Assim como os equipamentos hidráulicos são indispensáveis para a construção de sistemas específicos na indústria, dispositivos elétricos também são muito importantes. Um Quadro Elétrico Industrial, por exemplo, é uma peça chave para a distribuição adequada de energia em uma operação industrial.

Essencialmente, é neste quadro que se concentram as fontes de alimentação que alimentam a indústria e é por meio dele que a distribuição é feita para um maquinário funcionar.

Ou seja, é um item que realmente não pode faltar no planejamento elétrico industrial, pois é um dispositivo que funciona como o “cérebro” de uma empresa, neste sentido.

Além do quadro, outros elementos como a Placa de circuito impresso preço também são indispensáveis no setor.

Na prática, essa é uma peça que se encaixa no circuito de componentes eletrônicos e pode ser usada em diversos segmentos que possuem uma demanda mais tecnológica.

Quer saber mais detalhes sobre esses equipamentos e como eles funcionam na prática? Continue lendo este artigo e saiba mais detalhes.

Quadro Elétrico Industrial

Uma operação industrial não funciona sem a distribuição correta da energia para o maquinário industrial.

Neste cenário, itens como o Quadro Elétrico Industrial são fundamentais para garantir que o sistema funcione de forma adequada e que nenhum equipamento fique desligado.

Como o próprio nome sugere, o quadro é literalmente um quadro, que inclui todos os circuitos energéticos que alimenta a indústria. Ou seja, há peças para a parte de iluminação, tomadas, alarmes emergenciais e outras demandas.

Além de um interruptor de corte geral, esse quadro também conta com disjuntores e adaptações para a indústria.

Basicamente, o Quadro Elétrico industrial tem como função fazer a divisão das cargas elétricas e, assim, garantir uma instalação mais segura. Além disso, ele tem como proposta evitar as panes ou apagões na empresa.

Para não errar na hora de escolher esse elemento para sua indústria, uma dica muito válida é contar com um projeto especializado feito por um Eletricista.

Aliás, o projeto elétrico para as indústrias é uma exigência que toda edificação industrial deve cumprir, uma vez que as instalações elétricas precisam oferecer segurança para os colaboradores. É neste tipo de projeto que o profissional inclui estratégias e planos como:

  • Localização dos pontos de energia elétrica;

  • Formato da divisão de circuitos;

  • Valores aproximados das instalações elétricas;

  • Planos de segurança contra incêndio.

Ou seja, todas as informações necessárias para acionar em um momento de reforma, melhorias ou até mesmo Manutenção da parte elétrica da indústria.

Placa de circuito impresso preço

Essencial para a instalação dos componentes eletrônicos de um projeto, as placas de circuito impresso são peças essenciais para a formação das trilhas condutoras em um projeto elétrico.

Para entender melhor a função desses dispositivos, é interessante lembrar que um circuito impresso faz referência às estruturas que são ligadas pela tecnologia, tais como dispositivos de computadores, celulares, chuveiros e outros itens.

Neste cenário, a Placa de circuito preço é uma peça que alimenta todos esses circuitos e, portanto, serve para fixar os componentes eletrônicos. É por causa dessas características, inclusive, que as PCIs são usadas de forma muito versátil em áreas diversas como:

  • Área da informática;

  • Empresas de telecomunicação;

  • Sistemas de energia do setor hospitalar;

  • Área de entretenimento.

Bobina de motores

Os maquinários e veículos industriais são movidos por um conjunto de rodas e motor. Por isso, investir em técnicas como a que é chamada de Rebobinamento de motores é algo que faz total diferença na área industrial.

Basicamente, rebobinar um motor é reparar a peça para garantir que ela volte a funcionar, de forma eficiente e segura.

Geralmente as bobinas estragam em caso de curto-circuito ou falha mecânicas, mas essa é uma solução bastante eficaz para esse item que não pode faltar na operação industrial, sobretudo porque faz as máquinas funcionarem.

Cuidados com equipamentos

O uso de ferramentas e equipamentos na indústria reduz esforços operacionais do cotidiano, eleva a produtividade da empresa e é um passo para a Automação industrial.

Por isso, cuidar da forma de uso desses instrumentos, fazer a limpeza adequada e observar as condições de uso é fundamental para conservar esses dispositivos e usufruir dos benefícios práticos.

Comprar o equipamento com um padrão de fábrica certificado também é um ótimo cuidado neste sentido, já que, quanto mais reconhecido o produto for, menor a necessidade de Manutenção.

De qualquer forma, fazer uma vistoria periódica nos componentes dos equipamentos não é nada demais e pode prevenir falhas futuras, além de preservar a vida útil do acessório.