Quando é bem feita, a movimentação de cargas industriais acaba passando despercebida porque compõe o fluxo normal de uma fábrica e faz parte das atividades rotineiras de uma linha de produção.

A movimentação é caracterizada pelo fluxo de objetos, o que muitas vezes inclui não só o deslocamento, mas também o armazenamento, proteção e controle dos materiais e dos processos de distribuição.

A movimentação ideal é aquela que ocorre de maneira segura, com equipamentos que possibilitam o baixo custo com alta eficiência, sem nenhum dano aos materiais ou produtos envolvidos nas operações.

Para isso, os processos envolvem uma série de regras e normas, dependendo da natureza de cada deslocamento.

Qual é a importância da movimentação de cargas na indústria?

À primeira vista é comum pensar que a movimentação de cargas é um processo secundário e corriqueiro nos ambientes industriais.

Porém, é fundamental para a organização das fábricas, galpões e armazéns e também representa um custo considerável na montagem industrial e no custo total das produções.

Portanto, o investimento em equipamentos e soluções para a movimentação de cargas, materiais e equipamentos na indústria é fundamental para a competitividade da empresa.

Isso, porque a movimentação eficaz é capaz de resultar em mais ganhos para o empreendimento, diminuindo as falhas e perdas de produtos, danos em embalagens e aumentando a precisão dos processos.

Ponte rolante

A ponte rolante industrial é um equipamento utilizado para içar ou elevar cargas, composto basicamente por viga, carro e talha, sendo que podem ser móveis ou fixas.

O equipamento tem capacidade para manipular objetos de grandes dimensões e pesos, impossíveis de serem levantados manualmente.

As pontes rolantes são bastante encontradas no segmento siderúrgico, na fabricação de diversos tipos de peças metálicas. Também estão presentes nos portos, onde utilizam no transporte de itens para navios, funcionando como uma espécie de guindaste.

Embora o investimento em pontes rolantes seja relativamente elevado, trata-se de uma aquisição com boa relação custo-benefício, principalmente nos casos em que é necessária a movimentação constante de grandes volumes de materiais.

Esteiras transportadoras

A esteira eletrica transportadora é um maquinário empregado para o manuseio, transporte e movimentação de cargas dentro dos setores industriais ou de distribuição. Costumam ser utilizadas para atividades de logística, carga e descarga de caminhões e movimentação de cargas e produtos em geral.

Geralmente, o equipamento é instalado em locais estratégicos para o deslocamentos dos materiais, oferecendo mais praticidade e possibilitando o manejo simples de cargas.

As esteiras transportadoras flexíveis podem ser retiradas após a utilização, produzidas com rodízios ou roletes, com ou sem motor, que facilitam a movimentação. Com elas, operadores podem transportar cargas de até 150 kg facilmente.

Já as esteiras fixas são indicadas para casos em que sempre haverá carga e descarga de itens em determinado lugar. O equipamento geralmente tem resistência maior, suportando pesos mais elevados.

Em caso de falhas, muitas vezes, o problema é a correia para esteira transportadora preço acessível, sendo necessária a contratação de um técnico para o reparo.

Plataforma elevatória

As plataformas elevatórias industriais são maquinários semelhantes a elevadores. São formados por uma estação de trabalho assentada em uma estrutura elevatória móvel e podem ser de dois tipos: articulada ou tesoura.

O principal objetivo do equipamento é possibilitar a chegada de profissionais a locais de difícil alcance, devido a barreiras ou altura. Portanto, a plataforma elevatória é utilizada principalmente para:

  • Reparos de redes elétricas;
  • Trabalhos de pintura ou repintura;
  • Operações em estoques ou armazéns;
  • Atividades que exigem levantamento de técnico e ferramenta.

Vale a pena ressaltar que a operação de todos os equipamentos requer um treinamento básico, além de atenção para as normas vigentes, com utilização dos devidos equipamentos de segurança.

A contratação de empresas fabricantes de pontes rolantes, esteiras transportadoras e plataformas elevatórias deve levar em conta não só o preço para a fabricação dos maquinários, mas também a qualidade das peças, equipamentos e atendimento.

É fundamental uma análise nas necessidades da instalação industrial para o projeto dos maquinários, que deve levar em conta medidas, inclinações, materiais e outros aspectos importantes para o funcionamento adequado, de acordo com as atividades realizadas na unidade industrial.

Além disso, uma dica é dar preferência para empresas fornecedoras que também ofereçam suporte técnico, principalmente para manutenções preventivas e corretivas.

As manutenções são de extrema importância para a durabilidade e precisão de praticamente todos os componentes industriais.