As Conexões pneumáticas são sistemas de alta tecnologia desenvolvidos para promover a ligação entre peças de uma tubulação. Por ser muito versátil, esse tipo de conexão é usada em vários segmentos da indústria, tais como indústria alimentícia, indústria farmacêutica, química, cosmético, petroquímica, automobilística e entre outras.

Elas são construídas em diversos modelos e fabricadas em diferentes materiais, como poliamida, PVC, poliuretano, polietileno para conexão flexível e latão niquelado para conexão metálica.

As conexões pneumáticas são peças que servem para conectar seções de tubo e Mangueira nos sistemas pneumáticos ou ar comprimido.

Este tipo de conexão é caracterizado por junções mais apertadas e com pressão de trabalho mais baixa se comparada às conexões hidráulicas.

O tipo de conexão é escolhido com base na função que será feita. Para fazer a escolha da conexão certa a ser usada, é preciso distinguir o tipo de Tubos e conexões que estão conectados ao sistema.

Uma das principais vantagens desse sistema pneumático, deve-se ao fato de que é necessária apenas a utilização de ar comprimido para que ele funcione. Dispensando o uso de outros fluídos, isso traz menos riscos ao meio ambiente, já que não ocorre vazamento.

Modelos de conexões pneumáticas

Cada conexão pneumática é ligada por um método de conexão diferente. Elas são divididas em:

  • Engate Rápido: divididas em macho ou fêmea. O tipo macho se conecta a um encaixe interno, e a do tipo fêmea se retrai para conectar e desconectar as duas extremidades da conexão. Elas são usadas quando a mangueira precisa ser reconectada e desconectada com frequência;
  • Compressão: são todos os tipos de conexão que precisam de força de compressão para que o tudo se conecte ao encaixe. Uma de suas características é que ela não precisa de ferramentas específicas para ser montada, o que torna muito conveniente a sua instalação. A compressão, geralmente, usa uma porca no encaixe sobre a tubulação, segurando e comprimindo os tubos;
  • Acessórios Roscados: conexão pneumática roscada é composta por parafusos e rosca, sendo interna nas superfícies da fêmea e externa na superfície do macho. É usada em aplicações que não querem usar selantes, uma vez que os selantes podem causar a contaminação do equipamento. Isso porque sua vedação funciona no que é chamado de linhas diretas, então a vedação não é garantida. Os fios cônicos são projetados para apertar a vedação, uma vez que eles se ajustam a seco, sem adição de vedante;
  • Super Rápidas: elas são projetadas para que suas extremidades se conectem diretamente ao tubo. Também muito utilizada para sistemas que desconectam e reconectam frequentemente.

Tipos de peças para conexões pneumáticas

Além das próprias conexões, há também um série de peças e acessórios que as acompanham, conforme listado a seguir:

  • Válvulas: conecta o cilindro ao tubo usando uma válvula para controlar o fluxo;
  • Válvula solenoide para água: é um instrumento eletrônico que foi desenvolvido para ser usado em projetos industriais e automação residencial. É utilizada em linhas de água quente ou de ar, para bloquear a passagem de fluído;
  • Nipple: geralmente segue o padrão reto com roscas macho nas duas extremidades. Conecta dois acessórios entre si;
    Cotovelo: muda o fluxo de direção, para diferentes ângulos;
  • União: faz uma conexão rosqueada e, por isso, permite que sua desconexão seja feita sem precisar ser cortada;
    Motor hidráulico parker: sua principal função é transformar a energia de fluídos em energia mecânica. Seu funcionamento é feito pela movimentação do fluído, por meio de tubos e canalizadores, gerando uma pressurização que chega ao motor, causando o movimento do líquido, fazendo com ele gire e ative seu funcionamento;
  • T: em forma de T, faz a conexão de 3 seções de fluxo, permitindo que o fluxo seja combinado ou dividido;
  • Entre outros.

As conexões pneumáticas se destacam por seu peso, são bastante leves e mesmo assim, possuem uma alta resistência a temperaturas elevadas e pressão, por isso elas têm uma durabilidade longa.

São de fácil manutenção e higienização – neste caso, elas resistem a agentes de limpeza e corrosivos, então são ideais para serem utilizadas em aplicações onde estarão em contato com a água, pois não sofrem com oxidação e hidrólise.
Campeã e excelente em custo-benefício, nem tanto só pelo seu preço, mas também pela sua longa vida útil.

Os modelos de Conexão pneumática flexível são muito resistentes a dobras e seu uso é recomendado para montagem de bicos, conexões e espigões que necessitam de raios de curvatura reduzidos.