Por trás do sucesso e produtividade da indústria e dos maquinários industriais, há detalhes que de manutenção que muita gente nem faz ideia.

Você sabe por exemplo, como é feito o controle de qualidade na exposição de luz de produtos líquidos como perfumes e medicamento?

Nessas horas, manter a Calibração espectrofotômetro em dia é muito importante para garantir que o produto não perca as propriedades e apresente a qualidade ideal.

Além disso, há também um jeito certo para cuidar da manutenção de itens como balanças industriais, máquinas e equipamentos que são importantes na rotina diária e no trabalho da indústria.

Garantir a manutenção desses processos, sem dúvidas melhora rotina de trabalho e reflete na qualidade dos resultados desse setor.

Quer saber mais sobre os principais equipamentos e processos? Dá uma olhada nesse conteúdo preparado especialmente sobre o assunto!

Calibração espectrofotômetro

Sabia que para o perfume ter o cheiro que tem ou para o medicamento fazer o efeito como deve, há controles muito rígidos no processo industrial? Pois é.

Além de medir a quantidade exata para cada frasco ou recipiente, testar a qualidade do líquido ou outros materiais e filtrar as impurezas, medir a quantidade de luz ultravioleta (UV) e visível (VIS) é importante para o resultado final.

Nesse sentido, a Calibração espectrofotômetro é um processo muito necessário. O espectrofotômetro é um instrumento que garante a medição ideal desses fatores (luz) nas amostras, por meio de tubos de ensaio.

É importante que o equipamento funcione dentro das normas do Inmetro e outros órgãos de medição, pois atestar a qualidade dos serviços de calibração oferece vantagens para a indústria como:

  • Mais confiabilidade nos resultados e controle de qualidade dos líquidos;
  • Menos prejuízos e riscos dentro da linha industrial de produção;
  • Mais qualidade na entrega dos serviços e produtos
  • Aumento de credibilidade para a indústria;

Com que frequência fazer isso?

Não existe um tempo certo para cuidar desse equipamento, mas é sempre bom fazer análises periódicas e preventivas. Uma boa Calibração espectrofotômetro é aquela que oferece desempenho e qualidade para o equipamento, sem prejudicar a produção.

Por isso opte por empresas certificadas e que façam os ajustes em um tempo hábil para que sua indústria não perca tanto tempo para cumprir as demandas.

Manutenção de redutores

Toda máquina funciona em uma certa velocidade que precisa constantemente de ajustes.

Para isso servem os redutores que equilibram a velocidade e a pressão em máquinas como esteiras, transportadoras, fornos entre outras.

Para garantir que o maquinário cumpra sua finalidade e ofereça segurança aos operadores ao mesmo tempo, a Manutenção de redutores é uma coisa necessária.

Para que serve?

Se uma máquina tem uma velocidade mais acelerada do que precisa para funcionar, ela provavelmente vai prejudicar a produção ou consumir mais energia. Por isso, esse cuidado é tão importante.

Como funciona?

Geralmente as indústrias não contam com um setor próprio para isso. Optar por parceiros que façam esses ajustes com prestação de serviços é comum.

No entanto, é importante verificar a experiência da empresa que deve considerar alguns fatores para que o serviço tenha qualidade. São eles:

  • Conservar engrenagens, rolamentos e eixos das máquinas;
  • Fazer a lubrificação de óleo corretamente nas máquinas;
  • Observar atritos e ligações das máquinas;
  • Fazer testes antes da entrega para a indústria;
  • Substituir peças danificadas;

Paradas de manutenção industrial

Com tantos detalhes, urgências e problemas para resolver e para prevenir, pode ser desafiador encontrar uma maneira de resolver tudo, com danos mínimos às linhas de operação industrial.

É para isso que servem as Paradas de manutenção industrial. Assim como o nome sugere, esse termo se refere a organização da indústria conforme sua rotina para se dedicar somente aos ajustes de equipamentos que são fundamentais para a empresa continuar competitiva.

Pode parecer um plano meio ousado, ainda mais quando a rotina das indústrias tem tanto volume de produção, custos operacionais, metas de performance e tudo mais.

Contudo, com uma boa gestão e preparo anterior, as Paradas de manutenção industrial servem para avaliar o que está funcionando ou não na indústria, corrigir e melhorar.

Elas podem acontecer em um dia ou no tempo determinado pela empresa e para que nenhum resultado seja prejudicado, deve-se considerar:

  • Gestão das atividades e adiantamento de produção;
  • Organização de parada conforme setores prioritários;
  • Correção de problemas urgentes;

Por fim, não importa o tamanho e o segmento da indústria. Se atentar aos detalhes de correção, calibração e qualidade das máquinas é uma coisa que deve ser feita sempre para alcançar os melhores resultados.