Seja para prevenir ferrugem, impermeabilizar superfícies, melhorar o isolamento térmico ou demarcar estruturas, a pintura industrial é uma solução.

Neste contexto, contratar uma Empresa de jateamento e pintura especializada é uma alternativa para garantir uma execução profissional dos serviços, com todos os equipamentos necessários.

Basicamente, essas empresas atendem os mais diversos ramos da indústria, com a finalidade de eliminar a ferrugem e corrosão das estruturas e equipamentos e melhorar sua vida útil por meio das técnicas de pintura especializada.

Se você quer saber mais detalhes sobre o funcionamento dessas técnicas, a indicação de quando contratar e os processos envolvidos no jateamento e na pintura em si,saiba que esse post pode te ajudar.

Continue lendo e saiba como funciona, na prática, os serviços de uma Empresa de jateamento e pintura.

Para que serve a pintura industrial?

Diferente das pinturas tradicionais, a tintura industrial é um processo especialmente destinado às instalações e máquinas industriais.

Além de melhorar a estética visual dos equipamentos, esse tipo de serviço serve para prevenir a deterioração das superfícies metálicas por causa da ação do tempo, conserva as estruturas e também combate processos de corrosão e ferrugem.

Basicamente, uma Empresa de jateamento e pintura irá dividir esses serviços em etapas. Em um primeiro momento, as superfícies são analisadas para que a tinta mais adequada seja escolhida.

Depois, o profissional prepara essas superfícies e escolhe o método mais adequado para pintá-las. Dentro da área industrial, a pintura é recomendada para as seguintes situações:

  • Reparo de estruturas metálicas;

  • Proteção das máquinas contra corrosão;

  • Sinalização de segurança;

  • Impermeabilização das superfícies;

  • Correção de falhas.

Jateamento

Outro serviço prestado pela Empresa de jateamento e pintura é o jateamento industrial. Na prática, os serviços de jateamento industrial servem para remover ferrugem das estruturas e componentes metálicos.

Normalmente, essa técnica é uma combinação que complementa a pintura industrial e pode trazer vários benefícios para equipamentos e estruturas industriais.

Na prática, o serviço de jateamento é feito a partir de um equipamento que propulsiona um fluxo de materiais abrasivos sob alta pressão contra uma superfície, até que as superfícies contaminadas sejam removidas.

Além disso, os serviços de jateamento também são indicados para a limpeza de peças industriais antes de algum tipo de tratamento e/ou recuperação.

O dióxido de titânio onde comprar é uma substância que pode complementar as técnicas de pintura e jateamento industrial. Isso porque, na prática, esse elemento serve para proteger a pintura, além de ser muito usado para o revestimento das estruturas de forma geral.

Tecido de aramida x pintura industrial

Existe mais de uma forma de executar os serviços de jateamento e pintura industrial. Mas, independente da escolha, contar com materiais como o Tecido de aramida pode ser algo útil na hora de criar um isolamento térmico na superfície.

Na prática, esse tecido é um material caracterizado pela resistência à temperatura e abrasão e demais impactos. É um produto leve, mas ao mesmo tempo com uma boa rigidez e excelentes propriedades mecânicas.

Outra característica desse material é a resistência contra rasgos e cortes, devido à sua composição estilo fundo de tela.

Em relação aos outros tecidos, a composição de aramida apresenta maior durabilidade e a versatilidade de aplicação vai muito além do isolamento térmico para a execução dos serviços de pintura industrial.

As outras possibilidades que podem ser aproveitadas para esse material são:

  • Isolamento térmico de equipamentos;

  • Forração de painéis de navio;

  • Confecção de colchões isolantes;

  • Confecção de cortinas e tecidos antichamas.

Como contratar uma Empresa de jateamento e pintura?

Para executar os serviços de pintura e jateamento industrial nas estruturas e máquinas industriais, é preciso avaliar um conjunto de fatores. A especialização e experiência dos profissionais com as técnicas, a qualidade dos equipamentos e a experiência no segmento industrial são alguns critérios para o ponto de partida.

Além disso, buscar referências no portfólio da empresa diante de pinturas em máquinas com aço, carbono, metal ou outras matérias-primas também é algo que faz a diferença nos resultados finais do serviço.

Outra dica válida na hora de contratar os serviços de uma empresa dessa área é considerar técnicas que não prejudicam o meio ambiente.

Por isso, vale a pena verificar se os produtos utilizados pelas empresas são regulamentados pelas normas técnicas do setor.