A fabricação de moldes de injeção plástica é um processo de extrema importância para vários segmentos do mercado, onde os moldes podem ter as mais variadas utilidades. Por exemplo, com a crescente produção de produtos plásticos que atendem indústrias de embalagens, alimentícias, automotiva, além de diversas outras, é grande a necessidade de fabricação de moldes para injeção de plásticos.

Os moldes para injeção de plásticos são peças responsáveis pela reprodução de diversas formas geométricas, a depender do projeto e da dimensão para o qual haverá a moldagem.

Todos os moldes de injeção plástica têm uma ou mais cavidades que podem reproduzir as qualidades dimensionais do produto final. Cada cavidade do molde para injeção possui as formas que irão se adaptar a determinado projeto.

Essas cavidades são preenchidas com o material plástico fundido e, depois disso, inicia-se o processo de refrigeração do material plástico.

A refrigeração solidifica a massa plástica, além de diminuir o tempo do ciclo de produção e, consequentemente, conferir ao processo uma maior produtividade.

Para a fabricação de moldes de plástico, um profissional, conhecido como projetista, realiza a análise e o desenho das peças.

Esse profissional desenha o projeto através de um software, levando em conta todas as especificações, precisamente. As linhas e cavidades são definidas antes de o projeto ser enviado a uma equipe de produção.

Os moldes para injeção plástica são comumente utilizados na indústria de transformação, já que para venderem seus produtos, elas dependem desse processo.

Como o molde para injeção de plástico é feito?

Um molde pode ser feito dos mais diversos materiais. O aço carbono costuma ser uma das opções favoritas, pois esse material tem muitas possibilidades de aplicação.

Além do carbono, há o aço inox, que costuma ser utilizado, especialmente, devido à grande resistência, pois não sofre com a corrosão e leva mais tempo do que qualquer outro material para sofrer desgaste.

A fabricação de moldes para injeção de plástico é um processo extremamente delicado e que necessita de muita cautela.

Os moldes mais simples são elaborados para produtos de uso diário e que não demandam a precisão da injeção, como certos utensílios.

Já para os plásticos de engenharia, que são utilizados em veículos, produtos eletrônicos, telefones e celulares, o molde é fabricado com muito mais precisão e complexidade, além de exigir um equipamento altamente eficiente para a injeção plástica.

Quais peças compõe um molde de injeção?

Diversos itens estão envolvidos na finalização de uma peça plástica, no que diz respeito aos moldes de injeção: placas de cavidade inferior e superior, placa de suporte, espaçador, placas base (inferiores e superiores), pino extrator, de retorno e “pino top”, bucha guia, anéis de centragem, poço frio, placa de alojamento de extratores, bico de injeção, e um componente final responsável pelo formato do interior da peça que será fabricada a partir do molde, conhecido como “macho”.

No que diz respeito às peças de um molde, o pino extrator é primordial para o bom funcionamento do processo da injeção plástica.

Os pinos extratores são retificados e normalizados, fazendo com que haja redução dos atritos com as placas e as tensões geradas na fabricação.

Com esse tratamento, os fabricantes fazem essas peças suportarem, até mesmo, mais de 1 milhão de ciclos sem quebra.

Além disso, há o coxim de borracha. Essa peça é muito importante para o desenvolvimento de diversas máquinas e equipamentos, pois tem a função de neutralizar choques e vibrações, protegendo a máquina de impactos e dando os devidos ajustes aos seus componentes.

Os produtos ganham um aumento bastante significativo no tempo de vida útil com essa grande e eficiente proteção oferecida pelo coxim de borracha.

Com peças extremamente eficientes, e com uma função bastante importante, por si só, o molde de injeção plástica com certeza é a melhor opção para a sua função, e, não à toa, a preferida.

É claro, deve-se escolher uma empresa séria, confiável e segura para garantir a qualidade da fabricação dos moldes e evitar algum prejuízo para sua empresa.

Após escolher uma empresa de confiança, é só aproveitar os benefícios dos moldes de injeção plástica, que estão listados a seguir:

  • Possibilidade de produção das peças em alta produtividade;
  • Baixo custo de mão de obra;
  • Material versátil;
  • Além da versatilidade, há a possibilidade de reutilização do material;
  • As peças demandam pouquíssimo, ou até mesmo zero acabamento;
  • É um método de altíssima precisão.