A usinagem de precisão é resultado dos processos de mecanização e automação industrial, que foram implantados devido ao desenvolvimento das tecnologias.

Com isso a usinagem de precisão é caracterizada pela qualidade dos produtos e processos que são modernizados, mais produtivos e mais precisos.

Derivada da usinagem, o modelo de precisão inclui todos os processos de fabricação de uma peça metálica, ou seja, todas as atividades que dão forma às peças, sejam elas grandes ou pequenas muito ou pouco detalhadas.

Presente em diversos setores industriais como automobilístico, industrial e eletrônico.

Compreender quais são as máquinas e processo desse modelo de produção de objetos e acessórios, contribui para uma indústria mais atualizada, otimizada, produtiva e segura.

Principais máquinas de usinagem

Os processos para conferir forma às peças consiste em cortar, aplainar, perfurar e modelar de acordo com o projeto desenvolvido pelo cliente. Assim, há máquinas que são essenciais para que a precisão e qualidade na produção das ferramentas.

A tornearia CNC (comando numérico computadorizado) é um equipamento aplicado para promoção de formas com geometrias mais complexas e furos internos.

Produzindo modelos mais personalizados, elas são modernas e com a tecnologia que permite a sua programação, elas são aplicadas em processos de produção em série, conferindo mais estabilidade e padronização às mercadorias.

Desenvolvida com o propósito de permitir um corte mais preciso e funcional a CNC laser é uma máquina utilizada nos processo de moldagem dos dispositivos e objetos.

Presente não apenas em indústrias de usinagem como em demais segmentos, são versáteis e práticas, tornando os processos com mais qualidade e aplicabilidade.

Por fim, há uma das principais máquinas-ferramentas confeccionadas com o propósito de unificar todos os processos possíveis para criação de artefatos que são essenciais a diversos setores.

Conhecida como centro de usinagem, ela é aplicada nos seguintes processos:

  • Corte;
  • Furação;
  • Aplainamento;
  • Fresagem;
  • Mandrilamento;
  • Alargamento.

Atualmente, esse modelo de máquina é indispensável para uma produção em alta quantidade e com alto grau de dificuldade.

Realizando os processos automaticamente, elas são programáveis e podem confeccionar diferentes acessórios e mercadorias, agilizando os processos produtivos em diferentes indústrias.

Os processos de corte, furação e alargamento são autoexplicativos e servem, respectivamente para cortar, furar e alargar as peças metálicas. O aplainamento é desenvolvido com o intuito de conferir uma superfície mais plana ou cilíndrica.

A fresagem é um processo de corte para peças maiores, pois a máquina rotaciona e realiza todos os cortes necessários.

O mandrilamento é executado sempre os processo de furos ou ajustes de diâmetros para o encaixe perfeito de outras estruturas, assim como a fresagem elas também se movimentam e as peças ficam fixas.

É valido ressaltar que para a usinagem ocorrer não é preciso que todos os processos seja executados em uma única peça.

Quais setores usam os processos de usinagem?

Versáteis, dinâmicas e utilizadas na construção civil, automobilísticas e na construção de máquinas e equipamentos as chapas metálicas, são produzidas por meio de máquinas e ferramentas que lhe proporcionam formas e características essenciais ao seu uso. Uma das máquinas aplicadas é a calandra.

Responsável pela calandragem de chapas grossas, as calandras permitem a passagem do material entre dois cilindros para obter a curvatura necessária com uma espessura uniforme.

Por produzirem chapas com diferentes dimensões, há diversos modelos de calandras que podem ser adquiridos para o desenvolvimento correto os utensílios.

Desenvolvido por empresas especializadas é importante que o projeto esteja completo com todas as informações e medidas necessárias às peças.

A indústria plástica que atua com o processo de injeção para moldagem das peças é um outro tipo de usinagem. Tendo como matéria-prima o plástico, ela molda as peças de acordo com os moldes produzidos por empresas especializadas.

O molde para injeção de poliuretano é construído por peças metálicas, assim é outra industria que necessita aplicar as técnicas e máquinas de usinagem.

Os moldes apresentam diferentes níveis de detalhes e complexidades, com isso os processo para sua execução variam de acordo com as demandas e necessidades de criação e desenvolvimento de cada projeto, um dos processo envolve o uso da técnica de solda a laser para moldes.

Promovendo uma penetração profunda no metal, a solda a laser permite um controle maior do operar, mas agilidade e automação nos processos de criação e desenvolvimento de moldes.

Auxiliando em diferentes processos a usinagem de precisão torna os processos mais fáceis de serem conduzidos, com mais qualidade, produtividade e otimização, por isso são indispensáveis no dia a dia das indústrias.