É bastante complexo dimensionar a importância das áreas industriais para a economia dos países. Esses espaços produtores são um dos principais movimentadores da economia, já que são os ambientes com maiores processos produtivos.

Para que a indústria se tornasse o que é hoje, muitas mudanças ocorreram ao longo do tempo, os processos se modificaram, as práticas se modernizaram e constantemente são aplicadas novas tecnologias para a melhoria desses setores.

A capacidade produtiva de um setor industrial depende muito dos profissionais, empresas, equipamentos, máquinas e ferramentas envolvidas.

É essa espinha dorsal que molda as fábricas, fazendo com que a atividade ocorra em tempo constante. A estruturação de um ambiente industrial envolve desde máquinas produtivas, diversos sistemas, estruturas de controles, aplicações automotoras, projetos de seguridade do ambiente.

A partir de agora você conhecerá quais são esses elementos, quais são suas funções, onde são utilizados e de que maneira eles eles se tornaram imprescindíveis para a melhoria da atividade industrial.

Processos específicos

É importante compreender que as práticas industriais se diferem de acordo com o propósito de cada segmento industrial. Em uma indústria de metais, você vai encontrar, por exemplo, um setor próprio para a Caldeiraria industrial.

Esse setor é o local onde ocorrem as atividades para a criação e moldagem de peças de consumos a partir do trabalho em cima de matérias-primas metálicas.

Essa é uma prática muito específica e que funciona nesse tipo de indústria, mas que você não encontra, por exemplo, em uma indústria de alimentos, que têm seus processos voltados ao processamento dos alimentos.

Dessa forma, podemos perceber a variação das operações, indo de acordo com a característica de cada segmento e daquilo que ele quer produzir.

Montagem dos sistemas de distribuição

Existem alguns componentes que são inerentes e independem do segmento em que está inserido. As indústrias dependem da montagem de alguns espaços e também da instalação de sistemas, como os elétricos e hidráulicos.

Os sistemas elétricos são fundamentais para que a energia seja distribuída no ambiente industrial, possibilitando a iluminação, o ligamento das máquinas e o funcionamento de equipamentos, como os computadores, muito utilizados nas salas de controle de monitoramento e partes de escritório.

Os computadores, por exemplo, são ligados por dispositivos, como as fontes 12v, que são ligadas nas tomadas e plugadas nos computadores, permitindo que as correntes alcancem os componentes dos computadores e fazendo com que esse aparelho funcione.

Já os sistemas hidráulicos são importantes para o abastecimento d’água nas dependências das fábricas e também para que os fluidos líquidos possam trabalhar nos maquinários.

São muitos os elementos que compõe esse sistema, como as bombas e motobombas d’água, muito usadas para a transferência de água de um espaço para outro, inclusive nas caixas d’águas.

Os tipos de bombas se diferem, podemos encontrar tanto uma motobomba diesel, que são bombas movidas por substâncias derivadas do álcool e também uma bomba d’água centrífuga, que realiza movimentos de rotações contínuos, e são muito usados nas caixas e também nos sistemas de irrigação.

Esses são só alguns pontos da composição do aparato hidráulico, mas podemos também citar outros que são tão importantes quanto, como:

  • Canos;
  • Tubos;
  • Conexões;
  • Filtros;
  • Mangueiras;
  • Válvulas.

Sensores industriais

Outro esquema muito presente e importante nos espaços fabris, são os sistemas dos sensores. Os sensores podem ser aplicados tanto para um planejamento de segurança do ambiente, como os sensores de movimento, mas também existem diversos dispositivos sensoriais que foram criados por ideias modernas e configurados por uma tecnologia capacitada, que servem para ajudar na execução de alguns processos industriais.

Há alguns tipos de sensores usados nas operações, com os indutivos, utilizados para captar a presença de componentes metálicos em um procedimento através do seu campo magnético, e também o Sensor capacitivo, usado para diversas aplicações através da capacitação e percepção de componentes próximos.

Segurança e combate a incêndios

Para finalizar, daremos uma pincelada acerca de pontos que são essenciais para a segurança e a proteção dos funcionários dentro de uma industria.

São muitos os aparatos que podem ser instalados nas indústrias para aumentar a seguridade das pessoas nesses espaços, como o monitoramento, alarmes contra invasões, seguranças particulares e, principalmente, um projeto de incendio, que é a composição de todos os dispositivos e estratégias que serão utilizados para o combate de possíveis incêndios.

Por conta das peculiaridades das indústrias, que executam as tarefas em altas temperaturas, utilizando elementos, como o fogo e o vapor, criar um sistema que esteja preparado para enfrentar esses problemas se torna imprescindível.