A manutenção do aquecedor elétrico de água e a correta limpeza e ajustes podem prevenir ou reduzir problemas como o ruído, o acúmulo de sedimentos, a falta de água quente, baixa pressão, água com mau cheiro, etc.

É importante saber que o aquecedor adequadamente mantido garante excelente desempenho e eficiência, operação confiável, de longo prazo e sem preocupações.

Há alguns itens que devem ser verificados em um aquecedor elétrico de água, tais como:

  • Tanque de armazenamento;
  • Elementos de aquecimento;
  • Termostatos;
  • Válvula de segurança de temperatura e pressão;
  • Haste do ânodo;
  • Tubo de imersão;
  • Válvula de drenagem.

A inspeção visual é a primeira coisa que você deve fazer. Isso envolve a verificação de quaisquer vazamentos, corrosão, obstruções, deformações e outras condições incomuns.

Vazamento, por exemplo, é principalmente proveniente do tanque de armazenamento enferrujado e da perda de conexões, resultando em uma poça de água na base da unidade.

Como drenar e lavar um aquecedor elétrico de água

Um dos principais problemas com os aquecedores de água elétricos tipo tanque consiste nos sedimentos minerais, sujeira e depósitos no fundo do aquecedor.

O que poderia impedir o acúmulo de sedimentos dentro do sistema de aquecimento é a instalação do amaciador de água. Claro, isso tem prós e contras.

Caso isso não seja uma boa opção, a manutenção do aquecedor eletrico de água pode ser adequada, se feita corretamente e com frequência.

É sugerido, por especialistas, para drenar 1-2 galões por mês e limpar o tanque. A drenagem é uma operação simples que ajuda o sistema de aquecimento a funcionar suavemente.

A válvula de drenagem está localizada no ponto mais baixo do aquecedor elétrico. Antes de iniciar a manutenção, desligue a água usando a válvula de corte e a eletricidade no disjuntor.

Você precisará de uma mangueira de jardim e um balde, e se a água ainda estiver quente, use luvas. Conecte uma extremidade da mangueira à válvula de drenagem e a outra ao dreno do piso ou ao exterior. Abra a válvula para liberar a água do aquecedor elétrico.

Abra uma válvula de alívio de pressão para que o ar possa entrar no tanque e a água possa escorrer suavemente. A outra maneira é abrir a torneira de água quente nas proximidades.

Não fique surpreso se você vir água suja (acastanhada), é normal. Isso é por causa de todos os minerais e sedimentos que se acumularam.

Dependendo da capacidade do tanque de armazenamento, pode levar várias horas até que o tanque esteja vazio.

Drene o resto dos sedimentos, ligando a água fria para o tanque e desligando a torneira quente. Quando a água drenada estiver limpa, o aquecedor estará limpo novamente.

Para reabastecer o tanque novamente, feche a válvula de alívio de pressão e a válvula de drenagem e abra a válvula de água principal para deixar a água entrar. O tanque deve estar cheio de água antes de retomar a energia.

Manutenção de aquecedor a gás

O reparo do Aquecedor a gás e a manutenção do aparelho doméstico a gás precisam ser rotineiramente programados para verificar o funcionamento e a segurança adequados.

O bom e oportuno reparo de aquecedor a gás e serviço de água quente mantém sua família segura e ajuda você a economizar dinheiro, evitando a substituição de aquecedor a gás e água quente.

O serviço de reparo de água quente do aquecedor a gás precisa ser feito a cada um ou dois anos, dependendo das recomendações do fabricante.

Um aquecedor funcionando corretamente ou um sistema de água quente também economizará gás e evitará a substituição dispendiosa do aquecedor a gás.

A manutenção do aquecedor a gás, o serviço de água quente e a limpeza podem precisar ser feitos com mais frequência em ambientes sujos ou empoeirados.

Manutenção de aquecedor a gas e serviço de água quente é importante para a segurança, pois ajuda a evitar quaisquer problemas com o monóxido de carbono.

Os principais sinais de aviso de que o aquecedor a gás não está funcionando bem consiste no acúmulo de fuligem amarela/marrom ao redor do aparelho, luzes piloto que apagam com frequência, cheiro e irritação nos olhos.

Caso você tenha um sistema de aquecimento solar, o Boiler aquecedor solar também deverá passar por uma vistoria rigorosa.

Manutenção de bomba de água

Assim como quase tudo que você possui, as bombas no seu prédio precisarão de manutenção periódica se você quiser que elas funcionem adequadamente por um longo tempo.

As bombas tendem a ficar escondidas dentro das paredes e sob os pisos, o que significa que muitos proprietários de edifícios podem, simplesmente, esquecer que existem e, portanto, não se lembram das devidas manutenções.

Fazer a manutenção de bombas de água periodicamente pode acabar economizando em reparos dispendiosos e substituições caso suas bombas quebrem e parem de funcionar corretamente.

Muitas vezes, é difícil determinar com precisão a origem da falha da bomba. É necessário testar todo o sistema de bombas antes de reparar ou substituir peças em falha.

Isso porque, a menos que você encontre a fonte direta de seus problemas de bombeamento, as dificuldades que você está enfrentando continuarão.

Lembre-se de que tanto a manutenção de aquecedores quanto o conserto de bomba de água devem ser feitas apenas por profissionais experientes do setor.