Em todo e qualquer processo industrial, é necessário utilizar equipamentos e ferramentas para desenvolver projetos e tarefas da profissão.

A máxima se aplica, também, a salões de beleza, barbearias, lojas de roupas, mercados, escritórios, oficinas e em muitos outros setores da economia.

No setor industrial, por exemplo, alguns equipamentos são essenciais, mas não muito conhecidos, como é o caso do alimentador de rosca. Você sabe para que ele serve? Não? Então acompanhe o texto até o final e conheça essa e muitas outras funcionalidades.

Começando pelo produto que já citamos, esse equipamento é utilizado para transferir matéria-prima de um equipamento para outro ou até mesmo para um silo. É muito utilizado na indústria de alimentos e são encontrados para venda em diferentes dimensões.

A indústria não é feita apenas de equipamentos grandes e robustos.

Você conhece a ferramentaria de precisão?

Alguns setores industriais necessitam de ferramentas mais sofisticadas, para que seja possível a realização tarefas precisas.

Por isso, a ferramentaria de precisão é muito utilizada em diferentes áreas, para criar moldes, dentre outras diversas utilizações.

Gravações a laser, polimento, desenvolvimento de softwares e outros serviços se enquadram nesta divisão.

A soldagem é um dos processos mais utilizados na indústria de construção civil, automotiva, entre outras. Para isso, o ferro de solda é geralmente utilizado.

Lógico que para cada tipo de uso, existem ferros de solda com tamanhos e capacidades diferentes, mas o mercado tem abraçado cada vez mais o uso de um novo componente: o eletrodo para solda.

Estes componentes estão disponíveis em três tipos: de baixa, média e alta penetração. Para escolher o que mais irá atendê-lo, basta saber qual máquina de solda será utilizada para realizar a função e qual sua capacidade de amperagem.

Tipos de eletrodo encontrados no mercado

Entretanto, existem alguns tipos diferentes de eletrodos que podem ser encontrados no mercado. São eles:

1. Peculiar ou fino

Os eletrodos peculiares são os mais incomuns e tem espessuras menores do que 10% do diâmetro da alma e por conta disso requerem menor intensidade de corrente para ser fundido.

2. Semi-espesso

O revestimento semi-espesso é aquele cuja faixa de espessura encontra-se entre 10 a 20% do diâmetro da alma.

Sua fusão requer um valor de corrente, ligeiramente, superior ao tipo peculiar ou fino. A cratera formada por este eletrodo é a menor de todos os tipos.

3. Espesso

Os eletrodos espessos são definidos como tendo uma faixa de espessura do revestimento de aproximadamente 20 a 40% do diâmetro da alma. Sua fusão precisa de um valor elevado de corrente e a cratera produzida pode ser definida como média.

4. Muito Espesso

Esta classificação de eletrodos engloba os revestimentos em que a faixa de espessura do revestimento é maior que 40% do diâmetro da alma. Requer as maiores intensidades de corrente para ser fundido e apresenta uma cratera profunda.

Os equipamentos usados no transporte de cargas

Esse é o caso da carreta bidirecional, que tem alta capacidade de carga e durabilidade. Por esse motivo, tal tipo de equipamento é muito indicado para o transporte de produtos pesados em pequenas distâncias.

As empilhadeiras também são outros tipos de equipamentos muito úteis para o transporte de cargas em pequenas distâncias e, também, de forma vertical, empilhando materiais.

Alguns tipos diferentes desse equipamento podem ser facilmente encontrados no mercado e os principais estão listados abaixo:

  • A empilhadeira manual – trabalha por meio da força humana, auxiliada por um sistema de polias e pneus;
  • A empilhadeira elétrica – funciona por meio de baterias, são versáteis e silenciosas;
  • A empilhadeira a combustão que podem ser: movidas a gás ou a diesel;
  • As empilhadeiras portuárias – equipamentos muito maiores e mais potentes, capazes de carregar e empilhar containers cheios.

Todos esses equipamentos e máquinas, por serem essenciais em diversos setores da indústria, são facilmente encontrados no mercado, em grande variedade de marcas e fabricantes. Pesquise o melhor custo-benefício para o seu negócio.