As empresas que prestam serviços de usinagem, descendem de tempos bem remotos e atualmente, são parte fundamental em diversas áreas.

Dentre elas, podemos destacar a engenharia industrial e a automotiva. Por isso, podem demandar uma clientela cada vez maior e fidelizada, principalmente se o serviço for de qualidade.

O torneiro deverá ter em mente o tamanho do negócio, que pretende abrir e saber quantos clientes poderá atender.

Seja em escala de montagem industrial em SP, seja para a usinagem de peças para automóveis em baixa escala, o torno será o instrumental principal deste ofício.

Os tornos são capazes de produzir peças, como parafusos, roscas, eixos, entre outras e para entender como funcionam, vamos citar as mais utilizadas.

Como o torno funciona?

Estas máquinas, podem executar também serviços de retífica, plaina e até furadeira, além de outras, o que demonstra que clientes não irão faltar.

Pois, a procura por estabelecimentos como oficinas mecânicas, por exemplo, será sempre indispensável para a manutenção de automóveis e caminhões.

São diversos os tipos de tornos mecânicos, no qual podemos destacar os seguintes:

  • Horizontais;
  • Revolver;
  • Copiadores;
  • De placas;
  • Verticais;
  • De produção ou corte;
  • Automáticos, entre outros.

Dos tipos disponíveis, o torno mecanico pode atender na fabricação de peças de metal, plástico e até madeira, através da usinagem destes materiais.

Sendo assim, se definem através da ação do corte e molde do material para produzir o objeto desejado, passando por todas as fases até o acabamento, processo chamado de torneação.

O profissional deverá organizar e preparar o torno durante o processo de usinagem, além de monitorar o controle dos parâmetros de produção e da qualidade da peça final.

Deverá também, conhecer e dominar sobre o assunto, assim como outros tipos de torno, como o torno mecanico de bancada, por exemplo.

Por isso, é importante a formação específica para atuar na empresa. O torno automático, possui unidades alimentadas sob o gerenciamento.

Feito através de um painel de computador e faz o torneamento automático das peças, conforme cada comando programado. Geralmente, são utilizados para produzir peças de metal.

Como parafusos e brocas, além de uma infinidade de outras peças. Seu formato comum, vem com 6 eixos e possibilita o corte de seis pedaços de metal ao mesmo tempo.

Basta colocar o metal, inserir os comandos e a máquina inicia e conclui a produção, automaticamente. O torno cnc (Comando Numérico Computadorizado), integra o antigo torno mecânico aos comandos digitais.

Abrindo com isso, a comunicação do computador com a máquina executora, no qual uma peça projetada em um desenho saia pronta na estação de usinagem.

O comando numérico, é um conjunto de instruções pré-preparadas que quando codificadas, fazem com que a máquina execute as instruções com total precisão e qualidade.

Dentre as suas principais vantagens, podemos citar as seguintes:

  • Produz as peças em curto tempo;
  • Precisão exata;
  • Aumenta a produtividade;
  • Cria peças mais complexas e variadas.

O conhecimento e especialização, é fundamental para que mantenha a qualidade na entrega do seu produto e possa cada vez, mais atrair clientes para a sua empresa.

Aumentando a lucratividade do seu negócio, expandindo-o. O próximo passo, é cuidar da burocracia para abrir a sua empresa.

Como abrir uma empresa especializada em usinagem?

Ao decidir por abrir uma corporação que presta serviços de torno e fresa, procure um contador para iniciar todo o processo de abertura e legalização da sua empresa.

Criar um Plano de Negócio, encontrar o melhor local, abrir um CNPJ, obter as devidas licenças de funcionamento da prefeitura e Corpo de Bombeiros.

Bem como, contratar funcionários, materiais e máquinas, tudo deve estar bem descrito, bem como, todo o planejamento financeiro da sua empresa.

Pense que a maior parte do investimento inicial da sua empresa, será empregada na compra do torno. O mecânico, por exemplo, custa em média R$ 30 mil reais.

Uma boa alternativa, é buscar por equipamentos usados, que estejam em bom estado. Por serem muito eficazes, os tornos requerem muito cuidado no seu manuseio.

Além de excelente olho clínico e acompanhamento, para aplicar a devida manutenção. Eles também podem causar acidentes, se tiverem com o funcionamento comprometido.

Por isso, fique atento também às normas e regras de segurança, assim pode pesquisar melhor sobre equipamentos de segurança e prevenção de acidentes.

A sugestão é para que os funcionários usem macacões ou qualquer tipo que não exponha fios soltos ou mangas, além de luvas ou qualquer outro objeto que possa ser facilmente preso a máquina.

Procure também formas de divulgar a sua empresa e prospere com esse negócio que tende a expandir muito nos próximos anos.