É inegável que o mercado agrícola está em ascensão, tendo seus números cada vez mais elevados, principalmente no Brasil, considerado externamente como um país produtor, por conta disso as tecnologias para auxiliar o produtor agrícola nessa empreitada são os mais variados tipos, um mercado que tem se renovado constantemente.

Afinal, se o produto conseguir colher com mais eficiência, todos ganham, inclusive o cliente final que terá produtos mais frescos e de melhor qualidade. Pensando nisso este artigo tem como objetivo tratar alguns pontos centrais desses equipamentos que facilitam a vida de todos.

Dentro desse meio existem incontáveis equipamentos, entre eles:

  • Bombas;

  • Trituradores;

  • Roçadeiras;

  • Plainas.

Dentre muitos outros, mas daremos um foco maior em determinados equipamentos, como tratores e máquinas agrícolas com funções parecidas e de apoio.

Tratores, equipamento fundamental para o ramo.

No ramo agrícola se lida com todos os tipos de terrenos, principalmente os de difícil acesso a pé, pensando nisso foi criado esse equipamento que possui alta tração nas quatro rodas e também um motor robusto para aguentar condições extremas, normalmente o motor possui combustão interna e trabalha com óleo a diesel. Essa máquina foi projetada para tracionar, fornecer potência para máquinas e implementos agrícolas e para transporte de insumos. É um veículo complexo com diversidade no mercado de fornecedores, indo de micro tratores com potência média de 11 cavalos até super tratores com potências que podem superar os 500 cavalos. Para entender melhor é possível procurar por tratores agrícolas usados a venda e ver a disponibilidade no mercado de peças com potências diferentes.

Por se tratar de uma máquina de uso específico, foi criado também de uma forma e para uma função específica, o chassi é a estrutura geral do trator, constituído pela união de todas as demais peças e fornece resistência contínua as forças de torção causadas pela forte tração. São montados em quatro tipos de estruturas de chassis, que são: monobloco; chassi propriamente dito; semichassi e chassi articulado. O mercado possui uma variedade muito grande desses pequenos detalhes envolvendo cada parte do trator, sendo assim o mais aconselhável é a consultoria de um profissional para verificar os tratores agrícolas a venda para adquirir um que responda com excelência as necessidades.

Colheitadeira, um apoio ao trator.

É uma máquina feita para dar apoio no que diz respeito a colheita, principalmente voltada para grãos (arroz, café, milho e etc) e lavouras (algodão, cana-de-açúcar e etc). As primeiras máquinas desse tipo eram movidas por tração animal, mas logo depois foram substituídas por equipamentos de motores a vapor, hoje um dos equipamentos indispensável no meio agrícola, a colheitadeira depois de um tempo foi se tornando um equipamentos mais específico, sendo subdivida em equipamentos próprios para recolher grãos ou lavouras dependendo da necessidade.

Telas: sombreamento e alambrado.

Como áreas agrícolas normalmente são muito extensas, é necessário delimitar áreas, até mesmo para o próprio controle do produtor, sendo assim é comumente utilizado tela alambrado que apresentam várias vantagens por conta da sua maleabilidade, são geralmente feitas de zinco e podem ser revestidos em PVC para oferecer um melhor acabamento estético.

Já para áreas de viveiro para criação de hortas e outros tipos de vegetais, e até para uso residêncial estético, existe um outro tipo de tela altamente recomendado: a tela de sombreamento. Essa tela permite que a luz solar, a umidade e ar necessário para auxiliar em viveiros passem, mas protege de agentes externos que possam danificar o cultivo.

Determinadas plantas mais sensíveis irão demandar um tipo de tela com material mais denso que pode facilmente ser encontrado no mercado, geralmente com densidade variando entre 30% e 90%, é aconselhável a consultoria de profissionais na hora da aquisição para que a compra seja certeira na demanda necessária, que como já dito pode se modificar de acordo com o tipo de uso.

Como já citado anteriormente, o mercado em expansão gerou um maquinário bastante extenso, com máquinas de todos os tipos de potências e jeitos para realizar variados tipos de funções, algo que provavelmente continuará se inovando durante anos pois o mercado responde bem a isso, criando novas ferramentas e métodos novos de acordo com a necessidade do produtor, e claro, quem também ganha diretamente com isso são os consumidores finais, com a qualidade sempre aumentando.