O uso de sistemas e aparelhos que utilizam a eletricidade é uma grande necessidade que as pessoas possuem todos os dias, seja no ambiente de trabalho, residência ou em outros espaços, pois, sem este bem, não há como realizar nenhum tipo de atividade.

As instalações de componentes elétricos é um processo realizado com frequência por empresas de redes de distribuição ou por eletricistas autônomos que prestam serviços para companhias, estabelecimentos comerciais ou residências.

O trabalho relacionado a rede elétrica deve ser feito apenas por um profissional com experiência na área elétrica para evitar acidentes graves, que podem levar a pessoa a óbito.

A importância da utilização de cabos

Os cabos são frequentemente usados nos serviços elétricos, em todos os andares de um edifício e ambientes de uma casa ou espaço comercial, para garantir a segurança da parte elétrica no local, pois uma instalação de má qualidade prejudica o funcionamento da eletricidade e pode oferecer riscos às pessoas.

É muito importante escolher, no momento da aquisição, cabos com boa procedência e certificações, pois isso garante que o produto passou por uma série de testes de segurança e obteve aprovação, mostrando que é o melhor do mercado.

Seguir as regras e determinações que a legislação em vigor no Brasil pede é outro fator que proporciona um serviço de excelência, mantendo o bem-estar de pessoas e do patrimônio.

As regras e diretrizes a serem seguidas são determinadas pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial) e a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Os produtos com selos destes dois órgãos mostram que o fabricante é comprometido com as regras e qualidade.

A coloração dos fios e cabos precisa ser considerada na hora da compra, porque a diversidade de cores facilita no momento de fazer a manutenção nos sistemas elétricos.

Cabos de uma única cor podem confundir o eletricista que não tenha amplo conhecimento em sistemas elétricos. Desse modo, os fios fase, neutro e terra possuem cores que são determinadas pela ABNT, facilitando a identificação.

No mercado existem muitos tipos de cabos que podem ser usados nas instalações elétricas, de acordo com a necessidade do espaço, para garantir qualidade e segurança no momento do serviço e depois, possuindo uma ótima durabilidade, necessitando apenas de alguma manutenção para evitar problemas.

Tipos de cabos

O cabo blindado para encoder, por exemplo, é essencial no processo de alimentação e transmissão de energia para diversos sistemas.

As opções que possuem uma blindagem especial, com a capacidade de não interferência de fatores externos em relação ao funcionamento e transmissão que os cabos operam. De modo geral, possuem várias finalidades e podem ser usados nas instalações industriais, empresariais e residenciais.

Um cabo coaxial para cftv é produzido para a transmissão de sinais para um sistema e, ao mesmo tempo, garante a proteção contra interferência externa. O modelo coaxial para cftv possui:

  • Condutor;
  • Malha;
  • Dielétrico;
  • Capa.

Esse cabo pode ser usado na instalação de uma camera de monitoramento, garantindo maior qualidade para a transmissão de sinais.

Além disso, esse equipamento pode ser instalado em vários locais, desde residências até empresas e estabelecimentos comerciais para proteger o espaço contra pessoas que possam oferecer perigo ou ações suspeitas para o ambiente.

Outro aparelho que ajuda nesse tipo de cuidado e promove segurança é o interfone com camera, que usa cabos enconder ou cftv para potencializar a eficiência do aparelho.

A instalação funciona da seguinte forma: o interfone é colocado na parte interna do ambiente e a câmera fica no ambiente externo, com a opção de ver as imagens em uma tela e assim ter seguridade desejada no local.

Os poços artesianos usam bombas submersas para fazer a ligação entre a eletricidade junto com as ligações com a água.

Para que isso aconteça é necessário usar um cabo chato para poço artesiano que oferece: dinamismo ao nível de água no poço, alto desempenho nas bombas, condições corretas para a saída de água, flexibilidade e resistência a umidade.

O cabo chato para poço artesiano é feito com cobre classe 4 e 6, que pode ser identificado pelos seus números ou cores

A utilização de cabos é essencial para o funcionamento de sistemas elétricos. Portanto, buscar estabelecimentos com produtos relacionados a eletricidade com qualidade e profissionais com experiência em instalações para conseguir realizar um serviço com segurança, praticidade e rapidez.