A indústria na sociedade moderna é essencial para a realização de diversas atividades que vão desde processos profissionais a processos mais comuns e cotidianos, isso porque a indústria acompanhou e se desenvolveu com a sociedade e o oposto também aconteceu.

Dessa forma a existência de uma sem a outra é algo pouco provável é bem difícil de imaginar. Devido a sua grande área de atuação a indústria tem várias formas de ser classificada e categorizada.

Assim cada etapa e processo são importantes e refletem diretamente no desenvolvimento das atividades e equipamentos e precisam ser executados com excelência e agilidade.

Automatização

Uma das principais características da indústria 4.0 é a automatização dos processos e sua execução de forma sistêmica, planejada e inteligente.

Aqui a tecnologia desenvolve um papel essencial para condução das operações e, consequentemente as máquinas robotizadas e programadas também.

Diante de uma indústria cada vez mais equipada e automatizada,ou seja, produzindo mais e melhor em um tempo menor algumas características e processos passaram a ser mais valorizados e utilizados.

Um deles é a manutenção que dependendo do setor ou porte da indústria ocorre quase que diariamente analisando e verificando diferentes aspectos. E o outro é a confecção de peças que compõem as máquinas e seus sistemas.

Produção das peças

As peças precisam ser produzidas com um alto padrão de qualidade e excelência, isso porque a sua utilização é em alta escala e frequência, assim para atender da melhor forma a demanda do mercado as peças precisam ser boas e fáceis de serem confeccionadas e encontradas para sua reposição sempre que necessário.

Para isso alguns acessórios são utilizados e aplicados, abaixo apresentamos alguns deles e sua importância para a produção das peças.

Calibradores de roscas

Os calibradores são equipamentos que estabelecem os limites e padrões máximos e mínimos e podem ser aplicados na industria em ocasiões diversas.

Dentre elas na finalização das peças que são produzidas para atestar seus tamanhos e qualidades, aplicados como calibradores de rosca,eixos e furos.

O calibrador de rosca tampão geralmente é fabricado de aço-carbono com as suas faces que entram em contato com as peças temperadas e retificadas, aplicadas em produção em alta escala e que podem ser trocadas entre si.

Micro retificadoras

Já a micro retífica é uma ferramenta que desenvolve várias funções em um único equipamento, ela pode:

  • Cortar;
  • Lixar;
  • Polir;
  • Amolar;
  • Desbastar.

Usada frequentemente para dar acabamento em peças de grande precisão que são aplicadas para realizar gravações, cortes, furos e afins.

A micro retifica é mais aplicada para realizar acabamentos em pequenos trabalhos, pois seu tamanho compacto a torna ainda mais precisa.

Outro detalhe importante é a velocidade e potência atingida por este equipamento, pois isso reflete diretamente no resultado alcançado pela máquina.

Entretanto a maior vantagem é a que essa máquina possibilita a inclusão de acessórios que torna o processo de retificar ainda melhor e mais dinâmico.

Tornos

No mercado há vários modelos de tornos disponíveis que são aplicados no processos de produção de peças e equipamentos metálicos.

Os tornos têm como objetivo pressionar o metal e realizar a sua rotação rapidamente para que a peça possa ser usinada corretamente.

O torno mecânico assim como os demais tem essa mesma função para peças com características circulares como parafusos e roscas.

Usinagem

A usinagem é um dos processos realizados para a produção de peças metálicas, sendo estas produzidas em série em uma alta quantidade que são aplicadas nos mais diversos segmentos e equipamentos.

O centro de usinagem 5 eixos permite que trabalhos complexos sejam realizados de forma mais rápida e simplificada, além de permitir que sejam executadas até cinco peças diferentes ao mesmo tempo.

Soldagem

Por fim um outro processo aplicado frequentemente na indústria para confecção e reparo de peças é a soldagem que serve para unir metais e dar acabamentos.

Como o próprio nome sugere a soldagem de produção serve para produção de peças e equipamentos, nos quais todas as condições são conhecidas e favoráveis a sua confecção.

Já a soldagem de manutenção tem como principal objetivo prolongar a vida útil de uma peça ou estrutura, além de realizar reparos e modificações que são necessárias para sua utilização correta e necessária dentro deste cenário industrial essencial ao desenvolvimento e progresso da sociedade como um todo.