A eletricidade e geração de energia são ações muito importantes para a sociedade, porque o funcionamento de algumas máquinas, equipamentos, ferramentas no setor industrial, nas empresas e os aparelhos tecnológicos, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e a luz dos ambientes, precisam da eletricidade para serem utilizados.

Uma instalação com produtos e materiais de qualidade, precisa de pessoas capacitadas e experientes para fazer a montagem dos sistemas elétricos, porque fazer este serviço com pessoas que não entendem sobre eletricidade pode ser perigoso.

A falta de conhecimento pode resultar em uma montagem inadequada dos sistemas, que pode causar graves acidentes para as pessoas que estão no ambiente e prejuízos financeiros, com a compra de novos produtos.

Como funcionam os sistemas de eletricidade?

A energia elétrica funciona com a presença de sistemas elétricos, ou seja, centrais elétricas, subestações, que possuem linhas de transmissão e interligações, com linhas e receptores que são unidos para que aconteça a distribuição da eletricidade.

Em uma usina hidrelétrica existem várias subestações responsáveis por processos cujo objetivo é a geração de energia, e sua distribuição para os locais corretos. Subestações de produção, transporte, distribuição, elevadora e redutora, são responsáveis pela geração de energia.

Para chegar ao consumidor, última etapa do processo, os sistemas elétricos possuem algumas etapas anteriores: geração, transmissão, distribuição e por fim a utilização.

A fim de alcançar a eficiência, ou seja, usar a eletricidade, é muito importante pesquisar por produtos e componentes que ajudem nas operações e consigam reduzir os custos de energia, pois os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação aos gastos e a eficiência que os aparelhos proporcionam.

O serviço de um profissional de engenharia elétrica, técnicos ou eletricistas, é uma forma de conseguir uma instalação de qualidade, pois estes profissionais podem elaborar um projeto com base nas necessidades dos clientes, além de realizarem o trabalho de montagem com qualidade, eficiência e principalmente segurança.

Uma cadeia de geração, elevação, subestação, elevação de tensão, transmissões, redução e distribuição de eletricidade necessita de equipamentos que ajudem em todo processo que a eletricidade precisa passar até chegar no destino final, que são os imóveis e empresas que usam a energia elétrica para que as máquinas, equipamentos e aparelhos funcionem.

Alguns dos produtos e componentes utilizados são:

  • Transformadores;
  • Pará-raios;
  • Isoladores;
  • Disjuntores;
  • Estruturas de suporte e sustentação;
  • Chaves seccionadoras;
  • Relés;
  • Sistemas de computadores para realizar o gerenciamento.

Estes componentes oferecem segurança, qualidade, confiabilidade aos espaços que usam a eletricidade, além de evitar problemas de falhas, panes elétricas e curto-circuitos.

Os fatores relacionados ao controle, podem ser realizados por computadores, que permitem às empresas, estabelecimentos comerciais e imóveis residenciais ter um sistema de automação, com máquinas e equipamentos que são programados por softwares, para trazer uma grande economia de tempo.

Componentes importantes para o funcionamento de objetos

Diversos equipamentos e aparelhos para terem um bom funcionamento, precisam de motores elétricos. O motor de indução trifásico é um modelo que proporciona baixo custo, manutenção simples e facilitada, limpeza e transporte práticos.

Esse tipo de motor dispõe de um sistema trifásico, ou seja, a forma mais comum de se obter a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica em corrente alternada, que é necessária para o funcionamento de máquinas e aparelhos.

Um conversor cc é uma espécie de circuito eletrônico que consegue converter uma corrente contínua ou tensão em uma outra forma de tensão com uma amplitude diferente.

No mercado, existem modelos de conversor linear que fazem a mudança da corrente através de um divisor de tensão, ou seja, resistores que fornecem uma baixa tensão.

E os chaveados ou estáticos que necessitam de um indutor ou transformador. Com esse modelo de conversor é possível ter uma conversão mais eficiente comparada aos modelos lineares.

Já quando se trata dos veículos, estes possuem faróis, luzes que ajudam o motorista a ter visibilidade em ruas e estradas durante a condução.

Para aumentar a funcionalidade dos faróis, a instalação de um relé de farol é uma ótima solução, pois consegue ajudar na alimentação, com a colocação entre a origem da corrente elétrica e o farol, criando uma ponte que ajuda no funcionamento.

Portanto, priorizar a aquisição de componentes de qualidade, profissionais preparados é uma forma de ter sistemas elétricos eficientes, com bom custo-benefício, ajudando nas tarefas diárias das empresas e espaços residenciais, atendendo às urgências que os trabalhos e cuidados exigem.