benefício.

Dessa maneira, é bastante importante optar por bons profissionais na hora de efetuar a manutenção estrutural. É interessante pesquisar empresas de pintura industrial SP antes de contratar o serviço.

Sempre tendo em vista a melhoria do ambiente, tanto estrutural, que é o ponto mais importante, como a melhoria visual e estética.

Nunca é demais investir em manutenções, seja o tipo que for. É melhor, neste caso, pecar pelo exagero do que pela falta.

Tanto a manutenção de equipamentos, como a manutenção estrutural da indústria se configuram como fundamentais em qualquer segmento. Invista e evite transtornos.