A uniformização de funcionários pode ajudar uma empresa e fábricas de diversas formas, com a valorização da marca sendo uma das principais vantagens, tanto para o empregador quanto para o empregado.

A padronização, em diferentes setores de uma empresa pode acelerar as tarefas, economizando tempo e utilizando os maquinários de forma correta, mantendo o funcionamento de maneira constante.

Utilizando as roupas corretas para cada setor, o funcionário também terá como benefício a segurança, pois a realização de determinadas tarefas exige o uso de equipamento de proteção individual, o que inclui o vestuário.

Até mesmo em serviços triviais, o uso do uniforme serve como uma maneira de identificar os funcionários, para que possam atender os clientes de forma correta, como é o caso de garçons e garçonetes que ficam à disposição, dentro do salão de uma lanchonete ou restaurante e podem ser facilmente identificáveis.

Uniformes personalizados para empresas

Para os funcionários que fazem serviços externos, a empresa deve fornecer um uniforme exatamente para propagar a marca para um público maior e irrestrito.

Desta forma, uma camisa polo com uma cor característica da empresa pode ser o suficiente identificar, de maneira imediata, qual o cargo, a função e o papel a ser exercido pelo funcionário, mesmo no exercício do ofício fora do ambiente de trabalho.

Este tipo de identificação pode ser aplicada em funcionários que trabalham no setor de logística, como motoristas de carros e caminhões, e em empresas que trabalham no setor de entrega, que fornecem os produtos em pontos de venda ao consumidor.

Esta identificação é muito útil, pois também serve como um meio de segurança, tanto para os funcionários, quanto para aqueles que o recebem.

Com a uniformidade dos empregados, o fornecimento de peças de roupas deve ser da empresa, que deverá ter à disposição número suficiente de peças, para atender todos os trabalhadores.

Se o uniforme for uma camisa polo personalizada, por exemplo, no mínimo duas peças deverão ser oferecidas ao funcionário, para que ele possa repor, diariamente, com uma peça de roupa limpa.

Essa facilidade de vestuário, oferecida ao funcionário, está de acordo com a consolidação das leis do trabalho e não pode ser vexatória ou causar nenhum desconforto ou constrangimento, tanto no ambiente de trabalho, quanto em locais fora dele.

Em alguns casos, o uso de uma camisa polo ou uma camiseta não será a peça de roupa ideal.

Até mesmo para identificação hierárquica de uma empresa, funcionários deverão se vestir de acordo com o cargo assumido, tendo que utilizar uma camisa social, em conjunto com um terno e uma gravata.

No caso de mulheres, o vestuário pode ser blazer e cortes retos de vestido, conforme a solicitação do empregador.

Os benefícios no uso de um uniforme se estende, além da divulgação da marca empresarial e da identificação de um funcionário. Alguns desses aspectos que podem ser destacados são:

  • Integração entre funcionários e empresa;
  • Roupas adequadas para cada setor de trabalho;
  • Facilidade para os funcionários se vestirem;
  • Economia para funcionário.

Os custos de um uniforme devem ser de responsabilidade da empresa que obriga o uso em um ambiente de trabalho.

Os funcionários devem se responsabilizar pelos cuidados com o uso do uniforme e entender que a vestimenta é uma maneira de identificar a empresa para a qual trabalha, portanto, deve seguir um código de conduta que reflita os valores e missão empresarial.

Roupas confortáveis e com estilo

Para trabalhar de maneira confortável e com estilo, os uniformes devem ser fabricados com tecidos que não causem alergia nos funcionários e que tenham praticidade, tanto na hora da vestimenta, quanto durante o expediente.

O mercado oferece uma variedade de tecidos, que podem ser eficientes de acordo com cada profissão.

Muitas vezes, é preciso que o uniforme seja versátil, com a disposição de bolsos e coletes, para evitar ao máximo que ele se suje.

Em outros, deve ser feito exatamente para ser sujo, como profissionais que trabalham no setor de pintura, ou em obras da construção civil.

Para empregados que trabalham em serviços noturnos, o investimento pode ser em um tecido veludo comprar em uma loja especializada, com preços que variam, conforme o tamanho e o corte do modelo.

Embalagem para cada tecido

As embalagens que cobrem os uniformes, quando entregues para os funcionários, devem ser práticas, além de manter as características originais do tecido, sem marcas de pelos, ou outros agentes que possam prejudicar a costura da roupa.

Qualquer fabrica de papel de seda sp pode fornecer uma embalagem eficiente, com sacolas desenvolvidas para proteger e ser transportada de maneira correta, para qualquer lugar.