A fundição do bronze surgiu e se aprimorou pela necessidade que as igrejas possuíam de terem sinos, instrumento muito importante nos meios urbanos mais antigos.

Com o passar dos séculos, tais técnicas se aprimoraram possibilitando a produção de diversas peças com pesos, formas e tamanhos variados – conforme as possibilidades de cada maquinário para a produção e as demandas dos clientes.

Basicamente, a fundição do bronze precisa de ligas de cobre-estanho e bronze-alumínio, as quais possibilitam resistência ao atrito e à corrosão e a maleabilidade do produto, possibilitando o trabalho à quente.

Já a fundição do cobre ocorre, geralmente, usando na forma pura. Mas, assim como o bronze, pode ser combinado com outros metais para gerar ligar com características específicas.

A fundição desse tipo de material pode ser realizada por processos que permitam uma vasta gama de formas geométrica, entre eles destacam-se:

  • Fundição de Cobre sob Pressão;
  • Fundição de Cobre em Casca;
  • Fundição de Cobre em Areia;
  • Processo por Cera Perdida.

A fundição de ligas metálicas

Além do cobre e do bronze, existem muitos outros tipos de ligas metálicas que são importantíssimas para os inúmeros objetos metálicos que temos hoje.

Cada material tem um tipo diferente de produção e também metodologias diferentes de trabalho. Dessa maneira, é importante saber quais são esses outros tipos de ligas que podem ser usadas.

1. Alumínio

O alumínio é uma liga metálica usada em diversos processos, sua composição depende de outros elementos para que suas qualidades sejam potencializadas como o zinco, o cobre e também o manganês.

Esse tipo de liga metálica é muito usada no setor de transporte, na construção de aeronaves e também na indústria automobilística.

2. Zinco

O zinco é usado para ajudar a compor o bronze, porém, atualmente não é uma liga muito usada. É aplicada em alguns elementos como em instrumentos musicais e também em mangueiras de incêndio.

3. Estanho

É muito útil na produção também do bronze e de um produto de solda que é a solda de estanho. É aplicado em uso de sinos, armamentos, estátuas e outros.

Produtos do bronze e do cobre

Assim, como vimos, existem muitas matérias-primas que podem ajudar o bronze a se constituir, como também formar outros materiais. Desse modo, todos ele, assim como o bronze e o cobre, são importantíssimos.

Existem, portanto alguns elementos que são produzidos e que são importante para processos industriais diversos, como:

Barramento de cobre 200a

É um equipamento muito importante dentro da indústria e também em comércio e para qualquer sistema que demanda de grandes cargas de energia. Ele ajuda na distribuição da energia elétrica para os quadros de energia.

Além disso, ele ajuda a garantir a segurança dos equipamentos onde é utilizado.

De maneira geral, o barramento de cobre 200a consiste em uma barra com flexibilidade em sua utilização. Além do barreamento de cobre 200a, existe também alguns produtos derivados, como:

  • Barreamento de cobre 600a;
  • Barreamento para disjuntor;
  • Barreamento de cobre QDC.

O barreamento, também conhecido como a barra de cobre para painel, é de muita importância nos sistemas elétricos.

A grande vantagem do barreamento é que ele oferece uma alta durabilidade, que não é encontrada em nenhum outro elemento usado nas indústrias e comércio.

Bronze SAE 65

O bronze SAE 65 também é conhecido na indústria como bronze fosforoso e tem inúmeras aplicabilidades dentro dos processos industriais. É uma liga liga metálica muito diferente de outras ligas metálicas de bronze.

As vantagens do bronze fosforoso é que ele tem grande resistência ao desgaste, isso se torna um grande benefício para o item, pois agrega diversas vantagens aos elementos, como a praticidade e a ampla durabilidade, permitindo que haja o retorno do investimento.

A segunda grande diferença dessa liga de bronze é que ela tem muita resistência a chamada fadiga superficial, desde que essa peça passe por uma boa lubrificação com materiais corretos e que apresentem confiabilidade.

Assim, temos também como características do bronze SAE 65 a resistência a corrosão, que permite que as peças usinadas por meio desse material sejam muito úteis e versáteis.

Dessa maneira, vimos que tanto o cobre como o bronze e seus processos de fundição são importantes dentro da indústria, para que mantenham seus processos e criem equipamentos e produtos de qualidade.