As fábricas e indústrias dos mais variados segmentos utilizam uma série de sistemas diferentes para o funcionamento dos maquinários responsáveis pelas produções. Dentre eles, estão os sistemas hidráulico e pneumático.

Apesar de os termos serem semelhantes, os sistemas têm diferenças fundamentais entre si.

O sistema hidráulico está diretamente ligado ao uso de fluidos pressurizados para a execução de tarefas mecânicas. Trata-se de um sistema muito empregado em turbinas e barragens. Nas indústrias, são encontrados em prensas, funil de cargas, cilindros e outros equipamentos.

Já a pneumática se faz presente em obras de mineração e construção em geral, principalmente.

No entanto, dispositivos pneumáticos são frequentemente empregados para diversos fins, como na odontologia, por exemplo.

Eles também estão presentes nos freios, compressores de ar, motores de ar comprimido, martelos de pressão, bombas à vácuo, entre outros equipamentos mecânicos bastante comuns.

Como consequência também se destacam estruturas como tubulações, mangueiras e conexões, que atendem a ambos os sistemas, proporcionando segurança e fluidez nos processos.

Destacam-se as conexões, que podem ser encontradas em diversos tipos e formatos, dependendo da utilização da peça.

Aos empreendedores, cabe a compreensão sobre a importância e o funcionamento de cada um dos sistemas, assim como dos elementos e componentes envolvidos.

Cabe destacar neste ponto que a informação é fundamental para o sucesso da montagem industrial.

O que é o sistema hidráulico industrial?

A hidraulica está relacionada às leis e comportamentos da água ou diferentes tipos de fluidos. Portanto, o sistema hidráulico envolve o uso de fluidos sob pressão para a movimentação dos equipamentos industriais.

Esse tipo de processo depende da utilização de óleo, que está sempre sujeito a vazamentos, um dos contratempos gerados pelo sistema.

As válvulas, responsáveis pelo direcionamento do fluxo do líquido e óleo também podem ter um custo alto para troca ou reparo.

Entretanto, a vantagem dos sistemas hidráulicos é a possibilidade de uma performance estável e constante, com força em diferentes níveis de velocidade, mesmo durante longos tempos de operação.

O que é o sistema pneumático industrial?

A pneumatica utiliza o ar comprimido para impulsionar o funcionamento dos equipamentos, ao invés de fluidos como a hidráulica. O termo está relacionado aos movimentos e fenômenos característicos dos gases.

Um dos benefícios do sistema é que os equipamentos têm acionamento rápido, que também é capaz de alcançar com facilidade altas velocidades, como é o caso de equipamentos como uma rebitadeira pneumática preço com boa relação custo-benefício.

A manutenção dos maquinários costuma ser fácil e de baixo custo. Também destaca-se o fato de que o ar, fundamental para o funcionamento dos sistemas, é uma matéria abundante na atmosfera.

Portanto, pode-se dizer que os sistemas são bastante acessíveis.

Por outro lado, sistemas empregados em maquinários como o cilindro pneumático podem ter a ocorrência de vibrações. Isso tende a acontecer justamente devido ao uso do ar comprimido, que pode limitar a aplicação em determinadas situações.

Além disso, a força exercida pelo sistema pode ser menor, se comparada a um sistema hidráulico. Mas isso não significa que ele seja inferior, mas sim que eles são aplicados em situações distintas ou, ainda, de forma complementar.

Conexões hidráulicas e pneumáticas

Uma conexão é uma peça que pode ser considerada integrante de sistemas de “processos críticos”. O equipamento é responsável pelo ligamento de tubos e mangueiras nos aparelhos hidráulicos ou pneumáticos.

De uma maneira geral, pode-se dizer que a função das conexões é a união de duas vias de tubos ou mangueiras, promovendo a vedação necessária ao sistema.

As conexões estão disponíveis no mercado com uma infinidade de modelos, principalmente por conta da amplitude de aplicações e funções das peças.

A única diferença entre elas é a condução de líquido no sistema hidráulico e de gás no sistema pneumático.

Com relação aos principais modelos, é possível citar:

  • Conexão engate rápido pneumático ou hidráulico;
  • Conexão rápida com grampo;
  • Conexão rápida resistente a faíscas;
  • Conexões rápidas com funcionalidade básica.

Dependendo de cada aplicação, a composição das peças pode conter aço carbono, aço inox, latão, entre outros materiais.

É válido ressaltar a importância de investir em peças de qualidade, com boa procedência e resistência, principalmente nos sistemas que demandam maior vedação, em que são maiores as chances de ocorrerem vazamentos.

Além disso, é fundamental que os empreendedores contem com a consultoria e mão de obra de profissionais especializados, contribuindo com a realização de diagnósticos e elaborando as melhores soluções para o benefício dos negócios.