Muitas tarefas realizadas em um chão de fábrica devem contar com medidas exatas, tanto na fabricação de produtos e equipamentos, que serão destinados ao consumidor final, quanto na pressão exercida pelas máquinas, sobre a matéria-prima que será trabalhada e transformada em um produto.

O ambiente de trabalho também deve atender condições para os funcionários, com temperaturas confortáveis, e a vestimenta deve ser de acordo com o trabalho a ser realizado, com a disponibilidade de equipamentos de proteção individual para todos os trabalhadores.

Exercendo tarefas em máquinas pesadas, ou então em condições que apresentem algum tipo de perigo, e que pode ser evitado, com o uso de capacetes de segurança, óculos de proteção ocular, luvas para as mãos e botas confortáveis, com solado especial antiderrapante, e que suportem pesos, em caso de acidentes.

Ambiente de trabalho eficaz

Para verificar as condições específicas de trabalho, uma equipe de segurança deve fazer parte do quadro de funcionários, e se certificarem, por meio de observações e com o uso de instrumentos de medição, se tudo está de acordo com as normas de regulamentação e segurança.

Tudo conforme estipulado pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, e conselhos de trabalho de cada setor profissional, e entidades de classe, como associações e sindicatos trabalhistas.

Em um galpão industrial, diversos pontos de referência devem ser observados, como iluminação eficiente e passagens de ar, evitando ambientes mal iluminados e que permitem o acúmulo de gases dentro de um espaço fechado.

A temperatura ambiente também deve ser verificada, por meio de um termômetro de globo digital, para que os funcionários não trabalhem em um local quente ou frio demais.

A temperatura deve ser ideal para todos, com a possibilidade de instalação de exaustores de ar, climatizadores e ventiladores, quando houver a possibilidade, para que todos possam trabalhar de maneira mais eficiente e com qualidade de vida profissional.

Além de atender às normas de segurança do trabalho, um espaço devidamente organizado e livre de incapacitações técnicas, permite aos funcionários trabalhar com maior disponibilidade, trazendo ainda outros benefícios, como:

  • Produtos com mais qualidade e menos falhas;
  • Menor número de problemas, e maior pró-atividade;
  • Realização profissional e engajamento em equipe;
  • Espaço organizacional mais eficiente.

Com a área de produção devidamente funcional para o trabalhador, as empresas tendem a visualizar um aumento na qualidade de produção, e equipes trabalhando com maior dedicação e envolvimento no dia a dia, da captação da matéria-prima, ao setor de logística, para o abastecimento do mercado consumidor.

Digitalização facilita medição

Para que o ambiente de trabalho seja eficiente, de forma constante e com qualidade, as empresas devem fornecer equipamentos de trabalho que atendem a especificações técnicas, e que acompanhem a aplicação de tecnologias já presentes em outros modelos de negócios, e que já estão à disposição em ferramentas industriais.

Estes instrumentos se dividem em diversos setores, desde a parte funcional elétrica, até a matéria-prima utilizada na linha de produção.

As máquinas também devem estar preparadas para realizar as funções às quais são desenvolvidas, ajustadas de acordo com as especificações técnicas.

Por isso, a equipe de manutenção deve estar sempre presente, verificando por meio de um torquimetro industrial se as porcas e parafusos estão devidamente ajustados.

A alimentação elétrica também deve atender especificações técnicas, conforme a capacidade dos maquinários utilizados na indústria.

Neste setor, a disponibilidade de profissionais técnicos deve ser constante, verificando todo o sistema elétrico, tanto nas tomadas quanto na iluminação em geral.

Para isso, o uso de um multímetro digital é muito útil, pois ele apresentará, com precisão, qual a tensão elétrica, assim como a resistência e a passagem de corrente, nos terminais e em toda a rede elétrica disponível.

Medições milimétricas garantem qualidade

Muitos sistemas de eletricidade e de abastecimento de água precisam contar com encanamentos com medições precisas.

Desta forma, os profissionais que trabalham na área de instalação de equipamentos precisam garantir os tamanhos ideais de cada sistema, utilizando o paquímetro digital na verificação do diâmetro dos encanamentos que serão disponibilizados para os diferentes ambientes de uma indústria.

Esta precisão garante a eficiência dos fios elétricos que serão instalados, em um sistema de eletricidade, para máquinas, tomadas e interruptores, conforme as especificações técnicas de cada uma.

Para a verificação de outros tipos de materiais, como a transformação da matéria prima em um produto finalizado, a medida adotada em um molde deve seguir para a linha de produção de maneira correta, que pode ser visualizada por meio de um paquímetro com relógio, conforme a resolução aplicada no projeto inicial.

Com a disponibilidade destas ferramentas atualizadas, os trabalhos se tornam mais precisos, entregando produtos com mais qualidade e um ambiente de trabalho mais eficiente e organizado.