A indústria é fundamental para o mundo, as suas chaminés, suas máquinas e engrenagens entregaram aos seres humanos novas condições de vida, afinal, por meio dela se construíram com mais qualidade e segurança eletrodomésticos, carros, alimentos, e outros componentes.

Para que tudo funcione de maneira adequada na indústria esta utiliza uma série de componentes que vão desde os acessorios para compressor de ar, compressores, esteiras transportadores e sensores. Cada um desses componentes é de fundamental importância para o resultado final, isto é, para a qualidade geral dos produtos.

Ao longo desse artigo abordaremos diversos elementos que podem ser encontrados no chão de fábrica e que são usados em setores diferenciados das indústrias, como petroquímicas, químicas, farmacêuticas, alimentícias e têxtil.

Conhecer esses equipamentos, permite que tenhamos uma visão ampla do trabalho industrial, que transforma tarugo de bronze em peças e ferramentas, e pedaços de metal em belos eletrodomésticos.

O uso dos compressores de ar na indústria

Os compressores de ar são usados em muitos lugares e na indústria tem um papel fundamental o de limpeza de peças e de aplicação de pinturas em muitos locais. Contudo, pode ser usado também para serviços de serralheria, borracharia ou funilaria.

Mas, o maior uso para essas ferramentas com certeza são para a pintura de peças e limpeza de objetos. Para conhecer melhor o compressor, existem algumas definições que precisam estar claras.

O reservatório é uma das peças de compressor e onde ficam armazenadas o ar comprimido. O volume de ar que este cilindro pode agregar varia, de:

  • 20 litros;
  • 40 litros;
  • 60 litros;
  • 100 litros.

Quanto maior for o reservatório do compressor, maior será a capacidade do compressor de atingir uma pressão elevada.

O PCM por sua vez representa a capacidade do compressor em dar vazão ao ar, e a potência sempre é definida de acordo com o tipo de compressor, com pressão máxima, volume fornecido e tamanho do reservatório de ar.

Para que os equipamentos funcionem de forma adequada é aconselhável que haja periodicamente a manutenção industrial feita por assistência técnica compressores de ar especializadas e autorizadas.

O uso do tarugo de bronze

Um dos equipamentos usados na indústria é o tarugo de bronze. Esse tarugo consiste em uma haste de bronze de forma cilíndrica, com comprimento e larguras diferenciadas, e ainda pode ser encontrado em ligas de cobre e estanho, sempre com medidas específicas para cada projeto.

Os tarugos de bronze possuem diversas finalidades na fábrica, usado tanto em projetos simples como complexos, sendo adaptados em diferentes necessidades. São aplicadas em:

  • Válvulas;
  • Rolamentos;
  • Engrenagens;
  • Utensílios domésticos;
  • Componentes de máquinas;

O tarugo de bronze também é usado para fazer a manutenção industrial empresas.

Esse elemento é usado também para produção de outras peças, principalmente as suas rebarbas que acontecem durante o processo de fabricação.

Assim, eles podem ser reintegrados, transformados em outras peças e partes como peças artesanais, hélices, máquinas, tubulações, porcas e parafusos.

Portanto, para que uma indústria funcione é preciso atentar-se para muitos aspectos, como o uso de tarugos de bronze, procura por fornecedores de chapas de aço confiáveis e uma gestão eficiente e segura.

Projetos elétricos industriais

Grande parte dos equipamentos e ferramentas industriais são alimentadas pela corrente elétrica, principalmente, porque permite o bom desempenho desses componentes.

Sem os sistemas elétricos bem estruturados a fábrica pode sofrer com curtos-circuitos, quedas de energia, entre muitos outros problemas. Por isso que é fundamental que seja feito um projeto elétrico industrial.

O projeto elétrico industrial leva em consideração as arquiteturas do imóvel, os tipos de atividades que haverão na fábrica, as demandas que precisarão ser atendidas, e outros elementos.

Esse projeto é feito por profissionais da engenharia elétrica e permite que as instalações elétricas suportem o funcionamento simultâneo de motores de grande potência. Assim, cada projeto elétrico industrial é adaptado, levando em consideração os mínimos detalhes possíveis.

É possível ter no projeto elétrico industrial algumas informações como:

  • Divisão dos circuitos elétricos;
  • Dados sobre as correntes elétricas;
  • Tipos de bitolas de cabos;
  • Balanceamento das fases.

Assim, uma indústria possui muitos fatores para que os produtos sejam seguros e que tenham qualidade. Por isso é fundamental que os gestores das indústrias sempre tenham em mente que as ferramentas, equipamentos e máquinas precisam estar sempre bem preparados, para que a indústria siga sua missão de produzir o mundo.