A eletricidade é uma grandeza fundamental para o funcionamento de aparelhos, equipamentos, ferramentas e máquinas que necessitam da energia elétrica. As empresas de distribuição são as responsáveis pelo fornecimento de energia para as empresas, estabelecimentos e residências.

Uma maneira de conseguir ter bom aproveitamento deste recurso é investindo na criação de um projeto e instalação elétrica de qualidade.

A função de um projeto elétrico é determinar as especificações e a quantidade dos materiais, ter todos os detalhes sobre a eletricidade das instalações de máquinas e equipamentos eletroeletrônico.

O responsável pela execução do projeto, o eletricista consegue fazer um ótimo trabalho quando o documento é bem elaborado.

A importância dos projetos elétricos na indústria

Ter um bom projeto é muito mais do que garantir a segurança durante a instalação, proporciona um serviço de manutenção mais simples e rápida, evitando paradas que possam atrasar o trabalho no ambiente industrial. Seguir as exigências na NR 10 (Norma Regulamentadora), é muito importante para a segurança dos profissionais durante as instalações.

O Prontuário da Instalação Elétrica (PIE) é um acervo onde todas as informações sobre e instalação elétrica fica, inclusive o projeto, que deve conter:

  • Especificações dos componentes;
  • Memorial descritivo das instalações;
  • Plantas;
  • Detalhes da montagem;
  • Esquemas unifilares e multifilares;
  • Parâmetros do projeto.

A organização deste documento proporciona eficiência durante uma manutenção, ajudando o eletricista a encontrar o ponto exato que precisa de conserto ou reparo.

O projeto SPDA é popularmente conhecido como para-raios. O objetivo deste projeto é impedir e diminuir os danos causados por descargas atmosféricas.

Em uma tempestade com muitos raios, o SPDA atua como um escudo, absorvendo os raios e levando as altas correntes para a terra, por meio de condutores.

As empresas e estabelecimentos que não possuem este projeto correm o risco de graves acidentes, pois as descargas atmosféricas, sozinhas, não possuem força e potência das correntes elétricas, provocando: perda de eletrônicos, rachaduras, explosões, incêndios e risco à integridade das pessoas.

Este projeto é uma exigência do corpo de bombeiros, ou seja, sem este documento, as empresas não podem realizar as suas atividades e trabalhos.

Instalações elétricas

A parte elétrica industrial é muito diferente da residencial. As empresas necessitam de muitas máquinas e equipamentos para os serviços do dia a dia, logo, a quantidade de pontos de distribuição e componentes são maiores do que os de um imóvel residencial. As tarefas da elétrica no ambiente industrial são feitas por um eletricista industrial.

Na indústria, um processo muito importante para conseguir qualidade e rapidez na produção, a automatização industrial, método que usa máquinas eletromecânicas e de controle automático.

Com essa técnica, a fabricação ocorre com uma peculiaridade superior e no menor tempo possível, aumentando o desempenho durante a jornada de trabalho.

Os equipamentos mais utilizados na automação são:

  • CNC (Comando Numérico Computadorizado);
  • SDCD (Sistema Digital de Controle Distribuído);
  • CLP (Comando Lógico Programável);
  • Microcontroladores;
  • Sensores;
  • Transdutores;
  • Atuadores;
  • Computadores;
  • Robôs.

Para conseguir que todas as máquinas e equipamentos tenham uma atuação eficiente, o quadro de comando industrial, estrutura responsável por todos os comandos industriais. Este quadro é muito importante para o fornecimento de energia elétrica em diferentes operações na indústria.

A utilização do quadro de comando proporciona economia de energia e mão de obra, garante a segurança dos colaboradores e aumenta a eficácia dos processos em toda a cadeia produtiva.

Cuidados importantes na indústria

O uso frequente das máquinas e equipamentos, exige um serviço de análise especializado para ajudar a manter a potência ideal durante a produtividade.

A manutenção elétrica industrial é uma parte muito importante e tem influência direta no funcionamento das atividades. Por se tratar de um serviço especializado, deve ser feito por um profissional licenciado e com pleno conhecimento da NR-10.

Os equipamentos podem receber uma manutenção corretiva, preditiva e preventiva. As áreas da indústria que necessitam deste serviço são: sistemas de iluminação, geradores, transformadores, pneumáticas, hidráulicas, máquinas elétricas, proteção contra sobretensão, comunicação digital, entre outros.

Durante o processo de reparos, os profissionais podem usar uma cordoalha de cobre para aterramento para aumentar a margem de potência e segurança.

A cordoalha tem a função de criar uma conexão entre um circuito de equipamentos elétricos com um corpo condutor, além de evitar que as pessoas sofram choque elétricos.

Portanto, os serviços de instalações elétricas são muito relevantes para o funcionamento e desempenho das atividades na indústria, proporcionando maior rapidez e ótimos resultados para as empresas, em diferentes segmentos.