O polimento é realizado em diversos setores da indústria. Desde a era da pedra polida, o processo de polir uma superfície é feito com o objetivo principal de reativar ou gerar o brilho dessa área.

Atribuindo-lhe beleza estética externa. Entretanto, também pode realizar outras funções. Na área da metalurgia e da mecânica, por exemplo, esse procedimento pode auxiliar no acabamento das peças.

Isto ao efetuar a eliminação do acúmulo de material nas beiras das peças (as chamadas rebarbas), das partículas de resíduos em qualquer local da superfície e da correção de imperfeições da peça.

O uso de produtos específicos

A pasta para polir metais, como o próprio nome indica, tem a função de realizar esse procedimento em áreas fabricadas a partir do metal.

Serve para polir, ativando o brilho e para remover as manchas de estrutura e/ou peças com superfícies metálicas. Esse produto, que também é chamado de massa para polir, é encontrado no mercado em cores variadas.

Cada tonalidade indica a intensidade e qual a superfície ideal para a aplicação do produto. Os tipos do produto são encontrados nas cores: amarelo, azul, branco, cinza, verde, vermelho.

Os produtos de cores verde e branca, são indicados para quando o processo de polir for realizado pela primeira vez.

O branco para qualquer tipo de metal e o verde para adquirir melhor qualidade em metais mais robustos.

A pasta de polir de cor vermelha é indicada para o polimento final e também para superfícies de ouro. A pasta de polimento cinza, é indicada para superfícies de prata.

O produto de cor azul também é indicado, como o branco, para todos os tipos de metais. A massa de polimento de cor amarela, é indicada para metais não ferrosos.

Esse produto é produzido por meio de sais, de óxidos e de materiais abrasivos e pode ser utilizado em:

  • Aço Inoxidável;
  • Alumínio;
  • Ouro;
  • Prata;
  • Cromados;
  • Latão;
  • Cobre.

Além disso, o polimento das peças permite maior resistência ao desgaste gerado pelo uso recorrente do objeto de metal. Para o polimento outros tipos de superfície, o mercado também oferece outros tipos de produtos específicos.

A conservação de rochas na indústria

O granito é uma rocha natural, mas é ígnea, ou seja, sua formação se realiza ou resulta da ação do fogo ou do calor. Desta forma, apresenta características como, por exemplo, baixa porosidade.

Isto é, não absorve água, nem resíduos alimentares, nem odor e tem alta resistência contra manchas, lascas, quebras e risco.

Além disso, apresenta alta durabilidade quando é bem cuidado.

Um procedimento que tem capacidade de prolongar a sua vida útil, além de reativar sua beleza estética e externa, é o polimento.

Para polir granito, há um produto específico e que também pode ser utilizado em mármore e em outros tipos de pedra. O produto é uma pasta, que possui um aspecto de cera.

Quando ela é aplicada na superfície de granito, forma uma camada que, além de proporcionar brilho, torna-se uma capa de proteção do material.

Essa cera também pode ser aplicada para o polimento de pisos, mas é recomendado que nestas áreas, o serviço de polir seja realizado por profissionais especializados e técnicos nesse material.

Isso porque, se a cera de polimento for mal aplicada, poderá tornar o chão muito escorregadio e com alto risco de provocar acidentes. Geralmente, o mercado oferece esse produto em apenas duas cores: incolor e preta.

Sua versatilidade permite que a massa de polir granito, seja usada em chapas ou em peças já instaladas como, por exemplo, bancadas e mesas de ambientes internos e ambientes externos.

A pastilha de aço inox é uma usada para criar revestimento ou acabamentos em ambientes internos e externos. Geralmente, sua aplicação é feita em parede e bancada na área da cozinha.

Como o próprio nome indica, o aço inox não se oxida e não sofre corrosão facilmente, como ocorre com o ferro, por exemplo.

Isso ocorre em razão da presença da porcentagem de 18% de Cr (cromo) em sua constituição. Este material possibilita que o metal reaja com o oxigênio do ar.

E, ao formar uma fina e invisível camada de óxido de Cr (cromo), dificulta que o ferro sofra corrosão. É, portanto, responsável pela não formação de ferrugem nas superfícies metálicas (tornando-o, então, altamente impermeável).

A aplicação do níquel ao aço inox, proporciona ductilidade, isso quer dizer que permite que seja utilizado em sua superfície, além de oferecer resistência à altas temperaturas e soldabilidade, otimizando sua resistência geral.

Existem vários tipos desse aço e cada um é determinado para o uso específico. Portanto, por apresentar essas características, as pastilhas em aço inox são muito utilizadas.